pai que não cumpre visitas

Há 12 anos ·
Link

bom dia! tenho uma sentença judicial estabalecendo regulamentação de visitas mas ha muito tempo isso nao é cumprido porque o pai aparece quando bem entende. muitas vezes ele não aparece quando deveria segundo a sentença e vem depois, outros dias e horarios. a sentença fala que ele pode pegar a criança a cada 15 dias, mas conversamos e eu concordei que ele pegue durante a semana e as vezes acaba vendo dois finais de semana seguidos, dependendo da situação. mas sempre de acordo com o que ele quer. se ele não aparece, tudo bem o menino ficar sem ver o pai, mas quando a situação é contraria, ele quer ver e eu já planejei outras coisas, ele não aceita. acontece que agora ele esta reclamando, querendo estabalecer novas regras sendo que ele não cumpre nem uma, nem outra, nem a sentença e nem o que já tinhamos combinado. minha pergunta é - o que devo fazer? é ilícito, depois desse primeiro acordo que não é cumprido, eu exigir que seja cumprida a setença e, se ele tiver interesse, que peça revisão? até que ponto posso/devo negociar esses dias com ele?

38 Respostas
página 1 de 2
Cruz1
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Nesse caso o melhor para o seu filho e as visitas livres, ja qur o pai nao cumpre horario, assim seu filho nao deixa de conviver com ele.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

gostaria que alguem respondesse a minha pergunta. visitas livres não deu certo, já tentamos. além disso, com visitas livres eu teria que estar sempre sujeita a deixar meus planos de lado para atender ao pai?

Cruz1
Advertido
Há 12 anos ·
Link

não necessariamente. existe telefone pra isso, no dia que ele for ver a criança liga avisando com antecedência. isso e só uma questão de bom senso de ambos os pais.

nevS
Há 12 anos ·
Link

Concordo plenamente com cruz. A melhor opção sempre é a visita livre. Obviamente com bom senso dos dois.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

vcs nao entenderam. gostaria que me respondessem a pergunta. ja tentei visitas livres, nao adianta, pq se eu planejo qualquer coisa e ele decide aparecer, eu TENHO que abrir mão, seja lá o que for. se eu digo que não dá naquele momento, que pode ser no dia seguinte ou mais tarde, ele nao aceita e pronto. muitas vezes, ele fala que vai aparecer e não aparece... fico esperando e nada. entao, é necessário que tenhamos horarios acertados. quero saber se tenho obrigação de negociar ou se posso cumprir a sentença?

Cruz1
Advertido
Há 12 anos ·
Link

vc não tem obrigação alguma de negociar, pode fazer cumprir a sentença sim. mais isso só vai ser bom pra você, o seu filho vai crescer praticamente sem pai... e se visitas livres não dão certo algum problema ai esta tendo. pq as mesmas existem pra acabar com qualquer picuinha entre mae e pai...

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

deveria ser assim, mas eis que temos um problema sim. como disse, essa liberdade das visitas me prejudica e prejudica também meu filho que muitas vezes espera pelo pai que nao aparece ou programa algo com os amigos (ele é adolescente) e tem que abrir mao para poder ir com o pai.

Julianna Caroline
Há 12 anos ·
Link

Ana Alicee

Quem deve cumprir a sentença é ele. Se ele não cumpre, azar o dele, não é obrigado a visitar os filho. Vc tbm não é obrigada a aceitar as visitas fora dos dias determinados em sentença. Se ele aparece nos dias em que não deveria, não deixe de fazer suas coisas nem de cumprir sua agenda por causa disso. mande-o pastar. Se ele quiser ver e conviver com o filho vai cumprir o que determina a ordem judicial. Qualquer coisa fora disso é picuinha pra te atazanar. Boa sorte**

JS2013
Há 12 anos ·
Link

Ana Alicee

o acordo que deve ser cumprido é o que está descrito em sentença. Nem mais nem menos para ambas as partes, salvo se houver concordância de ambos. As concessões feitas pelas partes decorrem exclusivamente do bom senso e da vontade de cada um.

Att.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

pois é, fiz muitas concessões e no fim estou saindo prejudicada, e meu filho também. por isso quis perguntar aqui, pois ele vem ameaçando pedir a guarda alegando que eu nao permito a convivência dos dois, apenas porque em uma dessas visitas livres (fora do horario da sentença) que ele pretendia fazer, eu tinha agendado um passeio com meu filho e alguns amiguinhos da escola, e sugeri que eles se vissem em outro horario ou dia. dizer que vem e nao aparecer é muito comum, infelizmente, já cansamos de ficar esperando. por exemplo, fala que vem meio dia, eu agendo uma reunião para as 13h por exemplo e as 14h, ele manda uma mensagem dizendo que nao poderá vir mais. nessa hora eu já imagino, nao é? tenho perdido compromissos de trabalho, reuniões sociais, as vezes algum esporte, alguma coisa, por causa de atrasos. nao tem mais como ser assim. tentei negociar dias combinados, para evitar esse tipo de coisa, mas ele nao quer. por isso, queria saber se tenho obrigação de manter o acordo verbal ou apenas a sentença.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

obrigada a todos pelas respostas.

nevS
Há 12 anos ·
Link

Se voce tem a visita regulamentada, deve obedecer as visitas. Se por ação sua ele não consegue pegar seu filho tem motivo de pedir a inversão de guarda, portanto, se ele não segue os dias de visita, o problema é dele.

Se estiver com medo dele pedir a inversão de guarda, nos horários que ele tem o direito pela regulamentação de visitas, tem algum amigo na sua casa como eventual testemunho que seu filho estava lá o esperando, mas ele não apareceu. E faça a mesma coisa quando ele pede para pegar o filho fora dos dias de visita.

Sua obrigação é com a sentença. Qualquer coisa que permite ao pai somente mostra que está de boa-fé.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

eu acabo cedendo mesmo porque quero que meu filho tenha contato com o pai. mas ele nao colabora, se eu cedo, ele faz esse tipo de coisa, nos deixa esperando, nao aparece, chega atrasado em relação ao que combinamos... tenho muitas mensagens e emails que comprovam que ele visita quando bem entende, que desmarca em cima da hora, que eu nunca nego e nem reclamo, a nao ser muito eventualmente, quando nao tem outro jeito por causa de compromissos que firmei, etc.

como ele vem ameaçando por eu nao ter cumprido uma dessas visitas livres, pensei em exigir que a sentença seja cumprida. assim, pensei, acabaria com esses problemas.

CIBELE LUNETTA
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Ana Alice,

Cumpra o que está estabelecido na sentença, permita a visita como está acordado. Você estará agindo dentro da lei, o que não seria motivo para o pai pedir a reversão da guarda.

Se ele faltar no dia da visita, só poderá fazê-lo na outra data de visita.

Você disse que já tentou tudo para que o filho pudesse ter convivência com o pai, e não adiantou, então agora ele que siga o determinado na Justiça (de 15 em 15 dias).

Felicidades para você e seu filho.

Celia maria1
Há 12 anos ·
Link

.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Ceci, o mesmo acontece comigo... se a gente deixa livre, vira uma bagunça porque parece que os pais não tem consciência de que também temos nossas vidas para seguir. ficamos entre a cruz e a espada, tentando fazer concessões pelo bem dos filhos e ao mesmo tempo tentando ter uma vida normal. cancelamento de compromissos tem sido minha vida por causa disso. vida social eu praticamente nao tenho mais, e o pai do meu filho, que some as vezes por semanas, quando reaparece quer exigir que nós estejamos disponíveis para fazer as coisas do jeito dele, adaptar aos horarios dele, etc. além de precisarmos de um tempo com nossos filhos (já que questões como trabalho acabam deixando nosso tempo também escasso), tem a questão da cabeça desses meninos. fico muito confusa quanto as providencias que deveria tomar. acontece muito de meu filho ir pra casa do pai e nao tomar banho, escovar os dentes ou dormir uma quantidade de horas que nao atrapalhe o rendimento escolar, isso porque, acredito, o pai tem a ideia de que como fica pouco com o filho, nao precisa cobrar certas coisas e precisa só aproveitar os momentos. vou tentar mais uma vez negociar alguma coisa com ele em relação as visitas. se não funcionar, vou exigir que cumpra a sentença. porque nao está certo deixarmos nossas coisas todas de lado para atender a vontade desses pais que aparecem quando bem entendem, não é mesmo? nao é justo ficarmos a mercê do desejo deles...

Celia maria1
Há 12 anos ·
Link

certeza amiga, se eles pensassem no bem dos filhos assim como nós pensamos, passariam muitoooo mais tempo ao lado deles, não colocariam trabalho, namorada, vida social na frente do convívio com os filhos. Eu cedi as visitações livres pensando no meu filhinho, em passar mais tempo com o pai, mas a partir dai ele começou a levar a criança para a casa da namorada, largava ele lá com o filho de 13 anos da outra e passava a tarde dormindo no sofa... (isso meu filho me conta) então ele começou a n querer mais ir com o pai... Converso muito com meu filho, apesar de ter só 7 aninhos ele é muito inteligente e sempre falo pra ele q ele n é obrigado a fazer o que não quer em relação ao pai, q ele n é obrigado a ficar na casa da mulher atual dele, caso ele n goste de ficar la, então o pai avisa que vem pegar e eu pergunto ao meu filho se ele quer ou n ir com o pai, ele liga pro pai e se o pai diz q vai fazer algo que o agrade ele vai caso contrario ele diz que vai ficar com a mamãe! Já não brigo mais pelo cumprimento da sentença porq para cumprir a sentença teria q obrigar meu filho a ficar com ele e isso eu n quero... por isso tenho abrido mão de "viver um pouco" também, ja estou separada a 4 anos e minha vida é dedicada exclusivamente ao meu filho... mas no meu caso ele n me chantageia nem me condena qdo ja tenho algo programado... ele ja ficou a passar 45 dias sem ver o filho, porq hj em dia n deixo mais de aproveitar o dia com ele, esperando o pai dar sinal de vida... como meu advogado disse, as visitas são um DIREITO do pai e não um DEVER nosso de deixar as crianças a disposição dele, se ele te ameaça ou te faz perder compromissos acho q deveria sim seguir o que a sentença manda e se ele n puder cumprir com esse DIREITO que foi dado a ele, q venha ver a criança somente no próximo dia de visitas... quem tem q se programar com os compromissos para poder estar com o filho é ele e n vc... VC TA DENTRO DA LEI, N ESTÁ DEIXANDO DE CUMPRIR SUA PARTE...

Dai_RS
Há 12 anos ·
Link

uma pergunta minha filha está com 13 anos nunca tive muita convivência com ela, estou tentando me reaproximar mas vejo que a minha ex coloca muita coisa do passado na cabeça da menina, tem algum meio de exigir que eu possa participar da vida dela???

obrigada

Cruz1
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Desculpa ceci maria mais seu filho esta virando um inetereceiro so vai com o pai se o msm o levar pro cinema, mac donald's etc. vc esta ensinando muito mal o seu filho. Se ele vai pra casa da namorada com o filho e bom pq o msm comeca ater contato com o que poss ser futura mulher. Se ele nao quer ir vc tem que incentivar ele ai, conversar com ele, nao fazer as vontades.

Julianna Caroline
Há 12 anos ·
Link

Credo, Ceci. Seu filho aos 7 anos já aprendeu a se vender. Que feio.

Kaaa Vc pode e deve pedir regulamentação de visitas e um estudo psico social da sua filha. Informe que vc acredita que a mãe aliena a menina contra vc e sua familia e que deseja que o estudo seja feito, pois quer conviver com a menina de forma saudável. Procure um advogado. Boa sorte**

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos