Olá! Venho por meio deste na procura de ajuda na escolha do tema da minha monografia... Tenho enorme interesse na área de direito tributário e empresarial, mas por não ser uma área muito buscada pelos alunos, estou tendo dificuldades na escolha do tema. Espero que possam me ajudar. Gostaria de fazer em um ramo que utilize após a formação, pretendo me especializar na área tributária e empresarial. Desde já, obrigada!

Respostas

    99% Ateu. Quinta, 02 de maio de 2013, 18h11min

    Mandado de Segurança no direito tributário é um tema interessante, e vários processualistas trabalharam esse assunto.

    Pode comentar sobre a defesa em execução fiscal, se ainda há necessidade de segurança do juízo, etc., após as reformas do CPC, direito de defesa (princípio do processo), etc.

    Prescrição também é assunto que tem alguns temas polêmicos.

    Incentivos fiscais ou guerra fiscal, uma interpretação adequada a Constituição.

    Verifique algum tema polêmico, encontre o problema, e faça a pesquisa. Sem estudar as ideias não aparecem.

    ?

    Eduarda SV Quarta, 08 de maio de 2013, 14h59min

    Obrigada pelas dicas, já comecei estudar alguns temas, só estou em dúvida entre quais optar.. Mas obrigada pelas dicas!

    P

    Pedro Juan Terça, 28 de maio de 2013, 19h29min

    Amigo,

    Defenda a sua monografia, sobre o tema de Execução Fiscal e a Penhora do bem de família !

    É um tema pouco batido nas universidades e que tem bastante doutrina.

    Espero ter ajudado.