Gostaria de saber como investir no exterior com segurança (legalidade), para evitar golpes ou mesmo processos penais. Então no que eu devo me atentar ao procurar uma forma de investimento no exterior? Existe algum tratado "Brasil-Qualquer País Extrangeiro" que tenha alguma regra ou modo de agir? Eu li em um documento do Banco Central que "Os investimentos diretos no exterior são realizados de acordo com a legislação do país que receberá o investimento". O que significa isso na prática? Link: http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/investimento.asp#12

Agradeço quem puder ajudar.

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 26 de maio de 2013, 20h12min

    DEXTERBR

    Significa que investimentos financeiros no exterior implica declaração do equivalente ao nosso imposto de renda no respectivo país, com alíquotas diferenciadas para estrangeiros. Além da própria declaração de IRB no BRA. Conheço um advogado internacional muito experiente no assunto, acesse este link: www.adlerweb.blogspot.com

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    ?

    Dexterbr Segunda, 27 de maio de 2013, 22h20min

    Obrigado por responder Herbert C. Turbuk,

    Fora as declarações, com o que um investidor deve se preocupar?
    Sobre o advogado internacional, Adler, eu já havia entrado em contato, mas, naturalmente, ele cobra pelo serviço e eu não disponho de recurso para tal (aliás nem para investir, mas quero obter conhecimento legal para quando precisar).
    O Sr. saberia me dizer quais os riscos de se investir numa empresa que não esteja dentro da lei?
    Como eu não tenho conhecimento suficiente para distinguir uma empresa legal de uma ilegal, eu quero saber se há o risco de eu ser responsabilizado, legalmente, de alguma forma. Caso haja, como identificar se uma empresa estrangeira está legal ou não?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 28 de maio de 2013, 7h12min

    DEXTERBR

    A diferença é que as irregularidades serão apuradas no país estrangeiro, fato que impedirá ou revogará seu GREENCARD ou USDUALCITIZENSHIP naquele país (no caso, USA). Minha única experiência foi a compra de um imóvel em Pacifica/CA para locação. O que vejo são estrangeiros investindo no BRA, pois aqui os rendimentos são maiores com menos fiscalização do Estado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    ?

    Dexterbr Terça, 28 de maio de 2013, 22h25min

    Acho que eu devo explicar melhor a pergunta:
    Eu, sendo brasileiro e morando no Brasil, ao aplicar dinheiro no exterior (qualquer país) devo tomar quais cuidados para não investir em um negócio ilegal? Minha intenção é investir em algo que não esteja fora da lei. Eu me refiro a investimentos em Forex, HYIP's, ou qualquer outra forma de investimento na qual eu apenas entre com o dinheiro, através de um banco virtual ou mesmo por um cartão internacional.
    Supondo que uma pessoa (brasileira) invista em uma empresa alemã que está ilegal. Ela corre risco legal ou apenas perderá o dinheiro investido? Ou isso dependerá da legislação alemã?
    Como eu quero investir por conta própria (sem intermediários), eu preciso saber de tudo que eu posso ou não fazer.
    Se não puder responder, peço por gentileza que, se souber, me indique algum artigo, livro, ou revista que fale sobre o assunto, assim eu busco as respostas por mim mesmo (se isso for possível).

    Agradeço a atenção dispensada até aqui.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 05 de junho de 2013, 7h09min

    DEXTERIOR

    Estas informações somente economistas especializados em consultoria financeira internacional. Os advogados têm pouca atuação nesta área de investimentos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    ?

    Dexterbr Quarta, 05 de junho de 2013, 21h57min

    Entendo, vou tentar ver se encontro alguém com experiência em investimentos para me auxiliar nisso.
    Obrigado.

    A

    Adler Martins - Advogado em direito empresarial e internacional Sexta, 19 de julho de 2013, 23h33min

    Herbert,

    Só agora vi sua recomendação por aqui. Muito obrigado!

    Abs.

    Adler

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 27 de julho de 2013, 15h03min

    ADLER www.adlerweb.blogspot.com

    Sempre as ordens.

    ABS. HERBERT