Sindicancia militar (batida de Vtr militar)

Há 11 anos ·
Link

Olá, sou militar temporário do exercito, estou respondendo uma sindicância sobre um acidente com Vtr militar em exercício de deslocamento, onde sobre o caso vou dizer logo em baixo ...

Em comboio de viaturas em pista auto estrada, onde a velocidade máxima é de 90km/h, minha Vtr era a penúltima, vindo atrás somente uma outra viatura de manutenção, esta se deslocando bem afastado do comboio.O deslocamento do comboio foi feita em coluna cerrada, sem utilização de batedores e balizadores, após 20min de deslocamento, em via de auto estrada(Av. Brasil), uma das viaturas da frente veio a realizar uma freada brusca, fazendo com que as demais que vinha atrás, também realizem a freada brusca, causando derrapagem de pneu e até ficando de lado para não colidir com a da frente, sendo que a minha Vtr, mesmo com a frenagem, não segurou, ocasionando colisão com a da frente e em seguida a da frente sendo arremessada com a posterior a dela, no momento fizemos balizamento de segurança e não houve feridos, dando assim a continuidade ao comboio, ficando apenas duas das três viaturas colididas, pois a terceira viatura não sofreu avaria.

Antes do deslocamento, foi reunido e dito pelo superior do exercício, para que os motoristas que respeitasse o CTB, que não ultrapassa-se velocidade máxima de 80km/h e para manter a distancia de segurança (não dizendo qual ela seria ou como se calcula), na realização da sindicância, foi apurado que o comboio como todo estava na velocidade estipulada e que a distancia de segurança também( na apuração por mim dito esta era de media de 20m e também pelo os outros), para a minha defesa, usei o argumento de que em comboio não se espera uma freada brusca, que a Vtr da frente não sinalizou com o pisca alerta de que avia algo atípico de deslocamento, ocasionando assim a perda de tempo para eu acionar o freio de forma mais brusca até o entendimento de que aquela freada da Vtr da frente tenha sido uma freada brusca, respondi também de que a Vtr que eu estava, o seu sistema de freio é mais baixo que as demais( a minha Vtr não era igual as demais) fazendo assim não possível evitar a colisão, tive que responder também que este "defeito" já era de conhecimento meu, de que era baixo.

Gostaria de saber se tenho mais algum meio de defesa para este caso, onde estou por presunção de culpa por ter colidido a traseira, onde que ate o momento eu e o chefe da minha Vtr somos somos os responsável pelo ressarcimento do concerto.

1 Resposta
..ISS.
Há 11 anos ·
Link

teve pericia? de onde tirou que a distancia de segurança era de 20 metros, outra coisa, pisca alerta não serve e não se deve usar qd o veic esta em movimentos. Se tinha conhecimento de que a vtr já tinha defeito e mesmo assim assumiu o risco então há grande chances de vc ser responsabilizado pelo acidente. disse chance e não que será.

Esta pergunta foi fechada
Há 10 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos