Vizinho fechando registro de água
Olá prezados. Venho por meio desta encaminhar a seguinte situação que anda ocorrendo em minha casa. Moro junto com minha mãe e mais dois irmãos pequenos em uma casa que se localiza em um terreno aonde também moram minha tia e tio paternos. Ambos estes frequentemente fecham o registro geral de água sem dar nenhum tipo de esclarecimento e por muitas vezes se nota que há malícia em sua atitude pois o registro é fechado após algum tipo de desavença entre nossas partes. O registro de água assim como a localização dos dois relógios (o abastecimento de energia elétrica já é divido) fica no portão deles, sendo que os mesmos construíram uma parede para que nós não tivéssemos acesso tanto ao nosso relógio quanto ao registro geral de água. Ao longo dessa última semana temos enfrentado diversas frustrações pois eles fecham o registro praticamente o dia inteiro, abrindo apenas quando pedimos e em menos de dez minutos já fecham. Os mesmos alegam que estão com um problema no encanamento deles e que não podem deixar o registro aberto para que o banheiro deles não molhe devido a esse problema.
Venho então solicitar ajuda para saber se há algo que possamos fazer já que com o registro fechado não podemos lavar louça, lavar roupa e os banhos ficam limitados a capacidade da nossa caixa d'água, que por sinal já é pequena. Também gostaria de saber se eles podem impedir nosso acesso ao registro e a caixa de relógio com essa parede e qual seria o prazo máximo para eles arrumarem esse problema deles ou o tipo de recurso que possamos entrar na justiça.
Grata pela atenção
Agatha Gomes Almeida Venâncio;
Peça à fornecedora de água para instalar um hidrômetro para à sua casa.
Peça para a cia. fornecedora de Energia elétrica para providenciarem a troca do posicionamento do relógio.
Medidas que acredito serem factíveis e de (aparentemente) solução.
PENSE NISSO.
Afetuosamente;
Compreendo. Sim a conta de água vem no nome deles, o problema é que queríamos evitar ter as despesas com o recolocamento do relógio e um hidrômetro novo justo nesse mês que fica complicado para a nossa situação financeira. Sendo assim ainda dependeríamos da boa vontade deles para abrirem e fornecerem a água, direito fundamental da pessoa humana, até que nós possamos arcar com os medidores mesmo colaborando com o pagamento da água em geral todo o mês?
Grata pela atenção.
"dependeríamos da boa vontade deles para abrirem e fornecerem a água,"
A fornecedora de água é quem vai fazer isso.
Se vc precisa do favor deles então evitem brigar com eles. Eles não tem a menor obrigação de aturar vcs e ainda quebrar o galho aguentando a conta de água (vai que vcs não pagam!!!!) ou mesmo facilitando para que vcs não tenham maiores despesas.
Desculpa mas sua colocação é um tanto quanto equivocada. O lote não é propriedade de nenhum deles, a distribuição de água sempre foi assim durante anos e nunca houve nenhuma desavença. Em relação a fatura de água a mesma é divida em partes iguais e todos colaboram. Creio que deveria haver uma certa cautela antes de elaborar um texto da maneira que você o fez, deixando clara uma ambiguidade que sugestiona imparcialidade. "Eles não tem a menor obrigação de aturar vcs", negativo. O Código Civil resguarda o cidadão contra qualquer tipo de ato que o prejudique, mesmo que por um vizinho. Sendo assim eles podem até terem o direito de não ter afeto por nossa parte, porém não podem tomar nenhuma atitude que fira nossos direitos como cidadãos. Simplesmente por nos privar de ter acesso ao nosso relógio que se localiza no portão já demonstra que a outra parte está com diabrura, fechar o registro por motivo banal não é ato honroso, diga-se de passagem, muito menos guardado em direito.