Manutenção de restrição de transferência após extinção do feito

Há 12 anos ·
Link

Prezados, Tenho uma dúvida: Cumprimento de sentença em juizado, no qual no curso do processo foi encontrado um veículo no nome do devedor, o veículo não foi encontrado para penhora. Diante disso a MM. Juíza lançou no prontuário do veículo a "restrição de transferência". Pois bem, o processo continuou e não foram encontrados novos bens passíveis de penhora e muito menos o veículo. Diante disso a MM. Juíza extinguiu a ação por falta de bens penhoráveis, aos termos do Art. 53, § 4º da Lei 9.099 (Não encontrado o devedor ou inexistindo bens penhoráveis, o processo será imediatamente extinto, devolvendo-se os documentos ao autor). A decisão transitou livremente em julgado. Após um certo tempo peticionei requerendo a baixa da restrição judicial de transferência tendo em vista o devido trânsito em julgado da sentença que extinguiu o processo de execução. A MM. Juíza em despacho manteve a decisão, ou seja, decidiu pela manutenção da restrição judicial de transferência lançada no prontuário do veículo.

Alguém já se deparou com isso? “Manutenção de restrição judicial de transferência de veículo após o trânsito em julgado de decisão que extingue o processo de execução por falta de bens penhoráveis nos juizados?”

No meu entendimento A MM juíza mantendo a decisão de manter o veículo bloqueado ela está sendo imparcial, pois o judiciário não pode fazer o papel de advogado da parte credora.

Pois se o credor, quer de fato receber o seu crédito deverá primeiramente ajuizar novamente a execução e nesta nova execução requerer um novo bloqueio de transferência e penhora do veículo.

Caso o credor fique inerte ou enquanto está inerte não há que se falar em pagamento forçado. E muito menos em bloqueio de bens para salvaguardar o direito do credor, se ele mesmo não tem intuito em cobrar judicialmente.

Estou pensando em impetrar um mandado de segurança contra a decisão da MM Juíza que decidiu pela manutenção do bloqueio lançado no veículo mesmo após a extinção da ação. O que acham?

1 Resposta
joao salgueiro
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Uma boa história.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos