Bom dia. Gostaria da opinião dos Sr.(a) no tocante a apreensão de veículo que causa perturbação do sossego com som em alto volume ( os chamados carros pancadão). Em minha cidade (interior de Minas) a PM está apreendendo os veículos com som em alto volume, eles possuem o decibelímetro (aparelho usado para medir a altura do som). Achei três legislações sobre o assunto:

Art. 228 do CTB. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

A resolução 204/2006 do CONTRAN. LINK http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao204_06.pdf

E o Art. 42 da LCP. Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:

    I – com gritaria ou algazarra;

    II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;

    III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;

    IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

    Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.

A questão é: Em toda esta legislação a apreensão do veículo não está prevista, pois o Art. 228 do CTB diz claramente retenção! Então a apreensão do veículo neste caso está sendo legal ou ilegal? Desde já agradeço.

Respostas

    M

    Marcelo G. Sexta, 31 de janeiro de 2014, 7h31min

    Art. 229. Usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou
    que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo
    com normas fixadas pelo CONTRAN:
    Infração - média;
    Penalidade - multa e apreensão do veículo;
    "Medida administrativa - remoção do veículo".

    Art. 229. Usar indevidamente no veículo aparelho de alarme "ou
    que produza sons e ruído que perturbem o sossego público", em desacordo
    com normas fixadas pelo CONTRAN:
    Infração - média;
    Penalidade - multa e apreensão do veículo;
    "Medida administrativa - remoção do veículo".

    ?

    rafael 1123 Sexta, 31 de janeiro de 2014, 8h11min

    Realmente, não tinha observado o Art. 229 do CTB, mais o 228 não seria o mais especifico para casos de som alto?

    M

    Marcelo G. Sexta, 31 de janeiro de 2014, 8h14min

    Tanto o 228 como o 229 que trata de "sons e ruído que perturbem o sossego público" tem como medida administrativa a remoção do veículo.

    Bom dia.

    N

    nevS Sexta, 31 de janeiro de 2014, 9h29min

    Não deveriam remover os carros, mas remover os objetos que fazem os ruídos altos e vender em hasta pública.

    Do jeito que está, a pessoa remove os objetos, leva tudo para casa e monta de novo. Não adianta nada.

    L

    Luca Rocha Domingo, 09 de fevereiro de 2014, 3h43min

    Policial já tentou reter meu veiculo, mas eu passei vergonha nele, meu son é original de fabricam entao eu disse ao policial que eu iria representa=lo junto ao orgao competente por abuso de poder, e que era só eu apresentar fotos do meu son para retirar o veiculo no mesmo dia junto ao comando da PM,,,

    Nunca vou esquecer esse dia,,,

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Domingo, 09 de fevereiro de 2014, 16h07min

    Rafael!

    Para esse tipo de situação, o correto é aplicar o Artigo 228:

    Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

    Logo, não deve ocorrer a remoção do veículo ao pátio.

    Caso os Agentes estejam utilizando o Artigo 229 (para fazer a remoção ao pátio), há necessidade de verificar quais informações estão lançando no Auto de Infração. Dependendo, estão errados.

    Sugiro contato com alguma pessoa que já foi autuada para verificar o que consta nesse documento.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    ?

    rafael 1123 Terça, 11 de fevereiro de 2014, 17h08min

    Marcelo G, o artigo 228 consta apenas retenção do veículo. por isso minha dúvida!!!!

    ?

    rafael 1123 Terça, 11 de fevereiro de 2014, 17h11min

    Luca rocha.
    Mesmo com som original se você causar perturbação do sôssego cabe a multa, mas minha duvida é quanto a apreensão do veículo, a multa sei que cabe, independente de ser som riginal ou não.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Terça, 11 de fevereiro de 2014, 17h12min

    Rafael!

    Cabe apenas retenção do veículo para regularização. Ao desligar o aparelho ou diminuir o volume já regulariza a situação.

    Atenciosamente,

    Fernando

    site: www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    ...ISS.. Terça, 11 de fevereiro de 2014, 17h19min

    Pouco importa se era original se era produzido em fundo de quintal, se foi projetado pela nasa, o que importa é volume de som que ele produz, se o decibelimetro indicar que o aparelho esta produzindo som excessivo, em desacordo com a lei vc pode espernear, representar, chorar no mastro da bandeira. Autação na certa, como possivelmente configura crime contra o meio ambiente, destino dp e pátio para ser periciado.

    J

    José Abrantes Domingo, 16 de fevereiro de 2014, 1h42min

    Pessoas que acham que não podem ter seu veículo apreendido por som alto, por lacre violado (que é facílimo de ser cortado) vão com certeza.

    Pedro Henrique

    Pedro Henrique Quinta, 13 de novembro de 2014, 11h44min

    o engracado e que aqui na cidade rola uma mafia danada. aqui nao tem decibelimetro e uma vez meu carro foi preso por som alto. imaginem que dentro da cidade existe um patio de apreencao delegado e dono de patio coliados.. qualquer coisinha estao prendendo seu carro pra render dinheiro enquanto fica preso concluçao quando for tirar o carro tem que pagar e pra eles mesmo ne.. todas as despesas acertadas no mesmo patio de apreensao nota em cima de nota pra eles.. por isso que digo sempre e bom um poco de conhecimento.. nesse caso eu podia bater a perna e dizer tem como provar que o som esta alto? tem o decibelimetro ai?

    Almeida Advocacia

    Almeida Advocacia Quinta, 31 de março de 2016, 23h23min

    Concordo com o Rafael. Ao meu ver não se pode fazer analogia ("in malam patem") aplicando o art. 229. Em outras palavras, a apreensão do veículo é ilegal. O problema é que o desgaste é inevitável, pois a polícia acaba realizando a apreensão e o proprietário precisa contratar advogado para peticionar a restituição ao juiz.

    Gil Bonfa

    Gil Bonfa Quarta, 08 de junho de 2016, 19h37min

    Pelo código de trânsito ocorre a remoção do veiculo se acaso o problema não for sanado no local, mas mesmo assim é autuado, se acaso o aparelho de som não for o original de fabricante ocorre também a remoção do veículo por alterar as características do mesmo e se o som perturbar o sossego o condutor ainda é alcançado pelo código penal e é apresentado na delegacia.

    D

    Desconhecido Quarta, 08 de junho de 2016, 19h44min

    a troca do equipamento de som original por outro não configura alteração das características do veículo.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quarta, 08 de junho de 2016, 21h04min

    Som não faz parte de características do veículo, nem aqui, nem na China!!!!
    Não é só perturbação do sossego que ocasiona encaminhamento pra delegacia! A perturbação da tranqulidade também!
    Lembrando que esta é uma ação penal pública incondicionada, ou seja, independe de representação da(s) vitima(s);

    Henrique Rocha

    Henrique Rocha Quarta, 15 de março de 2017, 11h40min

    meu som foi apreendido eo carro tambem mas ja tirei do guincho , será que tenho chance de conseguir meu som de volta, qual o custo agora com essa nova lei???