Retirar irmão inutil de casa
olá, tenho um irmão de 33 anos que trabalha de entregador em 2 lugares não ajuda em nada dentro de casa apenas as vezes paga uma conta de água. Sem falar que a convivência esta impossível por que ele chega de madrugada em casa fazendo barulho ascendendo as luzes, de dia também não dá sossego ligando o som no ultimo volume. Nossa casa é pequena é impossível assistir uma televisão de dia ou dormir de noite por causa dessas condutas dele se agente fala com ele ele é agressivo. Na parte financeira ele só não tem dinheiro para ajudar em casa mais todo dia tem para comprar cerveja sem falar em uma moto usada que ele comprou uns meses atras. Atualmente estou desempregado e minha irmã que esta levando as contas da casa sozinha minha mãe (que tem 61 anos) as vezes faz bico de passadeira para ajudar na renda. Sinceramente só não fiz uma bobagem por causa da minha mãe porque ela não quer ver os filhos brigando mais a situação esta insustentável, gostaria de saber se existe um meio legal e rápido para tirá-lo de casa, pois se ele quer viver desse jeito que não seja a custa dos outros.
Sven o problema é que ela acredita que ele vá dar um jeito na vida dele, eu tenho certeza que isso nunca vai acontecer enquanto ele não tomar um choque de realidade. Se houver alguma forma legal de retirá-lo daqui nós vamos sentar todos e botar as cartas na mesa dando a opção para ele conseguir um lugar pra morar e na recusa caso seja possível entraríamos com a ação.
olá Vanderlei, mais o que me preocupa é como vou sair de casa e deixar minha mãe vivendo desse jeito? Se eu pudesse sair de casa e levar minha mãe e irma comigo já teria feito, como as tentativas de conversa nesses anos não surtiram efeito estou buscando informação sobre medidas legais caso seja possível.
Fernando! Não se desespere!
A sua Mãe é idosa...tente a LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. e veja se as ações do rapaz se enquadram no estatuto... se assim for...denuncie ao Ministério Publico.
Observe o inc. II -(abuso) Art. 43. As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados: I –omissis; II – por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento; III – em razão de sua condição pessoal.
é isso mesmo PAULIN EU IRIA SUGERIR É O CAMINHO CORRETO existe o estatuto do idoso e dependendo a baderna que esse irmão esta fazendo e o horário dessas badernas até um vizinho pode denunciar e tendo uma pessoa idosa na casa faça isso fernando ou então disque 100 e vai ter alguma informação para o caso
e fernando não entra nessas de que vc não pode fazer nada porque vc pode sim até mesmo ir em uma delegacia e registrar uma queixa em uma delegacia e lá mesmo o delegado vai chamar esse seu irmão e dar UMA NOÇÃO DE REALIDADE PRA ELE pois vi isso acontecer em uns atritos que tiveram um irmão meu e um tio nosso aonde eles tiveram que se respeitar sendo que eles abitavam nas proximidades um do outro e se viam com frequencia a e se der e puder registra em video ou audio a baderna que ele faz de preferencia com algum dispositivo que disponha de horário usa o cerebro
Perfeito Sr. Vanderlei !
Então sugiro uma união infalível para a solução do problema do nosso Amigo Fernando!
1- Faça prova ele mesmo prova da situação (áudios, filmagens e o que puder), como bem indicado pelo Colega Moacir M. 2- Se não conseguir e sua mãe não quiser, use a prudencia que o Sr. Sasso recomendou! 3- Mesmo que sua Mãe não queira (mãe dificilmente vai querer defenestrar um filho), mas de posse de tais provas, procure o MP. 4- PRONTO!!! O Fernando venceu!!! A sua Mãe ficará em paz!!
com relação as poucas contas que ele "as vezes" paga eu posso com certeza reassumir essas contas como era no passado pois ele aos 33 anos viveu muitos sendo literalmente sustentado por nós, repito que estou desempregado a menos de 1 mês. Minha duvida aqui caso não ficou claro: financeiramente ele "praticamente" não contribui em casa, e também não contribui com o bom convívio familiar com som alto, barulho de madrugada, etc (imagina ter que levantar as 6 e sendo acordado as 4 por conta do barulho) Vanderlei como você disse que somente minha mãe pode fazer algo, então diga o que se ela for convencida da visão que eu e minha irma temos de que somente quando ele tiver que bancar uma casa sozinho com todas as despesas que ele fizer ele vai amadurecer como homem, por que você não deve saber como é ver sua mãe indo trabalhar pra ajudar no sustento de alguém que trabalha e que deveria sustentá-la e nunca o contrário
Pode fazer prova o que quiser, mas a casa é da mãe. O filho sequer tem legitimidade, a nao ser que ha algum conduta que se enquadra na LMP. Enquanto nao ha maltrato, mas so luz na noite e música alta e a mãe tolera, o que resta pro filho buscar seu caminho neste mundo ou tolerar também.
Obviamente pode tentar interditar a mãe, por que mãe que tolera isso do seu filho claramente deve ser louca!