VENDA DE carro FINANCIADO
Boa tarde!
Estou vendendo um carro financiado, o comprador está prometendo pagar as parcelas restantes do financiamento, bem como todo a documentação do veículo.
Gostaria de saber se é possível fazer um contrato constando tais informações, deixando clara a obrigação do comprador? Que tipo de contrato seria e quais as cláusulas essenciais?
Obrigado!
Se o veículo se encontra financiado com alienação fiduciária ou similar, ele simplesmente não pode ser vendido por você. E isso por um motivo muito simples: enquanto estiver financiado, o veículo pertence ao agente financeiro (banco/financeira) e não a você, que só tem sobre ele a posse direta. Desse modo, ninguém pode vender aquilo que ainda não lhe pertence.
Nesse caso, a propriedade do bem só será sua após o total pagamento das prestações, com a baixa do gravame.
Um contrato entre você e o "comprador" em nada influencia o negócio que você celebrou com o agente financeiro, de modo que se o "comprador" não pagar o carnê, você é que continuará devendo o financiamento, com risco de negativação e outras consequencias.
Se ele não pagar o carnê, não adianta você ir ao agente financeiro e dizer que "vendeu" o carro para ele, e que no contrato que vocês celebraram ele se responsabiliza pelo pagamento. Essa cláusula não vale contra o banco, que pode (e vai) continuar cobrando de você, e não do "comprador", caso ele não pague o carnê.
O melhor a se fazer é procurar o agente financeiro e requerer a transferência do financiamento para o nome da pessoa que quer ficar com o carro. Só que aí eles avaliarão a "ficha" dele, para saber se ele possui renda e condições de arcar com os valores. E isso certamente terá um custo, pois eles cobram taxas para isso... mas é melhor do que ficar responsável por um financiamento de um bem que está na posse de outra pessoa. Vai que o "comprador" passa esse carro pra um terceiro, que vai passar para um quarto, que vai passar para um quinto, e por ai vai...
Um monte de gente usufruindo de um carro que VOCÊ está pagando. Todos os dias, vejo aqui nesse fórum pessoas reclamando que "venderam" um carro financiado a um "amigo", e daí a pouco estão desesperados porque o "amigo" não está mais pagando o carnê e já até mesmo passou o carro para frente...