Olá prezados senhores. Encontrei esse maravilhoso fórum ao pesquisar à respeito dos direitos do cidadão para saber um pouco mais sobre a venda de rifas e quais são as permissões que um colégio tem para fazer tal. Sou estudante do ensino técnico em informática integrado de um colégio público estadual do estado do Paraná. Há mais ou menos 20 dias foram entregues 10 números de rifa para cada aluno do ensino técnico deste colégio, e 50 números para cada turma restante (do ensino normal). Deixei estes dias passarem o hoje (26/03), ocorreu o sorteio da rifa. Não vendi nem comprei nenhum número, pois estava cogitando a possibilidade de este não ser, nem de longe, um dever meu, como cidadão e estudante, então, fui chamado na diretoria. Lá, a coordenadora do curso que frequento disse várias coisas, e fiquei pessoalmente ofendido. Disse que se eu não comprasse, mesmo que fiado, algum número, não faria mais NADA por mim durante o restante do curso, faria de tudo para eu não ir em nenhuma visitação à respeito de conteúdos do curso, nem feiras e exposições, além de dizer que eu "perdi moral" com o colégio, e principalmente com ela. Disse também, à respeito dos alunos que perderam suas rifas, que estavam em dívida com o colégio, e deveriam pagar imediatamente o valor de R$20,00, e os que não haviam vendido, eram para comprar NO MÍNIMO metade da rifa, deveriam "contribuir" para com o colégio, para (nas palavras de alguns professores e da direção): "Não ficar sem moral ou "mal" ou com "nome sujo" perante a direção. Gostaria de uma ajuda à respeito de tudo isso, não sei bem o que fazer, mas vou entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação.

Perguntas: 1- A coordenadora podia ter dito tudo o que disse à mim?

2- O colégio pode vender rifas através dos seus alunos?

3- O colégio pode mandar o aluno pagar ou obrigar seus alunos a comprarem números da rifa, para não ficarem "com o nome sujo" perante o colégio?

Por enquanto é só. Ficarei imensamente grato à todos que participarem da discussão!

*Perdoem qualquer erro de português.

Respostas

    P

    pensador Quarta, 27 de março de 2013, 7h34min

    1- A coordenadora podia ter dito tudo o que disse à mim?

    Não, em tese não pareceu adequado.

    2- O colégio pode vender rifas através dos seus alunos?

    De maneira compulsória não.

    3- O colégio pode mandar o aluno pagar ou obrigar seus alunos a comprarem números da rifa, para não ficarem "com o nome sujo" perante o colégio?

    Não.