Como provar a culpabilidade num acidente de trânsito?
Dei passagem para uma ambulância. Meu carro estava parado e antes de dar a partida para continuar meu trajeto, fui atingida pela traseira de um caminhão que fechou minha passagem. Como faço para provar que fui vítima, já que no procedimento atual em acidentes de trânsito, não há mais perícia no local do acidente e sim o deslocamento para um Posto Policial mais próximo para efetuar o BRAT?
Voce atingiu a traseira do caminhão! Aih a responsabilidade é sua. Se a traseira do caminhão te atingiu, então ele deu marcha à ré! E aih depende de testemunhas. Se ele te fechou e vc colidiu com ele, depende de testemunhas para provar que ele te fechou, mas veja que vc colidir com ele, deviam estar mto pertos, não respeitando a distância entre veículos, pois como um caminhão com todo este peso pode te ultrapassar e te fechar, se como vc disse (dei passagem para ambulânia), ele tbem deu passagem para a ambulância? vc demorou muito para arrancar? Elucide mais.
Pelo que eu entendo, você estava circulando, encostou para o lado para dar passagem da ambulância e ficou parado para ela passar. Como você diz em "dar partida", o carro morreu e você o ligou novamente? E neste momento o caminhão passou pelo mesmo local da ambulância e a lateral da carroceria (que é a parte mais larga do caminhão) ralou a lateral do seu carro enquanto estava parado? Se for nisto que visualizo, só a ocorrência se torna insuficiente para poder provar a culpabilidade. Como foi dito acima, somente com testemunhas ou alguma câmera de vigilância que exista no local e tenha gravado as imagens possa servir para efeito legal. Fora isso, a ocorrência policial é somente um relato oficial que diz que em tal lugar, em tal data e horário ocorreu o acidente envolvendo tais veículos. Não é simples provar a sua razão, pois a outra parte pode alegar outra coisa em que ela remeta a culpabilidade à você. Se quiser entrar no juizado especial civil até pode, mas verifique a possibilidade da ação que você mover não acabe se voltando contra você mesmo.