"Humorista" Rafinha Bastos - Estupro É Bom
Cujo "Comediante", diz:
"Toda Mulher que eu vejo na rua reclamando que foi Estuprada é feia pra car****... Tá reclamando do quê?! Deveria dar graças a Deus. Isso, pra você, não foi um Crime, e sim, uma oportunidade... Homem que Estupra Mulher Feia não merece cadeia, merece um abraço..."
Pergunto:
Existe a real possibilidade de alguém ser Condenado Criminalmente e/ou Civilmente por tal declaração, ou a Liberdade de Expressão é mais forte?
DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940.
Incitação ao crime
Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime:
Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.
Apologia de crime ou criminoso
Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:
Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.
Não creio que se encaixe em incitação ou apologia, é uma piada. Ou contar uma piada de um suicida é incitar ao suicídio?
Já o dano moral... não tenho certeza. Certamente se alguém compra o livro dele, ou vai ao show dele, e escuta a piada, não pode reclamar. Porém, se essa piada é imposta a uma vítima de estupro, entendo possível o dano moral.
Eu, particulamente, acho que ele é culpado de fazer piada sem graça. Só isso. De resto, é uma piada.
As declarações foram feitas por Bastos em seu show de comédia stand-up e reproduzidas na revista "Rolling Stone". Na ocasião, o humorista disse que toda mulher que reclama que foi estuprada é feia, e que o homem que cometeu o ato merecia um abraço, e não cadeia.
O pedido de inquérito é da promotora de Justiça Valéria Diez Scarance Fernandes, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar.
No ofício, a promotora diz que o humorista compara publicamente o estupro a "uma oportunidade" para determinadas mulheres e o estuprador a um benfeitor, digno de "um abraço". "O estupro é um crime. O estuprador é um criminoso que deve ser punido e não publicamente incentivado", diz Fernandes.
A requisição de instauração de inquérito é resultado de representação feita à Promotoria pela coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Thais Helena Costa Nader.
Contatada, a assessoria de imprensa de Rafinha Bastos disse que o humorista não tem nada a declarar sobre o assunto.
REPÚDIO
A piada de Bastos foi criticada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, órgão institucional formado por representantes da sociedade e do poder público, que divulgou nota de repúdio contra o humorista.
"A liberdade de expressão, direito previsto constitucionalmente, encontra limite quando em choque com outro direito, que é o da dignidade da pessoa humana, que está acima de qualquer outro", diz a nota. O conselho viu na piada de Bastos conteúdo machista e preconceituoso, "encorajando homens, bem como fazendo parecer que o crime de estupro, hediondo por sua natureza, não seja punível".
O humorista também foi alvo da Marcha das Vadias. Em São Paulo, as manifestantes fizeram protesto em frente ao Comedians, clube de comédia de Rafinha Bastos e Danilo Gentili. No Rio, o humorista foi vaiado por conta das declarações.
- CANAIS
Esse cara não vale o que come e se fosse a mulher dele , acho que iria gostar .Porque não é de nada por fazer uma baboseira dessas.
"Preciso reavaliar a piada. Poderia ser mais engraçada ainda. Mas eu acho engraçada... Você já viu uma mulher gostosa na TV reclamando que foi estuprada?", ele dispara perguntas, assombrado pela piada maldita. Inconformado com a reação do público de horas antes, ele busca formas de fazer a piada funcionar, mas prefere se reconfortar no caráter misterioso da plateia. "Às vezes faço uma piada de merda. Não é sempre que eu acerto", admite. "E tenho a tendência a agredir. Isso é uma coisa que às vezes até peco um pouco. Muitas vezes é um tiro no meu pé. Eu saio do palco e 'pedrada, pedrada, pedrada'. Aí entra um cara e diz: 'Meu pinto é pequeno'. E as pessoas riem!"
A plateia está excitada, chicoteando as paredes do lugar com longas risadas. A luta está ganha para Rafinha. Nessa sessão, quando ele continua com o texto, anunciando o abraço no estuprador, há muitas gargalhadas e até mesmo aplausos. Do palco, ele bate ainda mais forte, ri, faz dancinhas e fala sobre a gravidez de sua esposa e o ultrassom do bebê, quando o pequeno Tom "parecia uma ameba". Ele finaliza a sequência, agradece e recebe um "ahhhhhh". As pessoas querem mais. Ele sai. Precisa ir pra casa ver a mulher e o filho. Ainda dá tempo de me levar até a porta, dar muitos autógrafos no caminho e dizer: "Viu como a piada do estupro funciona?"
Genizah: Rafinha Bastos, o boçal que faz piada da vítima do estupro ... www.genizahvirtual.com/.../rafinha-bastos-o-bocal-que-faz-piada-da.htm... 23/06/2011 - Não é o caso do que ocorre com Rafinha Bastos, Danilo Gentilli do CQC e a turma do Pânico, ultimamente. ... Ciro Sanches Zibordi disse. .... Deveria passar uns dias na prisão prá ele ver o quanto é bom servir de donzelinha ...
Senhores:
Infelizmente essa pessoa ainda não conseguiu obter a indulgencia como diretriz de comportamento.
A mulher bem como qualquer pessoa deve ser respeitada
Muitos programas na televisão já citados prestam um " de serviço " à sociedade, denegrindo , vulgarizando a mulher e a familia, querendo esses ganhar dinheiro a qualquer preço.
A " depuração " do ser humano ainda passará por muitas gerações.
Cabe aos pais no mínimo tecer comentários elucidadores a filhos e amigos contendo a vontade desacerbada a programas desse conteudo.
Agua mole pedra dura......................
Estou de acordo com o que Postaram.
Porém creio que um eventual Processo só pode dar algum bom resultado, caso as Vítimas de Estupro entrem com Ação Conjunta, como por exemplo, a "Associação dos Ateus e Agnósticos do Brasil", que conseguiu derrotar o Apresentador José Luiz Datena, devido às declarações do mesmo sobre os que não acreditam em Deus. [Bem como a APAE, que conseguiu Proibir a venda de certo livro do Pseudo-Humorista em questão (Rafinha Bastos), cujo material continha Piadas de Deficientes Físicos e Mentais]
PS: E por falar em Estupro, se tiverem algum tempo, conheçam este Projeto > jus.com.br/forum/347636/vitimas-de-estupro-project-unbreakable-the-art-of-healing/
Atte.
(Mas esquecendo o Dano Moral já exposto por aqui)
E se o Adjetivo "Feia" viesse acompanhado de "Negra" e "Criança"?! Ex:
1 - "Toda Mulher Negra que eu vejo na rua reclamando que foi Estuprada é feia pra car****... Tá reclamando do quê?! Deveria dar graças a Deus. Isso, pra você, não foi um Crime, e sim, uma oportunidade... Homem que Estupra Mulher Negra não merece Cadeia, merece um abraço..."
2 - "Toda Criança que eu vejo na rua reclamando que foi Estuprada é feia pra car****... Tá reclamando do quê?! Deveria dar graças a Deus. Sexo na Infância é ótimo. Isso, pra você, não foi um Crime, e sim, uma oportunidade... Homem que Estupra Criança Feia não merece Cadeia, merece um abraço..."
Alguém vislumbraria algo diferente com tal mudança? (Será que a Justiça, devido a um Tema mais "Delicado", não Condenaria o Pseudo-Humorista?)
Atte.
Outro Pseudo-Humorista (Léo Lins)...
Não está muito certo o que de fato aconteceu, mas aparentemente, este pode ter se dado mal.
Segue o texto:
"Humorista do 'Agora É Tarde' tem visto cancelado para o Japão após piadas com tsunami" (http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/09/1337398-humorista-do-agora-e-tarde-tem-visto-cancelado-para-o-japao-apos-piadas-com-tsunami.shtml)