Bom livro de prática de Direito de Família
Algum dos nobres causídicos poderia me indicar um bom livro, com doutrina e peças processuais ? Obrigada
Sven, desculpa, mas dessa vez vou discordar de vc. Apesar de, por vezes indicá-la, não gosto nadinha da Maria Berenice, acho-a superficial e repetitiva.
O livro indicado pelo 99% não conheço, mas, se ele está a indicar é pq é bom.
Um bom nome atual, no meu ver, é o Paulo Lôbo; mas, o livro que tenho dele não tem peças.
Boa Sorte!
Cumprimento
Elisete,
O livro que indiquei é de prática, traz modelos de peças processuais, por isso é pouco conhecido. Não é grande coisa. É que não é para o estudo. Serve apenas para o trabalho.
Faltou indicar uma boa doutrina, e aí a coisa fica complicada. Acho que apenas um não é suficiente, claro, pensando no trabalho. Há livros bons para tratar dos princípios, entre outras coisas, mas superficiais para tratar do regime de bens, tutela, curatela, ou parte processual (alimentos, etc.), entre outros tópicos. Também acho que, caso queira trabalhar com Direito de Família (estou pensando no trabalho pelo pedido de indicação de peças), acredito que, além de bons livros sobre Família, um livro sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente seja fundamental, além dos livros de Processo Civil.
Falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, lembrei-me de um fato.
Aqui em Goiânia, que é capital, constantemente aparece nos jornais notícias de escolas públicas.
Por exemplo: há uma escola que por falta de carteiras, salas e professores não há aulas todos os dias. Os alunos precisam revezar, tendo aulas, cada turma, duas ou três vezes por semana apenas. Há escolas que não tem aula porque não tem água, merenda, etc. Outras que não tem aula no período noturno por falta energia, entre outros casos.
Ano passado, não me lembro do número exato, aproximadamente mil crianças ficaram fora da escola por falta de vaga.
Imagino que nos interiores do Brasil a coisa seja ainda pior.
99%;
Não me acostumo com outros nomes, apesar de 99% ser mais fácil de escrever.
Eu fiquei com a impressão de que o pedido era para fins concursais. Por isso disse que o livro que indicastes devia ser bom.
Não sei, acho que, dependendo da finalidade, temos que recorrer à tratados, ou à doutrinas, ou, dependendo, apenas um manual é suficiente.
É engraçado, aqui só utilizamos, basicamente, um manual. Em inúmeras decisões (sentenças e, até mesmo, acórdãos) vi os juízes utilizarem este mesmo manual. A coisa não varia muito, exceto se for temas muito específicos. Eu ainda tentei procurar, mas não encontrei, porém, tenho a impressão de que um dos autores do manual já é falecido, só para vc ter uma noção do quão bom é o livro.
BJU
99%
Eu vi alguns comentários no Face, sobre a posição que o Brasil alcançou à nível de ensino.
É engraçado, nós aqui estamos em crise, mas, mesmo assim, vejo Portugal como um ótimo país à nível de saúde e educação pública.
Imagina uma pessoa que estudou a vida toda em escola pública brasileira, que, mal e porcamente, fala um ingrês procês, chegar numa universidade onde os alunos, que também estudaram em escolas públicas, falam corretamente, no mínimo, mais 3 idiomas para além do português?
BJU
99%
Com ou sem sistema sanitário, há muita gente querendo ir para Angola. Aquilo é uma verdadeira mina!
Eu já pensei nisso, pois meu marido já morou lá durante 6 anos (antes de 1974) e a fac. de lá tem convênio com a daqui para docentes.
Também falam muito bem de Cabo Verde, Moçambique, África do Sul, etc.
99%
O contrato é feito cá, pelo período de 1 ano. Pelo que sei, o salário é de 2600 euros mensais, livre de impostos e, em algumas instituições, dão alojamento.
Em outras áreas, julgo que seja ótimo a nível financeiro, tem muito português indo. Por outro lado, também já ouvi comentários, e não foi só de uma pessoa, de que é necessário ter motorista (guarda-costas) angolano (não sei se me fiz entender), caso contrário, vc é explorado à cada esquina, pelo menos em Luanda.
Obrigada a todos!
Sou iniciante na área e já conheço as obras do Caio Mário, da Maria Helena Diniz e do Venosa que tratam do Direito de Família. Entretanto, tenho dificuldade com a prática...peças, prazos, teses. Ainda estou me preparando e achei que pudesse encontrar uma obra reconhecida pela maioria como excelente. Vou verificar as informações fornecidas pelos colegas e desde já agradeço muito a atenção.
99%
Ao contrário do que muitos devem imaginar, os salários aqui não são grande coisa. Só para teres noção, um professor concursado, de uma universidade pública, no início ganha cerca de 800 euros; e um juiz iniciante aufere praticamente o mesmo que o professor.
Portanto, 2600 euros é um ótimo salário aqui.
Mas o convite que recebo todos os anos não é para Angola, é para Timor. Eu sei que contratam para Angola, Macau e Brasil, pois tenho conhecimento de pessoas que foram, em regra, são professores já antigos na casa, mas nunca recebo o chamado para este países.
Eu ainda não posso concorrer no Brasil, continuo com o mesmo problema.
BJU
Sven;
Nunca me falaram diretamente, mas tenho a impressão que 1600 euros aqui, é para professor de carreira, praticamente catedrático.
Mas, na UE, creio que dos menores salários, em todas as áreas, são os pagos cá. Há engenheiro a ser contratado por cerca de 400 euros mensais.
Isto aqui é uma pouca vergonha!
BJU´s