APÓS A RÉPLICA EM REVISIONAL DE ALIMENTOS
Prezados colegas, Estou advogando em causa própria, representando meu filho menor em revisional para redução de alimentos. Em minha contestação, com 18 laudas, refutei ponto por ponto a Inicial, com fundamento legal, documentos e fotos comprovando minha defesa e expondo o que o Autor (pai de meu filho) não revelou, por trás de seus documentos anexados à inicial.
Como não houve acordo na audiência de conciliação, e eu só apresentei a contestação e os documentos naquela ocasião, o juiz concedeu 10 dias para o advogado do Autor se manifestar sobre a contetação, e 05 dias para eu responder à sua replica, para só então o juiz despachar.
Como não dá pra prever se o juiz ainda vai determinar outra audiência, gostaria de aproveitar esse prazo que vou ter para conseguir a improcedência do pedido.
Minha tese é que a pensão permaneça inalterada.
Minha dúvida: devido ao rito especial de ação revisioal de alimentos, minha nova oportunidade para me manifestar sobre o que o advogado do Autor falará será uma "tréplica"?
Alguém pode me dar um modelo simples de como vou redigir a peça e como terminá-la?
Não tenho prática forense há anos. Por isto, agradeço a ajuda.
Pela descrição essa revisão de alimentos nem de longe segue rito especial.
Esse prazo de 05 dias para se manifestar sobre a réplica só existe se o autor juntou documentos novos na réplica, conforme art. 398, do Código de Processo Civil.
Aí, como está seguindo o rito ordinário, o próximo despacho do juiz será para as partes especificarem as provas. Depois despacho saneador. Logo após, audiência de instrução e julgamento e aí sentença.
Concordo com o Thiago. O Juízo está adotando o ordinário, o que vem acontecendo com a exoneração de alimentos em que aplicava-se o especial, mas, por não constar do art. 13 da lei de alimentos, tem-se adotado o ordinário (o que melhora pro réu).
Azalea, nesse caso, como deve ter sido juntado documento novo na réplica, na sua manifestação em 5 dias, você impugnará o documento novo e no final da petição requererá que a réplica e os documentos que a instruem não sejam conhecidos e reiterará o pedido de improcedência do pedido autoral.
No início dessa petição, não menciona tréplica, mas diz assim: "Filho de Azalea", vem, através de sua advogada, manifestar-se sobre a réplica, em observância ao despacho de fls. XXX, expondo e requerendo ao final o que segue: ...
Boa sorte, Lia