Quem paga pensão se o pai está preso??
Por favor, tenho duas filhas de 10 e 3 anos e o pai delas está preso, ele nunca ajudou em nada porque nunca trabalhou mas estou cansada de arcar sozinha, mãe dele é autônoma e diz que não pode me ajudar. Como fica minha situação? O juiz vai avaliar se a mãe dele pode pagar ou entra com um processo contra ele e quando ele estiver em regime semi aberto arruma um emprego e paga a pensão? Ressalto que minhas filhas não tem direito ao auxilio reclusão. Grata!
[...]
Sim, vc pode até tentar requerer dos ascendente colaboração para ajudar nas despesas básicas dessas crianças, sem dúvida a justiça irá avaliar a real condição da avó autônoma, adianto-lhe que se ela tiver problemas de saúde que demandem compra de remédios ou outras despesas dificilmente a justiça a condenará a pagar pensão alimentícia. E frente a necessidade de colaboração para sustentar os filhos a justiça tmb chamará os avós maternos a prestar esse auxilio, quer dizer, não é só a mãe do pai quem irá participar da pensão aos netos.
[...] Respondendo a sua pergunta, tb tenho filhos de alguem q esta preso,Entrei na justiça com pedido de pensao alimenticia e o diretor do presidio foi obrigado a colocar o pai do meu filho pra trabalhar dentro do presidio e assim ganhar um salario pra poder arcar com a pensao aqui fora,nao e muito,mas o suficiente pra ele ver que filho nao e so de mae nao ta?Qto a avo,deixe ela pra la,se ela se nega a ajudar o neto e pq nao tem amor nem nela propria,entao se nao parte dela deixe ela pra la a justiça divina vai cobrar,agora o pai do seu filho tem obrigaçao e faça como fiz,corra atras dos seus direitos.Experiencia propria.Abraços e cuide dos seus filhos pq eles nao sao cachorros para serem abandonados em abrigo,como sugeriram a voce.Com força,determinaçao e foco,vc vai vencer
Agatha Cristy obrigada pela ajuda mas é claro que não vou entregar as minhas filhas pra adoção trabalho e dou a elas tudo que posso graças a Deus nunca faltou o necessário e também não quero explorar a avó delas, apenas acho que ela poderia fazer algo pra ajudar as netas. Mas é normal que as pessoas que não me conhecem critiquem a minha vida pessoal, o que não convém já que estou aqui pedindo ajuda juridica. Mas muito obrigada da mesma forma.
Eures, não sabemos o que se passa na vida das pessoas que vem aqui buscando orientação. Bem poderia ser o seu caso (como o é, de centenas de outras mulheres) não estar tendo condições de cuidar de seus filhos.
Muitas crianças ficam pelas ruas porque as genitoras desconhecem que podem entregá-las a abrigos, algumas pensam que fazendo isso estariam abrindo mão de seus filhos, mas não é assim!!! O abrigo acolhe a criança cujos pais estão sem condições de criar, essas crianças não vão pra adoção. Tem mães que por recear o que os outros irão fazer com seus filhos, ou o medo que sumam com eles, preferem deixar as crianças pelas ruas como se isso fosse melhor para as crianças.
Sugerir que uma mãe entregue o filho a um abrigo não é ofensivo, é um esclarecimento a quem se supõe deseje o melhor aos próprios filhos, e estando em situação dificil ao ponto de necessitar da ajuda do outro genitor, deixar as crianças passar necessidade é que é uma ofensa, uma agressão, a elas, os pequeninos que não podem escolher de quem e onde nascer.
Quem disse que colocar os filhos em abrigo e dá-los em adoção??????
Quando os pais estão em miséria extrema o que eles devem fazer com os filhos??? Levá-los a morar na rua com eles, os adultos??? Passar fome com eles???? Se expor aos perigos, com eles????
Ou exercer um direito que é o de colocar os filhos abrigados onde irão ter um lugar seguro para ficar, uma cama quente onde dormir, 4 refeições saudáveis todos os dias????? Quem lhe disse que abrigo é orfanato?????? Em que pais vc está???? De que pais vc pensa que estamos tratando???
nao estou enganada nao,realmente depois do pedido o diretor sim arrumou um emprego pra ele dentro do presidio,a justiça nao obriga o preso a trabalhar mas sim comunica o diretor q ofereça emprego para o mesmo caso ele se encontre em uma unidade com essas condiçoes,nao digo q ganha milhoes,nao preciso fazer sensacionalismo e nem me aproveitar da situaçao alheia pra expor algo.Digo pq passei essa situaçao,tenho experiencia propria,Eu ao menos tenho algo ha dizer,pq se for pra orientar uma mae q se encontra chatiada a colocar os filhos no orfanato,pq e melhor q ficar na rua etc,prefiro ficar sem dizer nada.Para dizer algo desse tipo temos q saber da vida das pessoas e nao sair por ai dizendo isso e aquilo.afff HIPOCRESIA HUMANA
Acredito que estão criando uma discussão pouco favorável para a pessoa que veio procurar ajuda, querida Eures aconselho você procurar um advogado para agendarem uma conversa pessoalmente, um advogado que irá dispor a você seu direitos e o caminho que deverá tomar... Este site acredito eu, que não foi criado para julgar ninguém, muito menos determinar o que a pessoa deve fazer mesmo porque não se trata de um site só com advogados eu não sou advogada e estou me pronunciando, mas dar uma luz um caminho. A colega se referiu aum problema que aconteceu com ela e qual foi o caminho tomado, por palavras trocadas, impensadas gerou um atrito, também não consigo encontrar onde você disse que esta em "miséria extrema". Sua duvida é saber sobre a pensão que é um direito das meninas... Acredito, mas não posso afirmar, bem a avó só ajuda se ela quiser, ela não é obrigada, se ela não quer deixe pra lá, não arrume mais discórdia e desamizades, pense nas meninas... O correto é o pai arcar com as despesas, se deu certo com nossa colega que se pronunciou, por que não tentar? saiba que o não você já tem, vá em busca do SIM... Mãe guerreira e determinada, é isso que Deus gosta!
.. Abra uma causa na justiça, contrate um advogado, claro se isso for importante pra você, ele irá encontrar a melhor saída. Se você precisar te indico uma advogada muito boa, em suas causas e boa de coração também... Fique bem Ps.: Aconselho também que os dois do debate marquem de se conhecer, já vi muito relacionamentos iniciarem assim! #ficaadica
Gente, com todo o respeito: deixar crianças PROVISORIAMENTE num abrigo não significa desamor e muito menos que a criança será dada em adoção. Significa que a criança terá uma família provisória enquanto os pais estiverem em situação de necessidade. Os pais continuam convivendo com as crianças.
Aqui sem Sampa existem casas que abrigam (poucas crianças em cada casa), menores de idade em situação de risco.
Que bom que não é o caso da Eures, mas não seria vergonha se o fosse. Nós nunca sabemos quando é a nossa vez de ajudar e quando cairemos de quatro precisando de ajuda, não é mesmo?
E no tocante à colocação da betoribpreto, não seria talvez apenas que o diretor disponibilizou uma vaga? E o preso aceitou essa vaga?
Desculpem a intromissão de leiga, axé a todos
Voce pode cobrar dos avós, sim. Veja o que diz o art. 1698 do Código civil
Art. 1.698. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, não estiver em condições de suportar totalmente o encargo, serão chamados a concorrer os de grau imediato; sendo várias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporção dos respectivos recursos, e, intentada ação contra uma delas, poderão as demais ser chamadas a integrar a lide.
Se ele não tem emprego, não tem dinheiro. Como exigir dele ?. Aliás, acho que em caso de separação do casal, aquele que quiser ficar com os filhos (e há muita disputa em torno disso), deveria assumir também os encargos, a menos que o outro (vencido) queira colaborar expontaneamente. Afinal ambos são responsáveis pois, o pai sozinho não os faz, mas quem os reivindica deveria assumí-los. Acho injusto botar alguém na cadeia por não ter condições de pagar a pensão, muito menos os pobres dos avós que não têm a menor culpa das brigas dos casais e da separação.