Empréstimo consignado negado para idoso
Minha avó tem 86 anos, é uma mulher lúcida, recebe uma aposentadoria de 2 salários mínimos pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (BANCO PÚBLICO). Precisou fazer um empréstimo consignado e o atendente disse que ela não pode fazer em virtude da idade avançada. O Estatuto do Idoso diz no seu Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade: Pena - reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. § 1o Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo. § 2o A pena será aumentada de 1/3 (um terço) se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente. Procurei o PROCOM de minha cidade com a cartilha em mãos e o atendente disse que o papel aceita tudo. Eu e minha avó saímos de lá indignadas com essa situação. Desde já agradecemos a quem puder elucidar essa questão para que ela possa realizar esse empréstimo que é um direito garantido pela constituição.
Primeiramente para contratar o Empréstimo Consignado, você precisa descobrir se é possível descontar as prestações do empréstimo do seu benefício. O crédito pode não ser aprovado caso o nome do requerente não esteja limpo, ou caso tenha pendências. (O Código de Defesa do Consumidor no artigo 43 garante ao consumidor o direito de ter acesso ao banco de dados sobre ele - cadastros, restrições, fichas - também a informações explicativas, claras e precisas.)
Respeitando as seguintes regras estabelecidas pela Caixa Econômica Federal, o valor máximo do empréstimo calculado sobre o seu benefício e o valor da prestação não podem ser maior que 20% do seu benefício mensal.
É preciso ficar atento se o limite máximo do empréstimo não foi excedido de acordo com a capacidade de renda e/ou tempo para quitação dos débitos.
Normalmente quando é realizada a proposta de empréstimo o banco apresenta justificativas para a recusa. A recusa do empréstimo pelo banco é motivada e justificada pela incapacidade de pagamento, portanto, não pode ser considerada como discriminatória em decorrência da idade. Porém, caso seja possível comprovar que há essa capacidade de pagamento e o banco recusar o empréstimo apresentando a idade como justificativa é cabível ação em função do desrespeito à constituição.
O empréstimo consignado para idoso só poderá ser feito mediante comparecimento pessoal do mesmo à agência bancária.
Poucos dias atrás p MP ajuizou ação Civil pública requerendo que os empréstimos consignados a idosos sejam precedidos por uma avaliação psicossocial, e os idosos encaminhados à promotoria para que os pilantras aproveitadores de plantão, que são em regra, os próprios parentes não venham se locupletar, enriquecendo ilicitamente às custas do idoso.
Minha mãe tem 90 anos, totalmente lúcida, saudável, foi fazer um empréstimo consignado na Cx Econ. Federal e o atendente disse que só faziam para pessoas com até 80 anos. Oras, ela tinha feito um, aos 82 anos e quitou em 36 meses. fez outro, após e liquidou também. e ano passado, com 89 anos, refinanciou um outro na CEF. na mesma agência. tem disponibilidade de crédito. gostaria que me orientassem se a CEF agiu corretamente, grata
OI BOM DIA ESTOU TENTANDO REALIZAR UM EMPRESTIMO DA CAIXA EM CONVENIO COM A PREFEITURA QUE EU TRABALHO A 1 ANO E 3 MESES CONCURSADA TENHO 19 ANOS , O MOÇO LA DA CAIXA AQUI DE TERRA SANTA-PÁ, DISE QUE TAVA DANDO PROBLEMA COM A MINHA IDADE, AI ME PEDIU UM DECRETO E PORTARIA DO MEU CONCURSO, AI ELE FICOU DE MANDAR ESSES PAPEIS ONTEM , FICOU DE MI DA A RESPOSTA HOJE AI EU LIGO PRA ELE ELE DIS QUE O PESSOAL DA CAIXA AINDA NAO RESPONDEU, GOSTARIA DE SABER SE VAI SAIR O MEU EMPRESTIMO OU SE É SO ENRROLAÇÃO? GOSTARIA DE TER UM RESPOSTA ADEFINITIVA SE VOU RET O EMPRESTIMO OU NÃO?
Maior IDADE? Corra já para a RVIANA soluções Financeira.
Atendemos aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, municipal, estadual, federais e forças armadas. A Rviana realiza empréstimo consignado para servidores federais e estaduais aposentados e pensionistas SEM LIMITE DE IDADE, atendemos todo território Nacional.
RViana empréstimo, sua melhor consultoria financeira. whatsapp (31) 99664-5903
Querida, não se pode obrigar alguém a emprestar o que é dela, não se pode obrigar alguém a emprestar alguma coisa a quem ela considerara um risco em vir a se tornar inadimplente.
Todos vamos morrer, é certo!!! Mas a tendência que seja a morrer os mais velhos, os mais idosos, portanto, uma pessoa de 40 ou 50 anos de vida tem uma expectativa de vida maior que uma pessoa de 70, 80, 90 anos, portanto, estatisticamente falando é muito mais arriscado emprestar para uma pessoa de 70 anos, mais arriscado ainda emprestar a quem tenha 80 anos, e assim por diante, se comparar com os riscos de emprestar a alguém de 40, 50 ou mesmo 60 anos!!!!
Uma regra no mercado é se o cliente tem mais de 76 anos o risco é grande demais!!! Portanto, não tem como aprovar crédito!!!!
Atendemos aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, municipal, estadual, federais e forças armadas. A Rviana realiza empréstimo consignado para servidores federais e estaduais aposentados e pensionistas SEM LIMITE DE IDADE, para clientes em Belo Horizonte - MG
RViana empréstimo, sua melhor consultoria financeira. whatsapp (31) 99664-5903
Pessoal, se vocês olharem em regra, o banco estabelece uma idade para margem e segurança de garantia do pagamento, defeso em lei é apoiado pelo banco central devido ao rombo que se formou pela não quitação dos empréstimos que possuem seguro quitação, condição essa obrigatória, todos podem achar ruim, mas nada impede o banco de estabelecer uma margem de segurança. Pode o banco ser considerado errado em estabelecer uma regra que vale para idade mínima e maxima? Se você acha que ele está errado, vá á justiça e receba uma sequência de leis e códigos permitindo essa margem de segurança.