PAI QUE NÃO RECONHECEU A FILHA E NÃO QUIS CONHECER TEM DIREITOS?

Há 12 anos ·
Link

Boa Noite! Minha irmã anda muito nervosa, por isso estou aqui para tirar dúvidas com ela. Tenho uma sobrinha de 5 anos. Quando minha irmã ficou grávida, ela tinha 16 anos, e o namorado dela era maior de idade, e quando ela contou, ele não quis saber, e ela guarda até hoje e-mail dele dizendo que vai comprar remédio abortivo para ela, mas ela nunca aceitou. Ele não registrou, nunca viu, nunca ligou, não sabe nem o nome da minha sobrinha. Ele foi embora para outro estado. Minha irmã não correu atrás de reconhecimento nem de pensão porque ela não acha ele digno de ser pai. Passado 5 anos, (quinta-feira, 31), ele veio a passeio ao estado em que moramos e mandou dizer a ela que vai procurar a justiça porque agora ele quer ver a criança, e que pretende levá-la a passar o verão com ele no Estado em que ele mora. Depois de tudo, com e-mails dele salvo dele oferecendo à ela que abreviasse a vida da criança, de passar 5 anos sem querer saber de nada, ele consegue alguma coisa na justiça? A criança está muito assustada, pois ela tem como pai o meu cunhado, o qual minha irmã casou quando minha sobrinha tinha 1 ano. Com qual idade uma criança pode expressar a vontade de querer ou não contato com o pai nessas circunstâncias. Levando em conta que ele é uma pessoa com passagens graves pela polícia.

Aguardamos resposta. Desde já, agradecemos!

3 Respostas
Cruz1
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Se ela tem provas acredito que o q ele pode conseguir e a visita assistida na casa da mae e pagar a P.A, mais levar pra outro estado por enquanto nenhum juiz vai deixar, pq ele nao tem um vinculo com a crianca e a msm nunca o ter visto. Acho que e depois dos 7 anos que a crianca ja pode escolher.

nevS
Há 12 anos ·
Link

Antes de tudo, o pai biologico ters que ajuizar uma ação de investigação de paternidade que pode demorar anos. De 2 a 4 anos até o exame de DNA dependendo do estado, coloca mais um ano para sentença. E isso o suposto pai tem que fazer na comarca onde mora a criança.

Já que a criança tem como pai seu cunhado, este pode adotar a criança unilateralmente. Processo é mais rápido.

SIldora
Há 12 anos ·
Link

Não se trarta do direito do pai em ver ou conviver com o filho, mas, sim, da criança conhecer (e se quiser, ver) o genitor, o pai biológico.

Quando se tem filho os direitos dele (do filho) virão SEMPRE antes dos direitos dos GENITORES.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos