Bafômetro e CNH provisoria

Há 11 anos ·
Link

No dia 30/06 de 2013 as 00:30 avistei uma blitz na volta para casa. Fique com medo, pois havia bebido, porem não estava bêbado, conseguia dirigir tranquilamente. de qualquer forma preferi parar o carro antes da blitz. Ja havia outro carro parado na minha frente.

O tempo de eu sair do meu carro foi o mesmo para que o guincho do carro da frente chegasse junto com o agente de transito. ele me avistou e perguntou se o veiculo me pertencia, respondi que sim, disse que estava estacionando em local indevido e que meu carro seria rebocado, respondi que tudo bem. nesse momento os policiais que acompanhavam a operação me revistaram, o agente de transito pediu o documento do carro, minha habilitação(que é provisoria e pelo jeito ele não percebeu, ou preferiu deixar quieto) e disse que era pra eu guiar meu carro na fila pois eu ia fazer o teste. Disse que não iria colocar meu carro lá e nem fazer o teste, ele respondeu dizendo que iria fazer pois ele estava mandando.

Reagi a essa situação com o máximo de calma possível, mas ao ver que ele apreendeu minha carteira e que teria de chamar alguem para buscar o carro, acabei me abalando e assinei o auto de infração.

A multa chegou aqui em casa no dia 23/07. A identificação da infração esta como ''dirigir sobre a influencia de álcool'' com prazo para apresentação do condutor no dia 11/08 e para a defesa no dia 26/08.

Lembrando que minha carteira é provisória e vence no dia 02/09/2013.

Tenho chances de conseguir renova-la? ou é mais provável que a perca e tenha de começar do zero? o que eu pode me ajudar na minha defesa?

obs: a minha carteira ja esta em mãos e o carro que dirigia esta no nome de minha irma.

16 Respostas
..ISS
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

Possivelmente conseguirá pegar cnh definitiva, mas, contudo, todavia o detran irá cassar esse documento e vc terá que realizar todo o processo novamente.

Imagem de perfil de Pádua Recursos
Pádua Recursos
Advertido
Há 11 anos ·
Link

GuyF,

Verifique a sua via do auto de infração em busca de erros no seu preenchimento que possam invalidá-lo.

Você fez o teste de bafômetro?

Se não tiver feito, solicite ao órgão que emitiu o auto de infração uma cópia do termo de constatação de embriaguez, obrigatório em autuações desse tipo.

Pádua

[email protected]

Fernando Siga Recursos
Há 11 anos ·
Link

GuyF!

O colega ..ISS está correto: vc até pode conseguir trocar a PPD pela CNH mas assim que a penalidade for aplicada, o DETRAN irá cancelá-la e solicitar a devolução, uma vez que o que importa é a data da infração.

Logo, vc deve juntar todos os documentos que compõem o caso, como o Auto de Infração e o Termo de Constatação, como bem afirmado pelo colega Pádua, para que possa analisá-los em busca de erros que possam invalidar o Auto de Infração.

Isso é imprescindível para uma análise do caso e escolha da tese recursal.

Atenciosamente,

Fernando

site: ww.sigarecursos.com.br

e-mail: [email protected]

.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Nao, eu nao fiz o teste. Nem pediram para fazer o exame de sangue.

Pelo fato de o carro estar no nome de minha irma, a multa também veio no nome dela, porem terei de passar para o meu ainda essa semana. O termo de constatação de embriaguez eu devo pedir assim que estiver me identificando como condutor infrator da multa?

Agradeço a colaboração

Imagem de perfil de Pádua Recursos
Pádua Recursos
Advertido
Há 11 anos ·
Link

GuyF,

A multa sempre é enviada para o proprietário do veículo, não importando quem estava o conduzindo no momento da autuação.

Você já pode pedir a cópia do Termo de Constatação de Embriaguez e não é necessário preencher o formulário de identificação que consta na notificação, haja vista que você já está identificado.

Afinal, é impossível autuar um veículo por conduzir sob influência de álcool sem saber quem é o condutor.

Pádua

[email protected]

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Mas e o proprietário do veiculo? acontecera algo a ele? o que pode repercutir caso nao me identifique?

Imagem de perfil de Pádua Recursos
Pádua Recursos
Advertido
Há 11 anos ·
Link

GuyF,

Como eu lhe afirmei anteriormente, você já foi identificado.

O formulário que há na notificação recebida vem em todas elas, mas, no seu caso, não é mais necessário preenchê-lo.

Não acontecerá nada ao proprietário do veículo. As sanções decorrentes (pagamento da multa e suspensão de 12 meses da CNH) serão de sua responsabilidade.

Pádua

[email protected]

Rafael_1
Há 11 anos ·
Link

Nossa, o policial aprontou direitinho. Como dito pelo pádua, so lhe resta recorrer desta multa procurando os erros.

..ISS
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

O policial aprontou? Quem aprontou foi ele, bebeu quis ser mais esperto e logicamente dançou

Cerridwen Fsf
Há 11 anos ·
Link

Boa noite, preciso de uma orientação, por favor.

Em abril deste ano aconteceu um caso parecidíssimo comigo, com a provisória, fui parada em uma blitz, me recusei a fazer o bafômetro porém assinei o auto de infração.

Como a carteira era provisória e foi apreendida, achei que já estava perdida, e até hoje não me manifestei sobre o acontecido, a multa está em aberto. Há alguma chance de eu pegar a minha provisória e usá-la até o vencimento? Ou uma vez apreendida, por uma infração gravíssima, já está perdida?

Desde já agradeço pela atenção.

Cerridwen Fsf
Há 11 anos ·
Link

Obs: de acordo com o site do detran, já venceu meu prazo de defesa prévia (nem sabia da existência dessa defesa. Como eu disse, acreditei que nem houvesse mais nada a fazer).

Fernando Siga Recursos
Há 11 anos ·
Link

Cerridwen!

Pode resgatar a sua PPD normalmente, pois ainda não houve a aplicação da penalidade de cancelamento desse documento.

Há data para pagamento da multa (R$)? Qual é?

Atenciosamente,

Fernando

site: ww.sigarecursos.com.br

e-mail: [email protected]

.

Santos
Há 7 anos ·
Link

Ola fui parado em meu bairro em 2015 no ato fui pego e tinha bebido mais nao fiz o teste do bafometro e minha carteira era provisoria recolheram minha cnh mais me entregaram dps hoje fui paradado em uma blitz e me enformaram que no sistema da policia ainda consta que eu tenho cnh mais nao consseguir pegar a cnh pela internente oque devo fazer neste caso e posso sim ir ao detran retirar a minha cnh permanente ?

Desconhecido
Advertido
Há 7 anos ·
Link

Sua cmg deve estar cancelada. Procure detran

Rênan Ferreira
Há 7 anos ·
Link

Fui parado por uma BLITZ. Tinha bebido pouco, porém bebido. Apreenderam minha CNH provisória. Me entregaram um documento com dados meus e algo constando como direçao sob influencia de alcoo. Um condutor habilitado conduziu o carro. Não pediram para eu assinar nada. O que me resta fazer? Posso recorrer de alguma forme? Os 12 meses pra iniciar o processo contam a partir do dia da multa? Só poderei tirar uma nova depois disso? Ou posso resolver com algum recurso?

Desconhecido
Advertido
Há 7 anos ·
Link

vc pode continuar dirigindo ate o vencimento, somente se houver erros ou omissões no auto de infração é que seu recurso terá sucesso, se não sabe como e onde encontrar erros pegue o auto de infração e leve para quem sabe, um advogado ou despachante

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta