Pensão de funcionário público

Há 12 anos ·
Link

Sou filho único de uma funcionária pública municipal do RJ e gostaria de saber se após o seu falecimento posso solicitar alguma pensão, se há este benefício, inclusive por ser filho único.

Obrigado

6 Respostas
Walterdelogo Walterdelogo
Há 12 anos ·
Link

Dudujunior> Se você for solteiro e tiver menos de 21 anos de idade ou até 24 se estudante, tudo indica que terá direito à pensão. Procure o Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para obter as orientações necessárias ao requerimento do beneficio. Atenciosamente, Dr. Walter.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Tenho 37 anos e sou casado e sou filho único. Tenho direito?

Walterdelogo Walterdelogo
Há 12 anos ·
Link

Dudujunior> Não! o simples fato de ser filho único não lhe dá direito ao benefício da pensão. Abçs., Dr. Walter.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Obrigado. Só uma observação, pq a filha mulher pode receber a pensão e o homem não, isto não é discriminação?

Nelsonn
Há 12 anos ·
Link

Tanto a filha mulher quanto o filho homem têm o direito de receber pensão por morte, desde que tenham menos de 21 anos. Essa história de que, se for estudante, recebe pensão até 24 anos é conversa mole. No âmbito do INSS isso nao existe, por um motivo muito simples: não há previsão legal para tanto! A lei 8213/1991 é bem clara ao mencionar que a pensão é devida ao filho ou, conforme o caso, ao irmão, até os 21 anos de idade. Pensão por morte até 24 anos só em âmbito judicial. E, a meu ver, isso parece ser uma construção judicial que atropela a lei descaradamente...

Walterdelogo Walterdelogo
Há 12 anos ·
Link

Dudujunior> Filha solteira sem economia própria, isto é, sem atividade que lhe garanta renda de pelo menos um salário-mínimo, até a vigência da Lei nº. 8.112, de 11/12/1990, que institutuiu o novo Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, era considerada dependente do funcionário para efeito de pensão, nos termos da Lei nº. 3.373/58, lei essa que foi revogada pela 8.112/90. No entanto, as pensões que foram concedidas por óbitos ocorridos antes da Lei 8.112/90 estão sendo mantidas, em face do direito adquirido. Atenciosamente, Dr. Walter.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos