É obrigação do advogado dar "recibo" de documentos recebidos do cliente?
Em que parte do "Direito do Consumidor", trata do direito do cliente de advogado, receber "recibo" detalhado da documentação entregue ao advogado? É obrigação do advogado dar "recibo"? Se acontecer que o advogado dizer que não anexou determinado documento porque o cliente não o entregou em tempo hábil, não havendo recibo de "recebi" que deveria ser dado pelo advogado e não o deu, como fica a situação? Não deveria ser espontânea e correta essa atitude por parte do advogado? Como fica a discussão de palavra contra palavra dessa situação? Obrigado.
Pela falta de resposta e ou manifestação, vejo que essa atitude dos advogados, na geral, é de praxe. Ninguém dá recibo de nada e nem é habito, assim o cliente fica nas mãos do advogado, seja bom ou não. Nesse momento, da negação do "recibo" que é um direito do consumidor, acho eu, termina-se o elo de confiança entre cliente e advogado. Porque, quando o advogado falha, no processo, dependendo a defesa, de inclusão de documentos no processo, a primeira coisa que o advogado vai alegar é que o cliente não entregou os documentos em tempo, como aconteceu comigo. E fica ai a palavra de um contra o outro. O que acho de extrema gravidade. A OAB deveria, por obrigação alertar aos seus associados a proceder, salutar e normalmente, a dar recibo de todo documento que lhe é entregue. Assim a confiança entre ambos sera maior . Mas tem OAB que bota panos quentes nos erros de seus associados e o Código de Ética vai para o brejo.Infelizmente.
Sr. Vanderlei: continuo achando que o advogado deve sim, dar recibo ou declaração detalhando os documentos entregues a ele. O advogado não é dono absoluto da verdade e a confiança. Negócio é negócio. então só recibo do dinheiro recebido. Claro que não. Se o advogado se protege quanto aos procedimentos dos clientes, o cliente que dá ao advogado a chance de sobrevivência deve ser protegido também. Sem cliente não haveria advogado. Já me aconteceu, de ter entregue documentos em tempo hábil e o advogado negar que se entregou esses documentos fora do prazo. Disse me disse? Não, devem existir documentos que provem os fatos, afinal a justiça só funciona na base de provas concretas. Pode observar o Senhor, nas discussões que iniciei ninguém se manifestou. Será porque ninguém dá recibo? Obrigado.