Esmeralda tem 75 anos de idade. É solteira - pai e mãe já falecidos - não tem filhos Tem irmãos e sobrinhos.

Esmeralda tem apenas um único imóvel ( casa de um quarto, sala, cozinhas e demais dependências ) Ela quer DOAR TODO O imóvel para uma instituição de caridade ( esta instituição é legal, cadastrada, etc. )

Pergunta-se: Esmeralda pode, de acordo com a lei, doar todo seu imóvel para a instituição ?

Respostas

    J

    Jade Sábado, 13 de abril de 2013, 1h00min

    Esmeralda é solteira, sem filhos. Seus pais já faleceram. Ela tem somente irmãos e sobrinhos.

    Esmeralda quer DOAR TODO O SEU ÚNICO IMÓVEL para uma instituição beneficente.

    Pergunta-se: Esmeralda pode fazer a DOAÇÃO DE TODO O IMÓVEL ?

    Obrigada

    V

    Vanderlei Sasso Sábado, 13 de abril de 2013, 1h45min

    Comentário apagado pelo usuário

    V

    Vanderlei Sasso Sábado, 13 de abril de 2013, 1h47min

    Comentário apagado pelo usuário

    J

    Jade Domingo, 14 de abril de 2013, 22h37min

    A primeira vez que postei a mensagem saiu escrito que ela não tinha sido publicada e por isso a recoloquei.
    Peço Desculpas.

    J

    Jade Terça, 16 de abril de 2013, 1h00min

    Ocorre que disseram a Esmeralda que ela poderia doar SOMENTE 50% da casa e que os outros 50% tem que ser obrigatoriamente para seus herdeiros, seus irmãos.

    O que ela deve fazer?

    J

    Jade Quarta, 17 de abril de 2013, 23h24min

    Dr. Vanderlei Sasso e Paola,

    Por favor seria possivel informar-me se esta histório dos 50% é falsa/

    obrigada.

    J

    Jade Quinta, 25 de abril de 2013, 0h45min

    Estou aguardando informação à respeito dos 50%. Por favor pode ajudar-me?

    @

    @BM Quinta, 25 de abril de 2013, 0h53min

    Ela mora sozinha na casa ou a divide com algum dos irmãos?

    A

    Arnaldo Sales Jr Quinta, 25 de abril de 2013, 7h18min

    Se ela não tem nenhum descendente (filhos, netos, bisnetos, etc...) e nenhum ascendente (pais, avós, bisavós, etc...) vivo e é solteira ela pode doar 100% de seus bens.

    Esta informação dos 50% está incorreta neste caso.

    J

    Jade Sexta, 17 de maio de 2013, 20h40min

    Por favor advogados.

    Será que alguém pode me instruir à respeito deste assunto?

    Afinal a doração é de 50% ou de 100%;

    Existe no código Civil alguma lei que fala sobre isso?

    Obrigada

    S

    S_L Sábado, 18 de maio de 2013, 19h02min

    Em que casos os irmãos ou sobrinhos têm direitos sobre a herança?
    Quando o falecido não possuir nem descendentes, ascendentes ou cônjuge vivos, a partilha é feita entre os herdeiros colaterais, que são irmãos e sobrinhos.

    Quais são as limitações para quem quer deixar testamento?
    O falecido pode, sim, deixar atestado bens para quem quiser, mesmo que esta pessoa beneficiada não seja parente. Porém, se houverem ascendentes ou descendentes vivos, não poderá deixar mais que 50% em testamento.

    *Fonte: http://www.cecaf.com.br/index.php?idSecoes=12&idSubsecoes=19&idNoticias=278

    D

    dinahz Sábado, 18 de maio de 2013, 19h37min

    Jade

    Ela pode doar 100%, porque não tem herdeiros necessários: descendentes, ascendentes e cônjuge.

    Se ainda tem dúvidas, esclareça com algum escrevente de cartório de notas e leia o Código Civil/Google.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Domingo, 19 de maio de 2013, 0h33min

    Jade, irmãos não são herdeiros necessários. Somente estes (herdeiros necessários, como filhos ou pais) tem direito garantido em caso de doação.

    D

    delcimar Quinta, 30 de outubro de 2014, 17h50min

    se voce quiser doar pra mim que sou pobre , lhe agradeco pois moro de aluguel e pedindo a Deus uma doacao, obrigada esmeralda.....

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quinta, 30 de outubro de 2014, 18h49min

    Engraçado...ela não poderia doar tudo e ficar à míngua e necessitada....a doação têm regras que proíbem que a pessoa não pode doar todo o seu patrimônio de uma só vez para outrem; sim, pode doar mas há que se reservar bens para a sua manutenção e habitação....Abs.

    Lucas Gatoo

    Lucas Gatoo Terça, 13 de janeiro de 2015, 5h13min

    ola. bom dia!! meu nome é Adejalmo Lucas Rodrigues Bica
    e me encontro no seguinte problema:
    Minha infancia nunca foi facil, pois fui abandonado por meus pais quando eu era bem pequeno. cresci dependendo de um e de outro para comer e morar.não quero virar mendigo pelo contrario gostaria de me encaixar na sociedade.mas para mim que sou sozinho fica tudo muito dificil pois nao tenho nimguem para me ajudar nao tenho nomguem por mim!!
    e as peçoas em que eu confiava esperando que me ajudasem só me exploravao!!
    agora eu tenho 20 anos e consegui uma companheira que esta disposta a me ajudar
    pelo simples fato dela ter me acolido os pais dela nos botarao para fora de casa disendo a seguinte frase:
    -QUANDO TU TAVA COMIGO A RESPONÇABILIDADE ÉRA MINHA AGÓRA QUE VC ESTA COM ELE A RESPONÇABILIDADE É DELE.
    hoje minha companheira Gisele Da Silva Groff esta gravida de 5 meses e nós nao temos onde morar!!!
    eu trabalho como servente de obras pois como nao tive pai e nem mae nao comclui os estudos.
    eu escrevi esta carta na intençao de que alguem realmente nos ajudacem ja me falarao sobre albergues mas nao é isto que eu quero pra mim e minha familia soube tanbem que a prefeitura esta doando casas pois é exatamente isto que falta para eu seguir a vida em frente e emfim me encaixar na sociedade.
    se tiver que pagar nao tenho dinheiro mas tenho vontade de trabalhar sou otimo servente de obras e ja faço algumas coisas de pedreiro.
    Apelo: durante todo este tempo vivendo na rrua dependendo dos outros eu poderia ter aprendido a roubar,usar drogas mas nao eu preferi aprender coisas boas. sou guitarrista em uma igreja em gravatai na igreja todas as peçoas me vem como uma peçoa feliz mas mal sabem élas pelo que eu estou paçando.dentro da igreja eu esqueso de todos os problemas mas quando eu saio de la eu lembro { nao tenho onde morar,nao tenho onde comer,quem vou visitar hoje pra poder jantar alguma coisa,vou ser pai,como vou mentelo,e minha esposa como vou alimentala.
    tudo que eu quero é condisoes de dar ao meu filho o futuro que eu nao tive!!!
    que esta carta poça tocar seu coraçao e me ajudar porque eu ja nao sei mais a que recorrer!!!
    ass:Lucas

    Nós da Primeira

    Nós da Primeira Terça, 03 de março de 2015, 8h14min

    Jade, pode haver a doação em 100%.Contudo, o sobrinho só poderá tomar posse depois da morte da tia, pois trata-se de único imóvel. No caso seria uma doação com usufruto da coisa doada, ou seja, homologada a doação em cartório de registro de imóveis, a propriedade passaria para o sobrinho, mas o usufruto permaneceria com a tia em vida.

    Flozinha Nilda

    Flozinha Nilda Quarta, 29 de abril de 2015, 7h14min

    Oi bom dia quero lhe informa que nessecito dessa casa minha mae faleceu agora setembro dia 26 faz 8 meses; não tenho renda nenhuma pra viver trabalho fazendo biscaite se Deus toca em seu coração e quiser deixa pra mim este teto pra mim repousa minha cabeça; Só posso dizer que o grande Deus ira te abençoar mas e mas.so eu sei cm tem ácido difícil não te meu próprio lugar arruma dinheiro pra PG aluguel água Luiz etc...me ligue 86107846

    cristiana dos santos barbosa

    cristiana dos santos barbosa Terça, 25 de agosto de 2015, 22h07min Editado

    meu nome é cristiana dos santos e não tenho casa,sonho em ter uma casa propria pra morar com minha filha,vivo de aluguel pela graça de Deus não tive marido,so tenho uma filha.e meu sonho é ter uma casa propria,e sair do aluguel se poder mim doar agradeço pois,deus sabe minhas necessidades.obrigado.