Existe alguma lei que obrigua a mãe a cuidar de um filho doente?
Gostaria de saber se existe alguma lei que obriga a mãe a cuidar de um filho doente, sei que é um caso diferente, onde geralmente costumamos ver muitos pais e mãe doentes sendo largados pelos filhos, mas deixe me explicar o caso, e se alguém puder ajudar, me informando se há algo que possa fazer nesse caso, agradeço desde já!
Tenho uma irmã de 33 anos de idade, e ela tem transtornos psicológicos, as vezes leve, e as vezes grave, não faz tratamento pq se recusa, ela perdeu a guarda dos filhos por que foi incapaz de cuidar, oferecia risco as crianças. Uma delas, meu sobrinho que na época tinha 4 anos uma vez teve parte do seu corpo queimado e por pouco algo pior não aconteceu.
Consegui a guarda do meu sobrinho e a avó paterna ficou com a guarda da minha sobrinha mais nova, que na época tinha 1 ano e meio. Infelizmente não tinha condições de cuidar dos dois, tinha acabado de ter minha filha recém nascida e também já cuidava de uma tia idosa que não teve filhos e era viúva, vive comigo até hoje.
Acontece que nossa mãe, não nos criou, fomos criadas pela nossa avó paterna depois que meu pai faleceu e minha mãe muito jovem na época abriu mãe da gente, deixando para nossa avó a responsabilidade de nos cuidar. Graças a Deus tivemos um vida muito boa, nossa avó nos criou muito bem, mas uma dia se foi, ela teve alzheimer, e nós cuidamos com muito amor.
Mas agora como moro de aluguel, cuido do meu sobrinho, da minha filha e da minha tia idosa, não tenho condições financeiras pra cuidar de minha irmã.
Posso "obrigar" minha mãe a me ajudar com a minha irmã, seja financeiramente, ou até mesmo que ela possa ficar com ela e cuidar? Minha irmã tem transtornos, mas não é 100% doida, ela fala sozinha, delira, as vezes tem alucinações, mas nada grave, faz comida, ajuda na casa, mas sempre supervisionada por alguém, pq tememos que ela possa fazer algo grave, mesmo sem ter noção disso.
Minha mãe não nos criou, nossa avó teve nossa guarda, mas mantivemos contato até hoje.
Por isso preciso saber se consigo que ela me ajude, caso ela não queira aceitar de livre e espontanea vontade, pq minha irma morou com ela um bom tempo, mas há alguns meses ela fugiu pra casa de parentes no interior, só que os parentes não podem ficar com ela lá.
Agradeço quem puder me esclarecer sobre o assunto, preciso dessas informações para que eu possa conversar com minha mãe.
Muito obrigada!
Como o caso é bem complexo você deve consultar um advogado pessoalmente. A princípio posso mencionar que a obrigação de pagar pensão alimentícia não se encerra com a maioridade, podendo perdurar por toda a vida, especialmente no caso de pessoas doentes.
Você não poderia obrigar sua mãe a cuidar de sua irmã, mas poderia exigir que a mãe pagasse pensão para a irmã.
Obrigada pela resposta, vou procurar um advogado pessoalmente para tentar de melhor forma possível obter ajuda quanto a isso. Minha mãe nunca pagou pensão para nenhuma de nós, mesmo porque minha avó teve nossa guarda. Mas acredito que nesse caso ela deva ajudar de alguma maneira, pois minha irmã precisa de ajuda e sozinha não consigo ajudar.