Boa noite. Eu e meu marido fechamos contrato referente a compra de um imóvel direto com o construtor em fevereiro desse ano (2013). O valor do imóvel é de R$ 200.000,00 onde foi feito um contrato em cartório onde demos de entrada R$ 20.000,00 e pagamos mais 5 parcelas de R$ 1250,00 (totalizando R$ 26.250,00), tudo isso consta no contrato. Agora vamos entrar com o financiamento junto a CEF no valor da diferença (R$ 173.750,00). Minha dúvida seria: caso o engenheiro da Caixa, quando for avaliar o imóvel, avaliar em um valor maior, como proceder? tenho que dar o valor da diferença, mesmo tendo firmado compromisso do valor em cartório? Obrigada

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Domingo, 28 de julho de 2013, 18h46min

    TATTY

    A avaliação do engenheiro da CEF será somente sobre as condições estruturais do prédio e do apartamento. Ele não avalia valores nem documentos pessoais, pois esta parte é da gerência da CEF.

    F

    fauve Domingo, 28 de julho de 2013, 18h59min

    Não Tatty, fique tranquila.

    A avaliação do engenheiro significa apenas o limite que a Caixa Econômica vai financiar tendo aquele imóvel como garantia.

    O que vocês acordaram sobre o valor do imóvel é por conta de vocês, ok? Se a avaliação for em R$200.000,00 a Caixa financia até esse valor e restante seria recursos próprios; se a avaliação for em R$300.000,00 e vocês já acordaram em R$250.000,00 é isso que estará valendo.

    Abraços

    ?

    Tatty D Segunda, 29 de julho de 2013, 10h34min

    Obrigada a todos, já estamos mais tranquilos.

    J

    jorge Sexta, 22 de maio de 2015, 10h34min

    tatty bom dia,
    achei este fórum de perguntas e acompanhei algumas perguntas suas percebi que estou em uma situação parecida com a sua, tenho uma divida que caducou, e gostaria de fazer um financiamento de imóvel pela caixa... gostaria de saber se vc conseguiu fazer o financiamento mesmo com sua a divida do Riachuelo caducada.
    obrigado

    E

    elisomarson Domingo, 25 de dezembro de 2016, 20h07min

    eu quero tirar uma duvida tambem a taxa à vista ( 1ª parcela de avaliaçãode bens em garantia) deve ser paga pelo comprador do imovel mesmo sendo ele novo ?

    ?

    Desconhecido Segunda, 26 de dezembro de 2016, 0h15min

    Isso mesmo. Mas comprei o imovel ha 3 anos. Como muda td, nao faço ideia de como esta hj. Mas eu tive que pagar sim.

    Erick Caesar

    Erick Caesar Segunda, 02 de janeiro de 2017, 13h58min

    boa tarde estou no mesmo problema estou comprando um imvel de conhecido por um valor e o engenheiro avaliou em um valor superior ai o gerente me ligou dizendo para conversar que o financiamento tinha que mudar como devo agir eles podem colocar preço na sua compra ????

    S

    silvana Schmoeller Sexta, 03 de março de 2017, 14h36min

    Boa tarde. Como as dúvidas anteriores. Tenho um terreno onde o proprietário me pediu 150mil, só que para entrar no programa minha casa minha vida, o valor do terreno junto com o valor da construção não poderia ultrapassar o total de 160mil. Então negociei com o dono do terreno um valor mais baixo, pois ele ficaria com um automóvel na diferença, e o pessoal da caixa falou que não, que mesmo o dono cobrando 100 mil e o avaliador 150, eu não conseguiria financiar pois com a construção ultrapassaria o valor. Isso é verídico? Muito obrigada