sindico pode entrar no meu apartamento para vistoriar?

Há 12 anos ·
Link

Ola, bom dia a todos, obtive a entrega das chaves do meu apartamento em 21/12/2012, e so em fevereiro de 2013 teve a primeira assembléia, acontece que depois de muitas pessoas fazerem suas reformas nos apartamentos, mudarem tomadas, trocarem pisos inclusive da sacada, nesta assembléia o sindico falou que as pessoas que alteraram a elétrica e "rasgaram" as paredes para fazerem novas tomadas teriam que desfazer e consequentemente seriam multadas, e que faria vistoria nos apartamentos pessoalmente. 1- Minha dúvida é: ele pode vistoriar meu apartamento, ou para a vistoria do mesmo tem que ser convencionado em assembléia? 2- Eu posso fazer alteração da parte elétrica e alterar tomadas (lembrando que as alterações não modificam a estrutura do prédio)? 3- Em ultimo caso qual seria as chances de eu entrar em uma ação judicial e obter sucesso alegando que só foi falado que não poderia ser feito novas tomadas 3 meses apos receber as chaves (e que eu ja havia feito as modificações) do imóvel e que demoraram para ser falado que não poderia ser feito, e que muitas pessoas também fizeram o mesmo?

13 Respostas
Consultor !
Há 12 anos ·
Link

As vistorias, feitas por um especialista, devem ser previstas no regimento/assembleia, e vc tem de autorizar. Caso nao a autorize, fica sujeito a multas.

Claro q pode alterar as disposições das tomas, etc. O q se cogita é, dependendo da extensão das modificações, a necessidade ou nao de um engenheiro elétrico e civil.

No mais, aja dentro das normas do condomínio e, se for o caso, defenda-se. Nao tem de propor acao nenhuma.

Sorte.

fauve
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Mas você mudou as tomadas justamente para poder ligar aparelhos mais potentes, certo? Existe uma fiação que chega até o seu ape e que suporta apenas uma determinada quantidade de aparelhos; dependendo do caso o cálculo nem precisa ser por engenheiro, basta profissional de nível técnico.

Apresente o ART ao síndico, assim ele se tranquiliza quanto à sua reforma.

Abraços

maspp- Rio de Janeiro
Há 12 anos ·
Link

jacometto

Desculpe ao outros que aqui responderam a você. Eu discordo , pois o síndico não tem o direito de adentrar em sua residência para verificar se você fez ou deixou de fazer pequenas mudança dentro de seu imóvel.

Ele só tem direito de intervir, caso você queira fazer mudança em pilastra, pois aí sim, ele não só pode como teve, pois o que temos visto prédio caindo. Como síndico ele deveria ler o regulamento interno direitinho, em vez de fazer vistoria em tomadas. Seu apto tem um relógio individual já para isso, o que você usa você irá pagar por isso. A luz do condomínio é também individual, por isso é rateado o custo para os moradores.

Desculpe se falei besteira, mas este síndico deveria sim, procurar algo melhor para fazer .

Boa sorte

fauve
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Oi maspp pelo jeito eletricidade não é o seu forte, não é mesmo?

Não se pode possuir aparelhos elétricos acima da capacidade das instalações do prédio, ou dá "m".

Abraços/Fauve

Arnaldo Sales Jr
Há 12 anos ·
Link

Constituição Fedaral, art. 5º, inc. XI:

"a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial"

fauve
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Com certeza. Quanto a isso eu não tenho a mínima dúvida. Mas se no meu prédio algum "gaiato" resolver rasgar paredes para obras sem apresentar antes o ART eu garanto que consigo a ordem judicial, mas a reforma para.

Ou bem a gente (síndicos) olhamos o bem comum ou continuamos assistindo prédios vindo abaixo. E não há de ser por negligência que eu vou aterrizar num bando de réus, como aquele infeliz síndico do Rio de Janeiro.

Abraços

Imagem de perfil de Cassio Montenegro
Desconhecido
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Nao, qualquer pessoa educada deve entrar na casa dos outros com pedido de licença, ou com ordem Judicial, ou em emregencia para prestar socorro, etc.. Pode alterar a tomada fazendo o serviço de alvenaria no tempo do dia Esqueça a ação judicial, faça somente o que voce pode fazer, uma alternativa muito produtiva e util a justiça neste caso é a Interpelação Judicial ou Extra-Judicial, depende de sua disposição para pagar custas...

Arnaldo Sales Jr
Há 12 anos ·
Link

Três perguntas diferentes:

"sindico pode entrar no meu apartamento para vistoriar?" Não.

"Um juiz pode determinar uma vistoria em meu apartamento?" Depende de muitos fatores.

"Vale a pena questionar judicialmente ações ilegais de um síndico?" Em geral, não. Mesmo que você esteja certo vai te dar menos trabalho permitiar que o síndico vistorie seu apartamento.

Agora, se você não quiser que ele entre ele não poderá entrar. Se tentar entrar à força chame a polícia...

maspp- Rio de Janeiro
Há 12 anos ·
Link

Fauve

Sabe eu acho que o síndico tem muitos assuntos importantes dentro de um condomínio para gastar tempo para fazer vistoria em aptos quando se muda ponto de tomada e instalação de outras tomadas. Acho que este síndico deveria sim cobrar as Construtoras que fazem "MM" e entregam os aptos em ponto de guerra e com vários problemas que ficam para a Administração do condomínio para resolver.

Agora ele como síndico não tem o Direito de adentrar nos aptos para ver se o morador mudou um ponto de tomada para outro lado, ou fez mais um ponto de tomada. Falar é fácil, quero ver o síndico de seu prédio adentrar pelo seu apto, e verificar suas mudanças. Aí você me fala depois. A unidade pertence ao morador e síndico não tem permissão para entrar quando quer, principalmente sem autorização do morador, e juiz nenhum tem este poder. A não ser se há uma denuncia e das graves para ele permitir que se entre na unidade, mas com a ajuda de pessoas competente para isso.

Sou síndica a 13 anos, e quando um morador vai fazer alguma modificação dentro de sua unidade, eles vem a nós para notificar, pois nós síndicos respondemos Cívil e Criminal por algo que possa acontecer dentro do prédio. E ninguém em sã consciência vá deixar que algum morador faça algo que possa vir acontecer de grave . Somos síndicos e não besta de assumir algo errado de algum morador.

Agora quando temos morador que se acha que pode tudo e até usam a eletricidade do condomínio aí sim vamos para cima e colocamos este morador em seu devido lugar. Aí não prestamos somos péssimo administrador. Isso é o que mais acontece.

Desculpe se você não concorda com o que escrevi, mas vocês estão fazendo de um ponto de tomada como se fosse algo absurdo e muito perigoso, e que esta mudança precisa de engenheiro , do ART para rasgar uma parede para passar uma fiação de ponto de tomada.

Um grande abraço e desculpe

fauve
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Gente nós estamos falando em rasgar paredes, que podem ser estruturais. Acredite, eu já vi isso acontecer. E alguém tem que parar o "engraçadinho" antes que o prédio venha abaixo.

E existe uma maneira fácil e barata de destituir síndico, que não precisa ser via judicial, é só chamar a assembleia.

Abraços

maspp- Rio de Janeiro
Há 12 anos ·
Link

Fauve

Rasgar parede não significa que você esta mexendo na estrutura do prédio. Quem não entende é você, pois para mudar uma viação de um lado para o outro realmente se rasga a parede e faz a troca da fiação. Mesmo fazendo isso, eu não mexi na estrutura e o prédio não irá cair.

Fale com o Engenheiro e depois me fala,OK Não sou engenheira e nem Eletricista, mas sei disso, você deve estar vivendo no mundo da lua.

Boa sorte

Autor Desconhecido
Há 11 anos ·
Link

Construções com alvenaria estrutural não podemos cortar ou remover paredes. Como as cargas são distribuídas por toda a extensão das paredes, cortes ou remoção de paredes acarretam um acúmulo de esforços nas outras paredes, causando trincas ou mesmo desmoronamentos.

Portando um simples fato de mudança de local da tomada, será necessário rasgar a parede!

fonte:http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/fale-especialista/1/alvenaria-estrutural/

Dayvson Henrique
Há 10 anos ·
Link

OLÁ! TEMOS A SOLUÇÃO PARA UMA INOVADORA GESTÃO DE CONDOMÍNIOS.

É SUPER RÁPIDO!

PROSSIGA E VEJA ABAIXO.

ADMINISTRATIVOS Assistência geral aos síndicos, assessorando-os na administração do condomínio. Elaboração e envio de correspondências | Organização de arquivamento de documentos. Visitas locais quando necessário. | Participação em assembleias, com a confecção de atas. Supervisão das empresas terceirizadas contratadas ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
Elaboração da folha de salários. | Cálculo, pagamento e homologação de rescisões contratuais. | Elaboração e envio de Sefipe. | Elaboração de horários e escala de trabalho. | Registro e controle da documentação dos empregados. | Programação, controle, cálculo e pagamento de férias. | Manutenção do vale alimentação e vale transporte dos funcionários ASSISTÊNCIA JURÍDICA
Orientação e assessoria em revisão e atualização das convenções condominiais. | Cobrança judicial das taxas condominiais através do juizado especial cível. | Representação do condomínio como preposto nas ações trabalhistas. | Orientação e assessoria sobre procedimentos trabalhistas FINANCEIRO
Controle e acompanhamento de fluxo de caixa diário. | Elaboração de relatório de prestação de contas mensais, com balancetes. | Controle e cobrança bancária das taxas condominiais e extras. | Acompanhamento e cobranças. | Elaboração das previsões orçamentárias anuais. | Controle e acompanhamento das despesas, e entrega do contas a pagar para liberação.

GOSTOU? SOMOS A FACTUM...

A FACTUM é uma empresa que atua na administração de condomínios residenciais e comerciais, e na gestão de negócios empresariais desde 2011. A nossa equipe é formada por administradores, contadores e advogados, pós-graduados em controladoria e com mais de 15 anos de experiência no mercado, dando condições de prestar o serviço com a máxima qualidade e excelência atendendo nossos clientes de forma individualizada, transmitindo TRANQUILIDADE E SEGURANÇA.

Resp. Comercial: Dayvson. Tel. 98611 - 4604

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos