Meu marido francês tem um valor a receber referente à herança de seu pai que está nas mãos da Notaire na França. O dinheiro já está liberado mas a Notaire diz que só pode enviar o dinheiro através de um cheque nominal à ele. Ao consultar o Banco de Brasil e algumas casas de câmbio, fomos informados que, para poder descontar o cheque no Brasil, é preciso que seja enviada junto uma documentação que comprove a origem do dinheiro (que se refere à herança). Quem emite essa documentação? A própria Notaire? Existe algum nome específico para essa declaração? No banco disseram que essa documentação tem que ser vistada pelo consultado brasileiro na França. Isso procede? Não quero correr o risco de autorizar o envio do cheque e depois não conseguir descontar aqui... Help!

Respostas

    A

    Adler Martins - Advogado em direito empresarial e internacional Quarta, 01 de maio de 2013, 15h25min

    Cara Cecília,

    A informação que você recebeu está correta. Geralmente, o banco solicita cópia do processo de inventário, legalizado (consularizado) pelo consulado brasileiro do país de origem e traduzido por tradutor juramentado, no Brasil.

    Atenciosamente,

    Adler Martins
    [email protected]
    www.brazilianlawblog.com

    ?

    Cecilia Silveira Camargo Quinta, 02 de maio de 2013, 12h21min

    Muito obrigada pelo esclarecimento!