Reaver imóvel de inquilino antes do prazo de vencimento por motivo de barulho.
Por favor, preciso saber, pois como fica a situação se eu pedir o imóvel para um casal que mora no mesmo quintal que eu, porém eles são muito barulhentos, a mulher fala muito alto, lavam roupas tarde da noite de modo a incomodar o outro inquilino, passam falando alto, na janela de minha mãe que é diabética, batem o portão que é automático, sendo que tudo foi conversado antes de entrarem. O contrato é de 1 ano, com depósito de 1 mês e aluguel adiantado, tenho o contrato em mãos minha e deles (duas vias de igual teor assinados por locador e locatário), mas não registrei e, só tem três meses que estão morando e nos aborrecendo muito. O que fazer me indique por favor, pois estou estudando Direito também e trabalho, eu preciso de tranquilidade e saber que minha mãe está em casa tranquila também.Obrigada desde já
"...sendo que tudo foi conversado antes de entrarem..."
Não se deve apenas "conversar". Toda obrigação que se queira ver cumprida, além de conversada, deve constar no contrato. Palavras se perdem no vento, e embora não exista vedação de contrato verbal, ele é muito mais difícil de ser provado.
Verifique se há alguma cláusula do contrato que eles possam estar violando com o barulho e/ou a conduta inconveniente, e qual a penalidade prevista para tal.
Se eles estão pagando em dia o aluguel, fica mais difícil pois a multa de rescisão vale tanto para um como para outro. Se lavam roupa até mais tarde, devem com certeza trabalhar o dia todo, é até compreensivo pois não deve ser todo dia (diferente de quem dá uma festa ou recebe um grupo de amigos no período da noite para tomar cerveja!). Agora, se o transtorno for insuportável, se a preocupação maior é sua mãe diabética, o ideal mesmo é não alugar mais o imóvel! Qdo não se mora de graça, não se é obrigado a mudar de vida para agradar aos outros, da mesma forma que vc e sua família, também não precisam passar por nenhuma mudança! Imóvel no mesmo terreno: melhor não alugar nem para parente, quem dirá para desconhecido..
Dra J Soares,
Não Dra. neste caso, se fosse por não ter tempo e precisassem da roupa, acontece é que ela trabalha 12X36 e, o fim de semana que sempre estão em casa, os dois saem e chegam a noite com o maior pique para lavar roupas e, durante a semana também. No caso de receber visita...também já ficaram com visita até meia noite e pouco, sendo que tem outro inquilino que é uma pessoa totalmente recatada e sempre é conversado antes de entrar inquilino sobre a importância de se respeitar um ao outro, sobre os horários, limpeza enfim tudo. Outro dia o parente deles em torno de 2 anos de idade estava batendo porta sem ninguém reclamar, então reclamei e ela virou a cara para mim, fez desfeita com cara feia, uma grossa de 19 anos de idade e ele (marido)tem 21 anos . Ela adora bater o pé enquanto desce a escada.ala muito alto e recebe amigas durante a semana que falam muito alto também. Será que não tem como provar que a pessoa neste caso não tem condições de morar juntamente com outras?Não tem noção de respeito ao descanso do próximo, pois agente nunca sabe o que está se passando dentro da casa da pessoa então não custa ser educado e não passar gritando na janela dos outros e falando ao celular na janela de quem está ainda dormindo devido ao horário de descanso. E quanto ao contrato ser de 1 (um) ano a senhora pode me esclarecer, ouvi dizer que vencendo 1 ano tenho que pedir a casa em 1 mês senão só poderei pedir após 5 anos, é verdade? Grata.
Pois é, Senhorita Angelina! É como lhe disse: tem coisas que é melhor perder do que ganhar. Quanto vale a sua privacidade? Hoje em dia, qualquer espaçinho que sobra num terreno, constrõem-se um "puxadinho" para alugar e ganhar um dinheirinho... Dinheirinho NÃO, pois no Brasil, o valor do aluguél é um absurdo de caro! Os proprietários, só faltam arrancar o couro do pobre inquilino... Fazem-se tantas casas num só espaço; janela com janela; porta com porta; verdadeiros cortiços! ...E ainda querem privacidade! Permanece aquilo que sugeri desde o princípio: não alugue mais, para não ter tais transtornos... Ou... selecione melhor seu inquilino alugando o imóvel para uma pessoa surda, muda e paraplégica... Continue estudando, querida, tem muito que aprender nesse NOSSO mundo... Encerro...
Ora, caro participante Thiago Rodrigues, você simplesmente afirmou uma suposição da Dra J Soares, pois o que me parece, já que se permitiu colocar o seu parecer, é que há um certo ressentimento dela nas palavras, talvez até por algum caso pessoal acontecido em relação à este contato locatário/locador. Pois bem, aqui estou apenas para ouvir a opinião de meus colegas que aqui se apresentam, não estou aqui para ser acusada de ganância, pois se tenho um imóvel e nele duas casas onde alugo para complementar subsistência e, sim eu tenho um inquilino conforme leram que é uma pessoa ótima e sem referências, porém o que está me dando trabalho é exatamente o casal que tem referência, mas quem é que nunca passou por isto, não é?Eu preciso de sugestões e não indagações, pois estou do outro lado como podem me julgar?Agradeço assim mesmo, mas foi um grande mal entendido dos Srs.
Boa tarde, tenho um kitnet que tem aparecia de um prédio.. Tenho um inquilino que tem utilizado o imóvel de forma Inadequada, leva amigos que utilizam bebidas, som alto, o lugar vive sujo cheio de garrafas de cerveja e pessoas desconhecidas. Além de quebrar uma das portas principais para o momento sem chaves já que a mesma só Abre por dentro. Pergunto posso pedir o imóvel de volta? Visto que o contrato é de um ano e o término só ocorrerá em maio de 2016.