É possível afastar um filho de um pai ausente
Tenho uma filha de dois anos de um relacionamento que durou cinco, nunca fomos casados no papel mas morávamos juntos antes de nos separarmos, isto ha cinco meses. Mesmo morando juntos ele era um pai totalmente ausente, não me ajudava em absolutamente nada com minha filha, estava sempre fora de casa e sempre inventava desculpas para não sairmos em família. Hoje já separados ele pega minha filha todos os dias para "ficar com ele" mas a realidade é que ele busca a menina na minha casa pra deixar com os pais dele e sair, ele não fica com a filha nem meia hora por dia e ainda reclama. Combinamos também que ela ficaria com ele aos finais de semana e dormiria na casa dele, bom já faz mais ou menos uns dois meses que isso não acontece, outro ponto que me revolta é em relação a pensão, o valor combinado é pequeno porem combinamos que ele também daria leite e achocolatado em pó, e ele reclama falando que esta sendo injusto com ele ter que pagar o leite da filha, sendo que muitas vezes ele não paga, o que mais me revolta em tudo isso é que ele vai a festas e gasta horrores com os "amigos" e com mulheres, essa semana ele saiu para uma viagem e disse que voltaria em uns dois, três dias, bom já fazem oito e ele ainda não voltou, nesse tempo ele não ligou pra saber da filha, se ela estava bem, se precisava de alguma coisa, minha filha chorou todos esses dias querendo falar com pai, pois esta acostumada a vê-lo todos os dias e nem atender o celular ele atende, fico com o coração na mão ao ver minha filha pedindo pelo pai e não ter o que eu possa fazer. Quero que ele fique se distancie de uma vez da minha filha, pois nunca foi presente mesmo, não quero que minha filha conviva com o descaso e maus exemplos de seu pai nem com o de suas "ótimas" companhias. Como posso fazer para afasta-lo de minha filha, se isso for possível?
Mesmo morando juntos ele era um pai totalmente ausente, não me ajudava em absolutamente nada com minha filha, estava sempre fora de casa e sempre inventava desculpas para não sairmos em família. Hoje já separados ele pega minha filha todos os dias para "ficar com ele" mas a realidade é que ele busca a menina na minha casa pra deixar com os pais dele e sair, ele não fica com a filha nem meia hora por dia e ainda reclama.
O fato é, antes quando morava sob o mesmo teto ele não dava atenção ao filho. Surpreende que a genitora tenha tido a ideia brilhante dele pegar a criança todo dia esperando que ele passasse TODO DIA o dia todo com a criança, se antes, quando convivia com ela na mesma casa já não fazia!!!!!!!
E ainda, se ele sempre foi ausente mesmo debaixo do mesmo teto e há 5 meses mantêm-se do mesmo jeito mesmo não mais sob o mesmo teto, a criança em nada iria estranhar pois convivia de qualquer forma muito pouco com o pai.
Se há 1 semana ele não dá noticia, tmb não é de estranhar, se vivendo junto já vivia saindo e coisa e tal.
Suas queixas, lamento, são de foro pessoal a ser acertadas diretamente com o genitor de seu filho (aquele mesmo que vc própria escolheu para lhe fazer o filho).
Se o genitor não cumpre o acordo informal firmado entre vcs, busque a justiça. Fixe a pensão judicial da qual ele não poderá se esquivar sob pena de prisão em caso de não pagamento. Se quiser fixe tmb as visitas, ou deixe que ele mesmo recorra a justiça para formalizá-las.
Não será vc quem irá impedir as visitas, não é direito seu para que disponha dele. É direito DA CRIANÇA poder manter contato (mesmo que escasso) com o genitor dela (genitor este, reitero, escolhido a dedo pela própria genitora da criança).