Entrega efetuada pelo correios para pessoa errada
Boa tarde a todos.
Gostaria de iniciar um debate e obter orientações sobre uma situação que está ocorrendo comigo:
- Efetuei uma compra online através de um site confiável. A nota fiscal foi emitida, me enviada por e-mail, e a encomenda foi postada via correios (sedex).
- Um código de acompanhamento da encomenda me foi fornecido pela empresa que realizou a venda e eu passei a acompanhar a encomenda.
- No dia 13/06/2013 conferi o status da entrega da encomenda por volta das 08:00 e o mesmo era "Em trânsito para Brasília" (Da mesma maneira que permanecia há 1 dia e meio). Quando sai do trabalho, por volta dar 18:00 olhei novamente e me deparei com o seguinte status: "Entrega efetuada". Segundo o site dos correios a encomenda saiu para entrega às 11:00 e foi entregue às 16:06.
- Não havia ninguém no meu apartamento no momento da entrega e não existe portaria no meu prédio.
- Hoje (14/06/2013) me dirigi até a agência dos correios de onde a entrega partiu e fui apresentado ao carteiro que efetuou a entrega e ao protocolo de entrega. O protocolo tem apenas 3 campos: Nome, Identidade e Assinatura. No protocolo da minha entrega o campo Nome e o campo Identidade estão em branco. O campo assinatura está preenchido com uma rubrica que não permite nenhum tipo de interpretação e, obviamente, não é minha nem de minha esposa. O carteiro relatou ter interfonado o meu apartamento e não obtido resposta. Nesse momento, segundo ele, outro "morador" do prédio apareceu no hall de entrada do prédio e abriu a porta para o carteiro. Então o carteiro afirma ter perguntado se o morador poderia receber a encomenda e me entregar. Ainda segundo o carteiro, o suposto "morador" aceitou, recebeu a encomenda, fez a rubrica no protocolo e se retirou para o interior do prédio. De frente à minha insatisfação o carteiro me acompanhou até o meu prédio e interfonou em todos os apartamentos perguntando se alguém havia recebido uma encomenda em meu nome. Recebeu negativa em todas as tentativas. Confirmou o seu relato para uma funcionária responsável pela limpeza do prédio e afirmou não ter sequer perguntado o nome da pessoa que recebeu a encomenda. O carteiro foi embora e me disse que não pode fazer nada por mim, que o que devo fazer é processar os correios porque ele agiu conforme o procedimento da empresa e esse tipo de problema ocorre com frequência.
- A empresa que me vendeu a mercadoria me disse, após minha reclamação, que é isenta de responsabilidade, mas que vai cobrar dos correios informações sobre o acontecido.
- Formalizei juntamente com a empresa fornecedora nos correios, via SAC, um Pedido de Informação sobre o ocorrido.
Qual decisão devo tomar agora?
Esperar um posicionamento oficial dos correios? Procurar imediatamente o Procon? Após o posicionamento dos correios, acionar a fornecedora ou os correios?
As colaborações serão bem-vindas!
Grato.
faça tudo ao mesmo tempo. a fornecedora é isenta de culpa, portanto carta fora do barralho. o jogo, então, é você procurar um advogado para entrar imediatamente com ação de perdas e danos materiais e morais contra o correios. Procon, talvez, mas se não resolver vc terá que ir pra justiça então vá duma vez e seja feliz. Não se esqueça de reunir documentos, muitos, todos, até papel higienico usado, advogado gosta de papéis que provam o acontecido e eles vêem nisto dinheiro em caixa inda mais contra correios, muita grana, corrupção e o caramba