direitos do padastro
Olá
Primeiro quero colocar o fato: meu primeiro marido faleceu e tivemos um filho, meu filho tem 14 anos, casei novamente e meu esposo e super pai para meu filho cuida muito bem dele, é muito melhor que qualquer pai que vejo por ai, é muito carinhoso compra o que pode e o que não pode para meu filho. Meu filho é dependente dele em plano de saúde da empresa,em clubes, meu esposo paga escola, inclusive é responsável por ele na escola. Hoje meu filho foi tirar o RG acompanhado pelo meu esposo, pois trabalhei e não conseguiram tirar o RG, tem que ser somente pai ou mãe....pai, no caso é impossível, pois ele faleceu, ora meu esposo é responsável pelo meu filho agora... por que não pode acompanhá-lo para tirar o RG???? Não entendo isso... É isso mesmo, então agora meu filho só depende de mim?
Acima de 12 anos, ele pode fazer o RG sozinho, então padrasto poderá acompanhá-lo sem probls.
E não se trata de roubar a paternidade do morto, pai infelizmente morreu, e o padrasto, assumiu esse papel.
Caso eu venha a faltar para o meu filho, espero que ele tenha um homem no qual possa se espelhar para ser um adulto.
Peguei no site do DETRAN-RJ
http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=159
"O menor de 12 anos deverá comparecer à Unidade de Atendimento acompanhado de pai, mãe ou responsável legal, que deve estar portando original e cópia ou cópia autenticada do documento oficial de identificação. No caso de responsável legal, também deve ser apresentado original e cópia ou cópia autenticada do documento que comprove esta condição."
Padrasto tem uma ligação social com o filho da esposa, e essa ligação se rompe assim que não existir mais o relacionamento com a mãe da criança. Não se pode depositar sobre os ombros dele a responsabilidade que ele não tem, atribuir qualidade de ligação não existente entre ele e a criança, exceto se foi construida de forma natural, pois nem todas o são.
O padrasto pode lançar mão da Lei Clodovil e adotar o enteado, sem com isso retirar deste sua origem. Padrasto que é pai faz isso, dá a cara a tapa. Encher de presente hoje é facil, afinal, amanhã passa pela porta e a fecha, deixando os outros para trás (não fazem assim com as ex?). Quero ver assumir compromisso pro resto da vida, tomando para sí, de fato e de DIREITO, o filho de outro homem.
Prezado Hedon,
Achei sua resposta muito ofensiva, o pai do meu filho faleceu quando ele tinha apenas seis meses de idade, isso é justo? Até o meu filho completar sete anos, cuidei sozinha do dele, arcando com tudo, passando por dificuldades e sem ter ajuda de ninguém, agora que encontrei um companheiro acho que nada mais justo que ele me ajude nessa tarefa de educar e orientar um filho. Aos outros que responderam agradeço muito.