usucapião em terreno de mãe.
boa noite,
Minha mãe, tem 05 filhos, e 05 lotes. Há mais de 20 anos atrás, minha mãe (ainda é viva), cedeu por boca autorizando cada filho a construir em um lote. Ocorre, que meu marido, construiu toda a casa, após, 10 anos construída, minha mãe saiu da casa antiga dela, para deixar para minha outra irmã construir, e minha mãe construiu em cima da minha casa. Minha mãe, deixou a casa (ap) em cima da minha casa e foi morar em outro apartamento. Ela aluga o seu apartamento. A minha casa, nunca foi requerida, nunca paguei aluguel, conta de luz em meu nome há mais de 20 anos, posse é mansa e pacífica.
Gostaria de saber se posso pedir o usucapião. Minha mãe ainda é viva. Ela não se importa em relação a nossa casa, pois pra ela cada filho tem sua parte, ocorre, que meus irmãos já falaram que vão querer disputar a casa que construímos, em vez de só brigarem pela parte de cima.
todos os lotes dos irmão, estão em nome da minha mãe.
Eu posso entrar com usucapião? Se sim, me auxiliem. Se não, o que é possível ser feito?
OBS: Minha avó doou para eu construir. Assim, como fez com os outros filhos dela. O problema é que foi só de boca. Pois ela diz: Quis deixar cada filho meu, com um lote para construir. O Problema todo, é os irmão brigarem para que minha casa entre no futuro inventário, pois não poderão vender a parte de cima separadamente. E eles não querem colocar os lotes em que também construíram.
Não, vc não pode pedir usucapíão de bem que lhe foi emprestado para uso, e o dono não abandonou o bem ao léu, principalmente por tratar-se de bem de família a que vc irá provavelmente suceder.
O inventário irá considerar o terreno e individualmente as benfeitorias que cada um fez, devendo ser a cada um ressarcido em seus gastos, devendo o espólio fazer esse pagamento. A questão é cada ter as notas de despesas que comprovem ter feitos tais gastos com a construção.
O terreno todo terá de ser inventariado, ou jamais mudará de proprietário.