M

    Monica Lisete Fonseca Segunda, 15 de abril de 2013, 0h01min

    Que beleza de pais vc tem hem? rs..nem precisa de inimigo ...

    99% Ateu. Segunda, 15 de abril de 2013, 0h03min

    Os gastos? Economizou não pagando aluguel.

    A

    Aline Ribeiro Segunda, 15 de abril de 2013, 0h44min

    Olha, eu estou construindo em cima da casa dos meus pais também e meu advogado me orientou a fazer um registro de compra e venda da "laje", uma convenção de condomínio, passando a casa de cima para o seu nome, pois assim não entra como parte da herança e ai quando for vender vende só a casa de seus pais e a sua não entra na venda. Se eles fizerem um documento de doação, será dividido com seus irmãos.
    espero que tenha ajudado

    S

    Savaná Segunda, 15 de abril de 2013, 0h46min

    Jncs,converse com seus pais sobre a possibilidade de desmembramento de sua casa,pois na verdade ,eles cederam a você a laje.claro que a estrutura pronta ajudou muito,se for o caso,explique que com o desmembramento só a casa de baixo seria vendida,em caso de partilha, nesse caso seus irmaõs naõ seriam prejudicados,

    C

    Clayton Santos Segunda, 15 de abril de 2013, 1h03min

    JNCS,

    Seus pais estão certos, pois mesmo que eles fizessem de forma diferente, o direito tem formas de anular essa "doação", pois eles só poderão "doar"aquilo que você teria direito se eles fossem mortos, isso quer dizer que se você recebeu mais do que tem direito você poderá vir a devolver o que recebeu.

    Quanto ao que você investiu, pense como já foi dito acima, você ão teve gastos com alugueis, logo, a construção compensa esses gastos.

    Espero ter ajudado.

    Att,

    Clayton Santos
    http://www.claytonsantos.jur.adv.br/

    C

    Clayton Santos Segunda, 15 de abril de 2013, 1h11min

    Aline Venancio,

    Lembre-se que a compra da laje tem que ser série, logo, oriento para que guarde os comprovantes de pagamento, para que no futuro nenhum dos herdeiros alegue que foi doação e você não ter como provar, pois a escritura poderá ser anulada se tiver vícios.

    Espero ter ajudado.

    Att,

    Clayton Santos
    http://www.claytonsantos.jur.adv.br/

    M

    Monica Lisete Fonseca Segunda, 06 de maio de 2013, 21h06min

    Devolver???? Devolver o que? Os pais não podem doar ou vender, em vida ,o que quiserem e pra quem quiserem????

    A

    Aline Ribeiro Domingo, 26 de maio de 2013, 9h15min

    Cleyton Santos,

    Obrigada pela orientação, eu não sabia que tinha que guardar os comprovantes.
    Eu ainda consegui financiar a casa na caixa economica federal.

    Aline

    F

    Fátima Perestrelo Domingo, 26 de maio de 2013, 9h20min

    Seu advogado acredita em papai noel, coelhinho da páscoa, etc.

    Construiu em terreno alheio.... dançou.

    Só tem direito ao que gastou na obra.

    A

    Aline Ribeiro Quinta, 20 de junho de 2013, 9h12min

    Fátima Perestrelo, não é bem assim ,não!!!
    Como todos nós sabemos a Caixa Economia Federal não faz nada para perder, e eu financiei a construção da minha casa em cima da casa da minha mãe pela caixa. A casa agora é do banco, pois tive que alienar a casa.E se construir em terreno alheio dança, quer dizer que a caixa dançou????
    Como funciona então???

    R

    Rafaela Costa Teles Terça, 22 de julho de 2014, 14h38min

    Ola a todos ...
    Estou na nesma situacao como faco para legalisar minha casa
    Que morro a 10 anos e foi construida encima da casa dos meus sogros.???

    A

    adilton aguiar silva Domingo, 09 de agosto de 2015, 10h41min

    antes de construir vc deveria consultar um adv pois a lei neste ponto é bastante clara, como diz no ceará vc colocou brinco de ouro na orelha do jumento alheio mas, vc tem que levar em consideração o tempo que vc morou no imovel, vc ja imaginou se tivesse pagando aluquel?????pense nisso..

    Fernando Henrique

    Fernando Henrique Quarta, 18 de maio de 2016, 13h52min

    comigo aconteceu a mesma coisa, ja pedi pro meu pai formalizar o que construi como minha propriedade, mas ele se recusa com medo de eu perder em uma separação, o problema é que tenho uma irmã gananciosa e quando ele morrer vai dar uma cagada do caralho...

    Fernando Henrique

    Fernando Henrique Quarta, 18 de maio de 2016, 14h03min

    Eu sinceramente acho muita ganancia querer cobrar um aluguel de um FILHO por morar numa casa que o filho CONSTRUIU... vamos colocar os pingos nos Is, o pessoal ai acha que o filho que nunca colocou um palito na casa dos pais deve ter o mesmo direito do que aquele que construiu em terreno dos pais?? É muita gente de má fé querendo se dar bem com a boa vontade alheia...

    Zeca Cabuloso

    Zeca Cabuloso Domingo, 06 de novembro de 2016, 17h30min

    Ola a todos minha situação e mas complicado meus avos deixou uma casa pra minha mãe e os irmão só que minha mãe mora nela faz trinta anos e os irmão dela nunca ligaram pra casa e eu queria construir em cima dela e gostaria de desmembra

    P

    Pablo Borges Domingo, 06 de novembro de 2016, 17h44min

    Muitas das vezes temos que deixar o lado emocional de lado, provavelmente querem dividir em partes iguais devido ao fato de que na cabeça deles a família é um corpo só, deixando o lado patrimonial de lado.
    creio que em uma situação dessa uma briga jurídica seria algo desconfortável para o resto da vida, tente resolver com bom senso conversando com todas as partes, realmente voce teve gastos com a construção, a diferença entre o aluguel e sua construção é que neste caso voce adquiriu um patrimônio e por obviedade nenhum de seus irmãos dividiriam os custos de seu aluguel com voce, seria justo ganharem os rendimentos imobiliários sem contribuição no investimento? compre a laje e divida o valor da compra em partes iguais...

    Sueldo Soares da Paz

    Sueldo Soares da Paz Terça, 14 de fevereiro de 2017, 6h19min

    Bom dia!! senhores juristas. Minha situação é desconfortável. Sou filho unigênito do segundo casamento do meu pai,meu pai saiu do primeiro casamento só com a roupa do corpo deixando a parte dele para os filhos. Quando conheceu minha mãe foram construir uma nova vida, onde por vias dos fatos eu cheguei nesse mundo. Quando meu pai foi demitido do trabalho ganhou um terreno 18/20 do ex patrão dele. Pra meu pai n vender o terreno resolveu vender a casa e construir outra casa no terreno q ganhou. Eu com 18 anos comecei a trabalhar na área de enfermagem e logo depois fui construindo a outras casas chagando a construir 3 casas para aumentar nossa renda. minha mãe faleceu e meus irmãos dá parte dá minha mãe não querem nada porque sabem que foi eu junto com meu pai e mãe que construiu o nosso patrimônio. Como deve fazer para deixar tudo no meu nome porquê os filhos dele nunca participaram de nada, nem pra saber se meu pai está vivo, agora chegaram e disseram q meu pai tinha que vender tudo e dividir para todos,. Gostaria de saber se meu pai tem que deixar meio a meio entre todos ou eu eles teriam direito a casa que meu pai deixou pra eles. Eu quase morri de tanto dar plantão de 36horas pra construir um patrimônio pra eles ? Que nunca se quer ligaram para o meu pai, Moto até hoje com ele .