Suspensão escolar para alunos de 07 anos de idade

Há 12 anos ·
Link

Tenho uma irmã de 07 anos de idade, e a mesma levou uma suspensão de dois dias, por brigar na sala de aula, sendo que quando o fato ocorreu a professora não estava presente, tendo em vista que a escola tem normas a serem cumpridas, a mesma tambem tem normas a cumprir, e uma delas é a questão do assistencialismo, que alunos desta faixa etaria não poderiam ser deixados sozinhos em sala, tendo em vista o acontecido, é correto uma aluna nesta idade uma suspensão sem nem receber previamente uma advertencia, não só a aluna mais tambem aos seus responssaveis?

35 Respostas
página 1 de 2
Regis Souza
Há 12 anos ·
Link

a escola é pública ou particular?

qiejkdhfo
Há 12 anos ·
Link

Perdoe minha intromissão, mas que diferença faz se a escola é pública ou particular?

Desde já grato.

Regis Souza
Há 12 anos ·
Link

Caso seja particular existe uma forma de reclamar sobre os procedimetnos adotados em sala de aula, com questionamentos inclusive diretamente na justiça, buscando a reparação de danos morais junto aos Juizados especiais, se o consulente entender devidos. Caso seja pública, deveria comunicar os fatos à Diretoria Regional de ensino, Gerência Regional, secretaria de educação municipal, etc. Nesse caso, por ser ente público, não poderia buscar a citada reparação via Juizado especial, mas justiça comum. A consulente repassaria a infromação ao responsável pela criança, já que ela é a irmã, portanto, não sendo parte legal em eventual processo ou denúncia administrativa junto aos orgãos susocitados.

qiejkdhfo
Há 12 anos ·
Link

Entendi.

Obrigado!

DTJunior
Advertido
Há 12 anos ·
Link

O fator mais interessante é querer vincular a atitude da criança em brigar em sala de aula, e ser devidamente punida pelo seu ato, com a falta de professor na sala de aula.

Esse é um belo sinal de como essa criança será criada e educada no melhor estilo : você tudo pode... a mamãe te defende táááááa´

A mãe da criança deveria é agradcer à direção da escola por estar colocando, e mostrando que existem, limites para as crianças dentro de uma escola.

qiejkdhfo
Há 12 anos ·
Link

DT Junior,

Vc emitiu juízo de valor sem nem saber de nada.

E se a criança estava se defendendo legitimamente de um ataque?

Deixar crianças que normalmente brigam sem a supervisão de um adulto é errado.

Ninguém está dizendo que crianças que cometem bullyng não devam ser castigadas, mas estas não podem ficar sem supervisão.

Duas crianças brigaram.

Nenhum adulto presenciou a origem dos fatos.

Como saber quem culpar?

Isso não fere um ou mais princípios do próprio Direito?

DTJunior
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Prezado qiejkdhfo

me baseie nos fatos apresentados, não levei em consideraçãose houve bullyng, ou se as partes envolvidas tem historico de violencia, nem ao menos considerei se a outra parte envolvida tambem foi devidamente punida mantendo-se a equidade da punição para ambas.

Sou meio rústico... sistemático, mas, no meu tempo, se eu brigasse na escola, e levasse suspensão... apanhava duas vezes em casa.. uma pela briga, e outra pela suspensão; e como eu amo meus pais por terem me criado sabendo respeitar os proximos

Regis Souza
Há 12 anos ·
Link

independente de quem é a culpa o fato central é: a escola não pode deixar crianças sem supervisão, especialmente nessa faixa etária, qdo se está construindo a personalidade. saber quais são os limites, certamente todas deverão saber. Mas quais os limites se não quem dize-los, pela ausência do tutor contratado para tal finalidade no local onde é indispensável a presença dele? Caso se configure a culpa, a criança deverá ser punida, mas cá entre nós, suspensão de 2 dias para alunos em alfabetização? em casos mais graves na adolescência, qual seria a "pena" aplicada por essa escola? há que considerar o principio da proporcionalidade pelo menos...

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Fala sério, agora professor de muleque de 7 anos é obrigado a dar alua de FRALDA???

qiejkdhfo
Há 12 anos ·
Link

DT Junior,

Fui educado nos mesmo princípios.

Hj sou rigoroso com os meus, apesar que ter abrido mão das palmadas, para me adequar à lei.

Seja lá como for a educação que a referida criança receba em casa, crianças e adolescentes não podem ficar sem supervisão, pois SEMPRE dá errado.

Hj eu educo e nem sei se está certo, mas é assim que faço, falando que não se deve dar o primeiro tapa. Em se recebendo o primeiro tapa, levar ao conhecimento da professora. Sendo esta omissa, revidar.

Quem revida tem menos chance de sofrer bullying.

Hedon
Advertido
Há 12 anos ·
Link

As mamães passam as mãos nas cabeças dos filhinhos e dá no que temos aí: Um monte de crianças e jovens completamente sem noção de educação e respeito...

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Não é questão de passar a mão pela cabeça dos filhos a criação dela sempre foi muito rigorosa assim como a minha, porém crianças quando não estão na presença de um adulto, um bom exemplo disso é crianças que se queimam ou tomam choque por fazer coisas que não pode, coisas que as mesmas já foram avisadas a não fazer. respondendo a pergunta de Regis Souza, a escola é particular, e também agradecendo ao mesmo pela ajuda, mais vale salientar a Sven, que em salas de educação infantil é indispenssavel a presença de uma aux. de classe, exatamente porque professores são pessoas e pessoas tem suas necessidades fisiologicas a serem feitas. E quando digo indispensavel , não digo por mim, nem que é bonito, isso foi estupulado pela LDB.

Grata

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Tamiris, tendo ou não alguém em sala se o aluno agiu de modo a ser reeprendido e suspenso, ele merece a aplicação da medida disciplinar, o erro da escola não anula isso.

Separemos as coisas. O que pode é os responsáveis por esta menor tomar as medidas cabíveis, e naturalmente aceitar a medida a ela imposta.

qiejkdhfo
Há 12 anos ·
Link

Sula,

Discordo de vc apenas no que tange à punição.

Como não houveram testemunhas, não se pode punir.

A criança não teve o direito à defesa.

Pode ser que ela tenha começado uma briga ou pode ser que ela estava se defendendo dos ataques.

Não é justo uma criança apanhar quieta só para não ser suspensa, porque está sendo atacada em sala de aula e não tem nenhum responsável para vigiar.

A criança em questão foi julgada e punida sem qualquer prova.

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

"Como não houveram testemunhas, não se pode punir. A criança não teve o direito à defesa."

Boa, a criança não sabe se comportar, então deve se instituir um inquérito. Como as outras crianças (todos com 7 anos) são menores, não vale seu testemunho e o feito deve ser arquivado pelo juiz.

"Não é justo uma criança apanhar quieta só para não ser suspensa, "

Inicialmente vale lembrar que o consulente não falou nada sobre a(s) outra(s) crianças, nem mencionou quem começou a briga.

"A criança em questão foi julgada e punida sem qualquer prova."

Então deve se impetrar Habeas Corpus!

Fala sério, desta forma a educação que já é falido afunda ainda mais. O que está se educando é ume geração de monstrinhos que não sabe se comportar.

qiejkdhfo
Há 12 anos ·
Link

Sven,

Não sei sua experiência com crianças, mas pela minha, eu sei que crianças aprontam mesmo.

Não sou favorável passar a mão na cabeça, os meus que o digam.

Mas não é só porque estamos lidando com crianças que podemos cometer todo o tipo de injustiças com as mesmas.

O que é certo é certo, o que é justo é justo.

Copiando o que a consulente escreveu:

"Tenho uma irmã de 07 anos de idade, e a mesma levou uma suspensão de dois dias, por brigar na sala de aula,"

Não tem como a irmã dela brigar sozinha com ela mesma, logo, infere-se que havia, pelo menos, mais uma criança brigando.

Ela não falou quem começou a briga e nem poderia. Não havia adultos por perto, lembra?

Talvez, pela sua solução, a criança deveria mesmo ser suspensa independente dela estar certa ou errada?

SE e este é um grande SE, a criança suspensa estava se defendendo? E certo ela ser suspensa?

Houve falha na escola em deixar as crianças sem supervisão. A suspensão é válida desde que apurados os fatos. Não é só porque se trata de crianças que devemos apenas punir sem educar. Que pensamento é esse?

E se fosse com você?

Se vocẽ fosse atacado no seu trabalho por um coleca ensandecido, seu patrão chegasse na hora e demitisse os dois, sendo que o colega te atacou por algum mal entendido e você nem tinha provocado ele?

Como, mesmo em se tratando de crianças, podemos julgar e punir sem saber de nada o que aconteceu?

É séria mesmo esta sua posição ou vocẽ só está trollando?

Natalia Leoncini Santos
Há 12 anos ·
Link

é na minha época a gente apanhava quando recebia uma advertencia ou suspensão, por isso que nao ha professores e os que tem ..socorro! é só a posição de um leigo,,,

Sven
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Pois é, ficava de castigo no colégio e de castigo em casa. Não sei nem o que é pior. Hoje em dia a criança leva castigo no colégio e os pais vem perguntando se for justo o castigo em vez de falar com seus filhos e ainda tem quem diz que não houve contraditório e ampla defesa.

qiejkdhfo, respondendo sua pergunta, tenho uma filha de 9, se ela aprontar no colégio e leva castigo, ela também levará castigo em casa. A autoridade de professor (ou do outro parente) deve sempre ser mantida, mesma se não concordar.

Regis Souza
Há 12 anos ·
Link

de forma alguma sou contra a punição. meu filho tem 21 anos, independente economica e financeiramente, mas qdo apronta alguma certamente escuta. mas como bem disse o Sven : "A autoridade de professor (ou do outro parente) deve sempre ser mantida, mesma se não concordar." Pra se ter autoridade precisa estar presente, no mínimo um preposto, no momento do acontecido, pelo menos nesta faixa etária. Que autoridade tem esse professor q se ausenta da sala de aula? Qual a atitude tomada pela direção para saber quem é o "infrator"? detalhe: discordo totalmente da diferença entre maioridade civil e penal brasileira. fui professor e sei q os pais costumeiramente "terceirizam" a educação dos filhos, se esquecendo de quem EDUCA é familia e quem ENSINA é escola. Diferença abismal entre ambas. No caso em questão poderão ser consideradas falhas as duas instituições, não sem antes aprofundar nas informações.

Julianna Caroline
Há 12 anos ·
Link

7 anos em alfabetizaçao? No meu tempo ja estava alfabetizado com essa idade. Lendo escrevendo e fazendo conta.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos