Exigëncia e qualificação para ser conselheiro tutelar
Quem assistiu o fantástico no dia 23/06 ficou claro e evidente a falta de entendimento jurídico e qualificação dos conselheiros tutelares do brasil... São pessoas com boa vontade, porém sem a menor capacidade e condições para função de conselheiro tutelar no qual esta ligado diretamente ao melhor interesse da criança e adolescente. Fui convidado para participar de um projeto de lei no qual, o candidato a conselheiro tutelar deve ter formação em direito, psicologia ou assistente social... Gostaria muito de saber a opinião de todos a respeito do tema. Att, FJBrasil
Na minha cidade, as conselheiras daki para frente terá que fazer faculdade nessas áreas que você mencionou, é o correto, pois tem pessoas que estão lá só por causa do salário!
E tendo a formação serão pessoas que realmente estão lá pelo o simples propósito de ajudar a qual fizeram faculdade para isso!
Oi, FJ, td bm?? Então, nem todos tem tão boa vontade assim e a marioria nao tem nenhuma noção de direito. Seria excelente se fosse obrigatório, evitaria mtos problemas. A orientação juridica é fundamental principalmente qndo ja riscos à criança. O q se ve sao pessoas totalmente desorientadas orienrando errado e dificultando ainda mais o q ja é doloroso. Mtas vezes não tomam decisões imorantes por pura falta de conhecimento. Eu mesmo denunciei uma mãe viciada em crak q fazia programas na frente dos filhos de 1 e 3 anos. Sabe q atitude o conselheiro tomou? Nenhuma!! E sabe qual foi o resultado?? A mãe foi morta na presença das crianças, teve o corpo queimado. E eu pergunto: se o conselheiro tivesse melhor preparado, nao teria sido evitado este final tão trágico?? Abraços
Brigite...acredito que todos conselheiros tutelares passam por curso de especialização e não tomam decisões sozinhos , pois existem um colegiado , ata , e relatos. O caso que é denunciado é averiguado, ouvido , pelos conselheiros e encaminham para assistente social, esse assistente encaminha um relatório circunstancial para os conselheiros que os rementem para o ministério publico buscando providencias,pois ant es os conselheiros já deram as medidas de proteção. Lembre-se que as audiências muitas vezes demoram deve ter sido o caso dessa mãe. Que infelizmente não deu tempo de chegar a audiência do ministério publico.
Na minha cidade Recife, os conselheiros tutelares são muito bem informados, fazem cursos de especializações, são palestrantes nas comunidades..escolas...associações...O Estatuto da Criança e do Adolescente eles são mais especialistas do que algumas advogados.Já presenciei advogados buscado experiencia do ECA com Conselheiros Tutelares. E mais muitos deles só tem o ensino médio. Infelizmente a inercia que todos nós sentimos não é dos conselheiros e sim do Município e do Estado que não tem retaguarda para oferecer a população que necessita. Ex. Hospitais para internação de drogaditos , esse é muito difícil você encontra vaga. Escola, creche, etc.. Eu particularmente admiro todos aqueles que estão na causa da CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, BUSCANDO medidas de proteção para eles.
Portanto PARABÉNS CONSELHEIROS TUTELARES DO BRASIL.
FJ BRASIL - Acho você equivocado...Existe muitos profissionais com nível superior que são BURROS. Não se pode generalizar....portanto se um conselheiro ou outro não tem boa formação, não quer dizer que todos sejam iguais. Lembre-se que eles fizeram seleção(Concurso), com provas objetivas , e no voto da comunidade. Você já leu o Estatuto da Criança e do Adolescente ? Cadê a essência...conselheiros tutelares podem ser qualquer pessoa independente de curso superior....pois a atribuição do conselho tutelar é ENCAMINHAR, e não de fazer. Não sou conselheira , mais respeito a classe e acho que eles entende muito mais o ECA que certos JURÍDICOS.
Na minha cidade, tem 5 conselheiros, dos 5, 3 tem, faculdade, que não tem um bom jeito com as pessoas, e tem uma conselheira, que não tem faculdade, e ajuda muito as pessoas, ela é a que mais trabalha, e é a que mais o pessoal gosta, e nas eleições foi a mais votada..
Ou seja, deveriam trabalhar o lado mais humano das pessoas! E não colocando qualquer um lá só por causa do salário!
Talvez não fosse o caso de exigir formação superior, mas sim, passar por avaliações e exames que pudessem medir a capacidade intelectual e moral do indivíduo, fora o conhecimento legal necessário para atuar com CT.
Nem toda pessoa formada tem ambição,muitos poderão se satisfazer em ocupar tal cargo e nem se esforçar, mandando as crianças à merda! Vemos isso nos hospitais onde enfermeiras graduadas nem querem pegar numa criança doente, deixam a criança lá sofrendo até que apareça uma técnica ou auxiliar.
Ela é formada, é enfermeira.
Conhecimento é a base para todas as coisas, os cursos citados no tópicos realmente são de muita importância já que se vai trabalhar em uma área tão delicada como essa, porém, se o presidente do conselho for uma pessoa que busque informações, que esteja sempre por dentro das atuais notícias e estatísticas, ou seja se for um leitor! Dará muito certo também. Mas a formação é o alicerce com certeza.
Fj... Eu e meu esposo tivemos e temos muitos problemas com o Conselho de nossa cidade, pessoas totalmente despreparadas, seria muito interessante se tivessem alguma formação pra poderem atuarem nessa área. Não digo que seria necessário uma faculdade de direito, mais quem sabe algum treinamento antes de assumirem o cargo. Aqui elas agem por amizades, no nosso caso porque a mãe de minha enteada trabalhava no mesmo edificio que elas, criaram uma certa amizade, e devido a isso elas defendem todos os erros da mãe, não pensam no bem da criança, e sim tem dó da mãe. Já tentaram de toda forma interferir nos atendimentos psicólogicos, e chegamos ao ponto de ter que pedir ao juíz que elas fiquem de fora do caso, abrimos processo administrativo contra elas, pois chegaram ao cumulo de serem testemunhas da mãe em audiência, e mentiram, não relatarem os fatos que iam contra a mãe quando perguntadas, só diziam que não se lembravam. Nós perdemos totalmente a confiança no CT daqui, pois não pensam um minuto sequer na criança, e sim nos próprios interesses.
MSF F o conselho tutelar tem somente o poder investigatório, e encaminhar os casos para o MP. Infelizmente são pessoas despreparadas, poucos conselheiros tem conhecimentos jurídicos e principalmente psicológicos. O pior que não conseguem nem fazer de forma adequada e correta a própria função de investigação. A falta de estrutura dos CT é um absurdo. Concordo com o sr. FJ, para tratar assuntos relacionados a criança, esses profissionais (se é que podemos chamar conselheiro tutelar de profissional) deveriam ter formação superior. Eles estudam o Estatuto da criança e adolescente como se fosse um manual dos direitos da criança, mas sem o menor entendimento. Infelizmente isso é Brasil!
Cida1
Eles não provaram nada. Vou resumir só um pouquinho pra que vc possa entender. A mãe de minha enteada trabalhava no mesmo edificio em que o Conselho trabalha, formaram amizade lá. Essa mãe já vinha com problemas desde de que a criança nasceu, e certo dia ligaram para meu esposo avisando que o padrasto de minha enteada havia bebido, e numa briga com a mãe, agrediu minha enteada, uma criança de apenas 2 anos e meio na época, agrediu de deixar hematomas no rosto da criança. A mãe escondeu o fato do pai, não deixou que ele pegasse a filha no dia de visita que era dele, pra que não visse as marcas, ela não queria largar do cara que agrediu a filha dela, queria esconder o fato. Ao procurarmos o Conselho pra averiguar e nos acompanhar para ver a criança, elas só foram porque estavamos com advogada, senão não teriam ido. Não sei como....a mãe ficou sabendo que estavamos indo lá...e escondeu a acriança, tirou ela de casa pra que não fosse vista pelo Conselho....mais como não somos idiotas, fizemos ela nos levar onde a criança estava, e acreditem, ela estava com o padrasto. Apartir de tudo isso...entramos com pedido de guarda provisória...conseguimos...e depois após provar tudo em juízo...1 ano e meio depois, saiu a guarda definitiva. Passado mais 6 meses...a mãe entrou novamente com pedido de reversão de guarda, agora já casada com um novo companheiro, e adivinha quem foi as testemunhas da mãe??? as conselheiras. Foram testemunhas da mãe, pra falarem que preferem que a guarda fique com a mãe, que acreditam que a vontade da criança seja estar com a mãe, e que a mãe sofre muito longe da filha. Quando questionadas sobre os acontecimentos pela nossa advogada, sabe qual era a resposta delas, Ai Dra. eu não me recordo, não lembro onde estava a criança...se estava com a avó....não me recordo. Elas não provaram nada, quando perguntadas se tinham alguma coisa contra o pai...não tinham nada. Se não tinham nada contra o pai, não poderiam ter ido em juízo dizer que preferem que a criança fique com a mãe. Se elas não tinham nada contra o pai...tinham que ter se mantido imparcial. E tem mais...numa tentativa de ajudar a pobre coitadinha da mãe...elas tem interferido nos atendimentos pisicológicos....tem pressionado essas profissionais para que digam que o melhor pra criança é ficar com a mãe. Aqui é uma cidade bem pequena, todo mundo é amigo de todo mundo, e elas querem usar de amizade com essas profissionais para favorecer a mãe. Já abrimos processo administrativo contra elas, mais como a pessoa que investiga o conselha é amiga delas tbm...óbvio que não vai dar em merda nenhuma. Mais depois de muito trabalho...conseguimos afastar elas do caso, informamos ao juiz tudo que tem acontecido...e ele pediu o afastamento deles do caso.
Isso é ser profissional????
O Brasil é essa merda, justamente por esses pensamentos...tudo é motivo para comparações...temos que pensar e agir, com bons exemplos, assim arrumar a casa... O Brasil é um pais praticamente recém nascido, com uma cultura pobre... uma grande massa da população aprenderam a ler e escrever nos últimos 20 anos, porem continuam ignorantes...E tudo começa com o bem estar de uma criança, com a educação, com o a proteção, com a dignidade de ser criança protegida pela família e pelo estado... Conselho tutelar tem capacidade e habilidade para tal proteção???
Sim , conforme Estatuto da Criança e do Adolescente o conselho tutelar foi criado para isso DAR PROTEÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE os conselhos tutelares da cidade do Recife posso afirmar que todos tem sim condições de darem essa PROTEÇÃO.., agora infelizmente esbarram muitas vezes nos suporte das politicas publicas que são precárias ainda.