Motoqueiro bateu no meu carro e me acusa!
Saudações Prezados,
Estava saindo do trabalho para ir almoçar, entrei em uma avenida muito movimentada, é uma ladeira bem íngrime e eu estava no sentido que desce, na quadra de baixa há um cruzamento e o trânsito estava lento, com uma fila de carros na minha frente e outra atrás de mim, antes do cruzamento seria a rua que eu ia entrar, à esquerda, não havia carros subindo, olhei para tràs e tudo estava parado, eu ESTAVA dando seta, sou muito cuidadoso quando dirijo, e estava já com a frente do carro para dentro da outra rua quando ouço uma derrapagem e um motoqueiro atinge a lateral traseira do meu carro, lançando pra longe a minha lanterna. Eu não estava rápido, estava saindo do engarrrafamento, mas ao olhar no retrovisor não vi ninguém vindo, a ladeira é íngrime nesse ponto e alguns carros e motos, quando podem descem em alta velocidade, o rapaz da moto estava em alta velocidade e quando me viu freou mas não parou a tempo de evitar a colisão. Desci do carro correndo para ajudá-lo, foi um susto imenso, o rapaz caiu no chão, pensei que havia se ferido gravemente, mas ele levantou ergue a moto e a encostou na calçada. Na hora ele se disse errado, mas que eu não dei seta antes de virar, afirmação essa que reagi de pronto, pois tinha certeza de que havia dado seta muito antes de virar. Na hora da batida ele disse que pagaria o conserto, mas que em várias prestações pois faziam 6 meses que estava parado, e duas semanas que havia voltado a trabalhar, eu aceitaria essas condições, pois compreendi a situação dele. Só que agora, quando liguei para ele, me disse que não iria pagar, que na hora ele disse isso porque estava de cabeça quente, mas em uma conversa que ele teve com um segurança da empresa em que ele trabalha, como a via permitia ultrapassagem, não era faixa contínua, ele poderia estar me ultrapassando sim. Sendo assim, não pretende mais assumir sua culpa, e que cada um deve arcar com seus gastos. O que posso fazer agora, como farei para provar que ele esta em alta velocidade e me acertou, não na frente ou no meio, mas na lateral traseira, quase em cima da lanterna? Meu carro é antigo e não tenho seguro, é possível que algum perito da polícia faça uma averiguação?
Desde já agradeço imensamente à quem puder me ajudar, estou muito preocupado com isso, uso sempre o meu carro para transportar o meu filho que é PNE, e não posso ficar sem ele muito tempo.
a policia nãoirá investigar nada, até porque ao que parece nem BO foi feito, se tivessem feito bo com laudo pericial a situação poderia ser outra, mas agora vai depender de testemunhas, como não vai ter e pel sua descrição a culpa é sua, logo melhor cada um cuidar do seu se entrar na justiça o juiz pode entender exatamente isso culpa concorrente e assim cada um arque com seu prejuizo, repito se não tiver testemunha suas chances são remotas.
Se não houve vítima ainda pode fazer o BOPM. E se entrar com ação no juizado especial civil, pode alegar que a causa do acidente foi o excesso de velocidade da moto. A própria extensão dos danos (tirar várias fotos) pode presumir a velocidade da moto. Se o local é íngreme e a visualização é prejudicada, é possível sim provar que seus movimentos foram corretos e o erro foi do motociclista. Ando de moto todos os dias a 32 anos e sei bem o que digo com relação às ações demasiadamente rápidas de uma motocicleta no trânsito, e digo que em 01 segundo já é o suficiente para enganar o reflexo e percepção de um motorista de automóveis. Estive em alguns julgamentos envolvendo motos em acidentes e é nítido que muitos juízes possuem boa percepção para isso.
Eu falei ontem com o rapaz, e o mesmo se nega a assumir os danos, ainda me ameaçou dizendo que se eu ousar abrir um processo e não conseguir ganhar a causa depois irá entrar com outro processo por danos morais. Realmente não sei o que fazer, o orçamento no funileiro ficou em R$ 1.250,00, não tenho a menor condições de arcar com esse prejuizo. Ele alegou que estava estacionado na fila no carro imediatamente atrás de mim, ou seja, a um carro de distância, e que me precipitei em sair assim que dei seta, mas ele colidiu na lateral traseira, não na traseira, em ângulo de 90° com a traseira, dá para ver nitidamente o formato da pneu na lataria, afundou cerca de 30 cm, em apenas 3m uma moto consegue velocidade para causar um estrago desses, ainda a moto rodopiou na lateral do carro e acertou o para choque na lateral da frente arrancado-o.
Ao contrário do que presumiu o nosso amigo ..ISS, eu não estava errado, convergi no momento certo e dando seta, só entrei na curva depois de consultar o retrovisor e ver que não havia ninguém ultrapassando.
Agradeço pela colaboração, acredito que não tenho alternativa a não ser recorrer na justiça mesmo, e esperar que um perito avalie corretamente os danos.
P.S.: Fizemos B.O. on line, pois o acidente ocorreu às 12:30h, hora em que saí para almoçar, fomos ao único batalhão da PM onde registram acidentes de trânsito aqui na cidade e o perito que fazia o B.O. não estava, tinha ido almoçar, só retornaria às 14:30 e, tanto eu qto o rapaz havíamos deixado pendências urgentes no trabalho, sendo assim fomos orientados pelo guarda que nos atendeu a fazer pela internet mesmo. Sim, eu sei que bobiei em não esperar o perito e avaliar isso na mesma hora...
Vivendo e aprendendo...