REPETIR EXAME DEMISSIONAL?????AJUDA

Há 12 anos ·
Link

Fiz um exame demissional e o médico que a empresa contratou disse que não assinaria o ASO porque vide relatórios médicos eu estava impossibilitado de ser demitido, que eu voltasse para empresa e pedisse que me afastassem pelo INSS. O mesmo fez uma declaração relatando tudo e dizendo em observação que eu estava impossibilitado no momento de ser demitido. A empresa não se conformou e ligou para a clinica marcar um novo exame demissional, isso pode eu ter que me submeter a outro exame, isso é constrangedor demais.

8 Respostas
Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

obs

Gobel
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Não há motivo para se constranger haja visto que não ocorre qualquer ofensa contra a sua pessoa, não há desconfiança a cerca de sua idoneidade. Se houve algum problema com algum exame ou mesmo um diagnóstico que imputa dúvida, o Exame Demissional deve ser mesmo repetido.

Somente então, diante do novo laudo, será o trabalhador encaminhado à perícia do INSS. Há de se considerar que estando impossibilitado para o trabalho, o que impede tmb seu desligamento do emprego, mas os motivos apresentados não forem convincentes diante dos peritos da equipe médica do INSS, ficará o trabalhador afastado do emprego SEM RECEBER SALÁRIO (obviamente), mas tmb NÃO RECEBERÁ BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO.

Então, pergunta-se: quem mais perde com isso? Vc, o trabalhador, ou o empregador??

Diz o Bom Senso que será vc.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Oi Gobel, eu fiz o questionamento porque a empresa ligou para a clínica entrar em contato comigo para agendar outro exame (estou sendo cortês,porque foi na base da ameaça mesmo) porque o RH da empresa não enviou outra guia?? O médico do trabalho disse que o ASO da empresa só tem APTO e INAPTO PARA A FUNÇÃO,não lhe dando alternativa, por que segundo o mesmo não estou incapaz, estou em tratamento, e de acordo com todos os relatórios que estou em mãos sou passível de tratamento,então que ela trate e me dispense depois,em fim ele tem um CRM a zelar (palavras dele). Não seria correto por parte da empresa que servi todos esses anos me dispensar doente fato causado pelo descaso em ambiente de trabalho para com o profissional.

Gobel
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Se vc tem laudos e atestados de seu médico afirmando que vc está em tratamento, é imprescindível que seu médico determine se é ou não doença incapacitante para o trabalho.

Não o sendo, este médico que fez a ASO exagerou ou não está preparado para atuar como médico do trabalho. Ele por acaso recomendou seu afastamento do trabalho?? Não,...então......

Recomendo que seja mesmo realizado novo ASO, mas em outro local ou com outro médico.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Gobel eu levei todos os relatórios, exames e atestados, ele questionou até o porque de não terem feito a CAT, porque está bem explicado em relatórios,doença profissional. Disse que o correto seria a empresa me afastar pelo INSS,depois que ela tomasse outras providências. Eu estava querendo ir na Delegacia do Trabalho, porque eles não estão querendo aceitar o que médico declarou e disse para mim aguardar que estão vendo o que vão fazer, isso já fazem 10 dias, estou sem dormir, tenso, porque estou vendo que querem se livrar de mim, questionei como fica minha situação e disseram "Você está demitido", nem homologaram ainda!o pior é que não me deixam entrar na empresa e tratam tudo na recepção na frente de clientes e outros colegas.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Sim, ele recomendou o meu afastamento, disse que procurasse os médicos que me acompanham e fizesse o devido afastamento, já estou com ele em mãos. No relatório ele diz " estando impossibilitado de exercer suas funções temporariamente".

Gobel
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Ele RECOMENDAR é uma coisa, ele emitir atestado médico descriminando o afastamento é outra.

Ele tmb podia ter naquele momento reconhecido o nexo causal da doença, indicando ser doença profissional. E ele, ou vc mesmo, ou seu sindicato, com base neste laudo e no atestado médico indicando o afastamento do trabalho por doença profissional, abrir a CAT.

Essa expressão " estando impossibilitado de exercer suas funções temporariamente" não é um afastamento necessariamente. O médico precisa seguir o rito, emitir atestado informando que vc deve permanecer afastado de suas funções ou do trabalho (sem condição de ser readaptado).

Sugiro que busque o serviço de medicina do trabalho de seu Sindicato, ou seu médico para que avalie a realidade da situação, e emita o atestado de afastamento. O empregador não tem como encaminhar vc ao INSS apenas com o parecer de "estando impossibilitado de exercer suas funções temporariamente".

Boa sorte!

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Oi Gobel, a empresa entrou em contato comigo e disse que fará a minha reintegração, me informei sobre a CAT,estou aguardando a minha consulta para o médico que me acompanha me ajudar a abrir, estou com o afastamento, o que me deixou chateado é que eles tendo consciência de tudo,mesmo assim tentou me demitir, olhe passei por uma tortura psicológica, sabendo que estava certo, daí depois deles tentarem de tudo,até mesmo mandar eu deixar correr a demissão ligar e "olha João analisamos o seu caso e vamos readmitir você" readmitir ou reintegrar? Há certo descaso com o profissional, tenho mais de 20 anos de profissão e nunca fui sujeitado a uma situação dessas, sempre cumpri tudo certinho,nunca fui de estar colocando atestado, minha demissão virou logo manchete, me receber na recepção? Falar " vc está demitido, quer complicar? na frente de clientes! Me senti humilhado, porque tenho certeza que vesti a camisa da empresa, nada impede que me demita,mas me demita como eu entrei, saudável,para que eu possa seguir com a minha caminhada e sustentar a minha família. Obrigada pela atenção e vá desculpando o desabafo.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos