Posso perder a guarda da minha filha se eu me casar?
Bom dia. Tenho uma filha de 4 anos de idade, quem crio com a ajuda de meus pais desde os 2 meses de idade quando meu ex namorado me mandou para fora da casa onde moramos juntos. Desde então ele não paga pensão, visitou a menina poucas vezes antes de completar um ano e desde um ano e meio não fala comigo mesmo que tenhamos contato através de perfis de diversas redes sociais. Ele de fato abandonou a menina e eu tenho arcado com sua criação sozinha e o sustento com ajuda dos meus familiares e do meu namorado. Namoro há 3 anos, porém só vim assumir este relacionamento para todos há poucos meses, pois eu nunca quis envolver meu namorado na família enquanto eu não estivesse certa de que iria resultar em alguma coisa, pois não queria que minha filha Joyce se apegasse a ele se fosse para terminarmos e ela perder uma pessoa que provavelmente teria o modelo de pai, mesmo que eu nunca tenha chamado ele de pai perante a ela nos raros momentos em que saímos juntos para que ela se acostumasse com ele. Minha família, porém, mesmo sem conhecer direito, está contra nosso casamento. Meu namorado trabalha, está se formando, me ajudou a pagar por 2 anos a escola dela que é cara para que não precisasse colocar ela em creche pública onde temos medo que ela possa sofrer e esta escola é conhecida nossa por isso pagamos caro por ela, ele já comprou diversas coisas e , nos raros momentos onde eu permiti que ele nos acompanhasse, ele foi em espetáculos infantis, passou tardes em shoppings e assistiu filmes em desenho animado tudo voltado para ela. Nunca forçou a barra de relacionamento com ela, por fim, ele foi realmente um pai, mas respeitou seu lugar de namorado da mãe e nunca tentou tomar o lugar do pai biológico que se comportou mais como um doador de esperma. Agora minha família não quer que eu me case alegando que ela é muito pequena, eles querem que eu espere ela completar pelo menos 12 anos de idade (eu já estou com 31 e quero formar minha família, quero ter mais um filho) e eles dizem que se eu insistir nisso eles vão acionar o pai da minha filha para entrar na justiça alegando que não conhecem o meu namorado direito e têm medo de ele fazer alguma coisa, mesmo que eu não deixe jamais minha filha sozinha com ele e ele também concorda com minhas medidas preventivas sem achar ruim, uma vez que ele diz que eu sou mãe e meus métodos ele não questiona, independente de ele se sentir mal com isso ou não. Tenho todos os recibos que eu fiz ele assinar dizendo que eu recebi uma quanta X naquele mês com fins de pagar a escola da Joyce. O pai da minha filha jpa chegou a se envolver com drogas e não trabalha nem estuda e tem a mesma idade que eu e eu também trabalho e sou formada e dou tudo pra minha filha. Quero saber se eu insistir no casamento com meu namorado mesmo sem aprovação da família eles podem se juntar com o pai dela e tirar a minha filha de mim. Por favor, me ajudem, estou muito desesperada. Obrigada.
Mona Perez
Evidentemente que não corre o risco de perder a guarda de sua filha pelo simples fato de casar-se ou sua família querer impor que não o faça.
O que em tese poderia dar causa a perda da guarda seriam maus tratos, colocar a criança em situação de risco, enfim pelo que relata não vejo motivos.
Ainda caso vc tenha apenas a guarda de fato não homologada judicialmente é aconselhável que providencie.
Como o pai não contribui com pensão alimentícia e se já foi determinada judicialmente pode aciona-lo inclusive com pedido de prisão se necessário.
Se não determinada tal pensão judicialmente vc pode acionar o pai para cumprir sua obrigação que é direito da criança.
boa sorte
Mona Perez:
Desconsidere essas ameaças, que não têm base legal. Pedir a guarda unilateral garante juridicamente que VOCÊ crie a menina, sem sentir-se insegura quanto a ações dos seus pais ou do pai da menina, na verdade, te protege e a ela também.
Quanto aos cuidados que você relatou quanto ao relacionamento do seu namorado com a menina, é bom que continue tendo, apesar de relatar que ele tem caráter...
Pedir pensão alimentícia ao pai drogado, não sei se compensa voltar a ter algum tipo de contato com ele, que irá preso caso deixe de cumprir com essa obrigação legal.
Felicidades para você, seu futuro marido e sua filha.
Mona Perez, não sou advogado, ok?
Seria mais prudente vc ter a guarda da sua filha no papel, embora eu não ache que seja necessário. Nesses casos, sempre é de bom tom consultar um advogado e expor todos os detalhes.
Nada impede vc de casar, ou juntar, de ter outro filho, ou o que quer que seja.
A sua família não pode fazer nada. Bem... ele podem pedir a guarda para eles, ou o pai pode pedir a guarda, mas as chances, pelo que vc descreveu, são BASTANTE remotas.
Agora, desculpe a opinião pessoal... esperar a filha completar 12 anos pra ir morar com alguém? Não entendo isso... e mais: vc mora com a sua família? Então pegue suas coisas e saia fora! Eles não têm o direito de se meter assim na sua vida!
Mona Perez
Procure a defensoria pública, constitua advogado, solicite ação de guarda unilateral.
Case-se e leve sua filha para um lar familiar saudável!
Se seus familiares continuarem com estas ameaças infundadas, vá na delegacia e faça um boletim de ocorrência.
Acho que estão agindo pela emoção, mas isto é problema deles e não seu!!!!!
Vá ser feliz!!!
Eu me separei a 5 meses pois meu.ex me batia encontrei uma pessoa boa que cuida de mim.e das minhas filhas sempre que eu ia levar as crianças para o pai a avo ficava se metendo e ele nao ficava ai eu levava elas para a casa da minha sogra , mae do meu namorado , ao decorre dos meses o meu ex foi preso por roubo , a mae dele me ameaça a pegar mimhas meninas , mas eu trabalho.tenho.uma casa que pago aluguel , mas estou na minha mae , porque as meninas estao de ferias da escola , ela fala que vou perder a guarda porque estou com outro homem , nao quero perder minhas meninas , oque faço.