No final de 2009 até começo de 2011 fui perseguida pelo meu ex-companheiro que não aceitava o fim da nossa relação. Eu deixei bem claro para ele o que pensava, conversei horas e horas mas nada adiantava, ele não aceitava a separação. Assim, por todo esse tempo, ele me ameaçou de morte por telefone, por mensagem, me perseguia por redes sociais e fazia "escândalos" em frente de casa com agressões verbais e uma vez quase concretizou-se fisicamente, salvo que todos os meus amigos já sabiam da situação e sempre tentavam me proteger. Mesmo eu começando outro relacionamento (que hoje sou casada com essa pessoa), chegou uma hora que a situação se tornou insuportável e eu sofri muito, porque por onde eu ia ele estava de carro atras, ligava para mim de 5 em 5 min e ficava a noite inteira mandando mensagens - chegou a registrar mais de mil mensagens no meu celular, enfim, acabei trocando o meu chip, telefone de casa, eu tinha atenção especial pelo segurança na saída do meu emprego, minha família inteira preocupada, e, apesar da compreensão do meu atual marido, na época, ele queria de qualquer jeito "ficar cara a cara" com o meu ex, o que me preocupava muito o resultado de tudo isso (ele também era ameaçado pelo meu ex). Enfim, meu ex fez um terrorismo perfeito, e isso é um sofrimento muito grande para a mulher pois nos sentimos frágeis diante dessa situação e até "culpadas" pela preocupação de todos, e coisas simples como colocar meu nome completo em uma rede social era questão de muita preocupação pois logo ele me achava e iniciavam as mensagens e ameaças, uma obsessão desmedida sem hora e sem lugar. Aconselharam-me a fazer um B.O. mas ele me dizia que toda semana conferia na delegacia e se aparecesse, aí que ele faria o que estava planejando. Fui na delegacia da mulher e lá não tive respaldo nenhum, pois se eu entrasse na Lei Maria da Penha ele me dizia que tentaria na justiça metade dos meus bens adquiridos enquanto estava comigo (morávamos juntos mas nada no papel e EU comprei uma casa e um carro nessa época com o meu suado dinheiro.) Na delegacia, eles me passaram que poderiam chamá-lo para "conversar" só. Saí revoltada de lá, nem as mil e poucas mensagens e ligações não consideraram como prova. As coisas só foram amenizando com o tempo, quando eu falava com ele e dizia q estava muito, muito mal, tomando remédios e etc. Ele não suportava me ver feliz e bem... Eu gostaria de saber o que podemos fazer nessa situação que eu estava, pois graças a Deus, hoje me mudei de cidade e estou morando com o meu marido muito feliz, mas sei que passei momentos de pavor e muita angústia, e muitas mulheres também passam por isso injustamente. O que fazer? Ameaças como essa não devem ter um "peso maior" do que realmente consideram - ou melhor, não consideraram nada na minha situação? Quer dizer que só se ele concretizasse o que planejava que seria preso? Ressalto novamente, é uma situação traumatizante para as mulheres... Obrigada desde já. Renata

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    Fátima Perestrelo Terça, 03 de setembro de 2013, 2h04min

    Deveria ter procurado ajuda junto a OAB, a Defensoria e outros orgãos. Registrado sim a QUEIXA CRIME e ter dado andamento ao processo.

    Não basta registrar um B.O.

    Precisa REPRESENTÁ-LO, aí sim ele responderá criminalmente pelas ameaças, perturbação, assédio moral, etc.

    Mas, vc. precisaria ter agido.

    D

    discover_things Quarta, 04 de setembro de 2013, 22h19min

    Renata P H, eu compreendo o medo que você sentiu e porque não teve coragem de fazer o BO, mas realmente a Justiça não pode agir se não há uma queixa registrada. É fácil para quem está de fora dizer que o que vc deveria ter feito e não fêz, mas só se sabe o peso e o desgaste emocional que tudo isso gera quando se vive uma situação semelhante. Graças a Deus que vc saiu ilesa da situação. Louve a Deus por isso e não se descuide.

    W

    Wanderson Souza Terça, 05 de agosto de 2014, 19h05min

    Renata, tentei ajudar uma amiga com esse mesmo problema , fez B.O deu seguimento no processo, tem mandato de distância contra ele. O cara age da mesma forma que o seu, acabou com nosso relacionamento. Resumindo, uma amiga detetive da delegacia de mulheres me disse que não pode fazer nada a não ser que ele venha as vias de fato, parece que ameaça não é crime, ´A não ser que você seja famoso ou politico!´. Infelizmente não tem solução, a não ser que ele sofra um acidente e se vá.
    Espero ter ajudado.
    Obs. Ir na OAB não adianta em nada , nem perca seu tempo

    A

    Ana Luiza Terça, 09 de dezembro de 2014, 20h35min

    Estou passando pela mesma coisa! Ele faz da minha vida um inferno! Fiz BO e agora quero representá-lo na justiça! Mas não tenho proteção nenhuma! Estou apavorada!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Fabricio Silva

    Fabricio Silva Domingo, 21 de dezembro de 2014, 15h58min

    É simples. Procure um Centro de Referência especializado em Assistência Social (CREAS).

    Eu trabalho em um CREAS. As mulheres são nosso público-alvo e oferecemos serviços jurídicos, assistenciais e psicológicos. Acompanhamos a mulher até a delegacia, solicitamos medidas protetivas, solicitamos ao juiz a rapidez na concessão dessa medida e, nos casos mais graves, é articulado com o Estado para que a mulher fique numa casa abrigo, até a poeira baixar. Nessa casa, a mulher terá direito a emprego e poderá levar quem ela achar que está sendo ameaçado tbm: marido, filhos, pais, etc.

    E

    estrela Terça, 06 de outubro de 2015, 0h30min

    Estou vivendo esse terror, meu ex é pm me ameçou, tive q abandonar tdo. estou escondida na casa de uma amiga e n acredito em BO nem medidas protetivas pois se resolvesse tantas mulheres n morreriam nas mãos de homens q nos tem como posse, como se fossemos coisas, propriedades. Sem esperança de justiça. n sei o q fazer.

    P

    Patricia aparecida vidal Quinta, 26 de janeiro de 2017, 12h04min

    O que faço? Quem me ameaça é uma mulher com quem meu marido fez uma filha, ele paga pensão mas ela quer é me desgracar. Disse no meu portão e não tenho com9 provar. Ninguém anda com gravador ou filmadora. Estou doente por isso.