A teoria contratualista para a explicação da origem da sociedade é o mesmo que a teoria mecanicista?

Na obra de Bonavides, ele não cita a dicotomia entre a teoria do contrato social e a teoria natural para explicação da origem da sociedade, referindo-se apenas a concepção mecanicista e organicista para compreensão de seus fundamentos.

Alguém saberia esclarecer essa questão?

Respostas

    J

    Juarez Felix Sexta, 09 de agosto de 2013, 23h09min

    A Teoria do Contrato Social é antiga. Marsílio de Pádua, nos anos 1500, já citava. Hobbes, Locke e Rousseau são os autores mais recentes. O contrato social é premissa metodológica, posta pela razão, através da observação empírica, ou seja, de como as coisas são normalmente. A hipótese racional se opõe à concepção de direito natural. Este passa a ser parâmetro, princípio de apoio às decisões racionais. A visão mecanicista imita o método de Newton. A organicista toma o modelo da biologia. O Estado como corpo. São duas posturas racionais, opostas à visão do Estado e do Poder conforme o jusnaturalismo tomista, escolástico.