eu gostaria de saber sobre embasamento jurídico (EM QUE LEI É BASEADA) a negativa da Caixa em conceder financiamento parcial para um comprador de imóvel que tenha o nome sem restrições cadastrais, em virtude do vendedor do imóvel (JÁ QUITADO, ESCRITURADO E SEM DÉBITOS) ter seu nome com restrições, sem vínculo com o imóvel, ou seja, não há restrições com relação ao imóvel. Afinal o financiamento será concedido para o comprador e não para o vendedor. Exemplo: se posso vender meu imóvel (à vista) sem restrições, por que não pela caixa ? Repito: baseada em que lei ela (a Caixa) não financia parte do valor do imóvel ao comprador ?

Respostas

    N

    nevS Sexta, 08 de novembro de 2013, 12h55min

    Não há lei. Ninguem é obrigada a emprestar dinheiro para ninguem. A Caixa simplesmente está sendo cauteloso. Se algum juiz considere a dação em pagamento feito fraude a credores, poderá reaver o imóvel e assim a Caixa perderá o bem dado em garantia e nunca verá seu dinheiro.

    Já foi falado isso várias vezes. Terá que vender a vista ou terá que esperar até que a restrição saia da SERASA.

    F

    fauve Sexta, 08 de novembro de 2013, 16h19min

    nevS dependendo da restrição do vendedor o imóvel até pode ser vendido à vista, se algum bobo comprar. Eu mesma já desaconselhei negócios cujo valor da dívida poderia comprometer o imóvel. E se o corretor (que ganharia honorários com a venda) desaconselha a transação, quem compraria?

    N

    nevS Sexta, 08 de novembro de 2013, 16h23min

    Sim claro que não é boa ideia comprar um imóvel nestes condiçoes a vista, mas sempre tem alguem que sem medo compra, agora um banco emprestar dinheiro nestes condiçoes, sem chance.