Expulsa de casa
Tenho um bebê e a mãe do meu marido nos colocou pra fora da casa que ela nos tinha cedido( a mesma ganhou o imóvel no projeto minha casa minha vida,ms n tem necessidade alguma pois já te outras 3 casas).. um belo dia fui levr meu bebê que estava doente no hospital quando voltei ela tinha trocado fechadura da casa com todas minhas coisas e do meu bb dentro inclusive documentos. fui passar uns tempos n c de minha mãe, porém lá é muito frio e tem mofo e meu bb sofre de problemas respiratórios..toda vez que ataca o problemaa nele tenho q ir p c de uma amiga até passar. El foi a delegacia prestar umaa queixa de mim, exigindo que eu saísse do imóvel dela.. após ouvir ambas as partes o delegado jogou duro com ela e disse também que o imóvel é del porém se encontra sobre minha posse e eu tenho o direito de permanecer lá até o juiz determinar reintegração de posse e que ela cometeu um crime e trocar fechadura.. dise que reintegração é algo demorado e acha difícil o juiz e colocar pr for com uma criança pequen já que eu no tenho par onde ir e a mesma é neta d dela.
Gostaria de saber se tenho mesmo algum direito de permanecer lá. Queria opinião dos profissionais com relação a esse caso..me ajudem
Não, direito vc não tem. A questão é que existe um remédio jurídico que se presta a que se retire do bem que é de nossa propriedade quem desejamos que o desocupe, usando para isso a emissão de posse, que seria o seu caso pois o imóvel foi emprestado (ao que parece), e não alugado sob contrato.
Contudo, já que vc não está mais dentro do imóvel não exigirá mais tal ação judicial, recomendo que tente um acordo para retirar suas coisas e de seu filho de lá.
Não acho dificil que a justiça concedesse a ordem de sua saída, visto que nenhum direito ao bem lhe assiste e tendo, mau ou bem, casa de parente materno onde ir residir.
Quem tem de providenciar casa para vc e seu filho é seu marido, não sua sogra, a ele tmb não assiste qualquer direito ao imóvel da mãe dele.
Não posso crer que sua sogra agiu de surpresa, sem antes já ter solicitado a desocupação do imóvel. Por acaso vc mencionou isso ao delegado?? E seu marido, o que disse ao delegado e este a ele?
Sua sogra foi ao lugar errado para exigir que vcs saíssem da casa dela, o delegado não podia mesmo tomar qualquer atitude, o que ele disse foi mais para se livrar da aporrinhação, me acredite. Se sua sogra vai a justiça em 2 tempos ela consegue a ordem de saída de vcs de lá.
Pressione seu marido a agir como homem e providenciar uma casa decente para vcs, já que a casa de sua mãe não lhe agrada. Esta tmb não tem qualquer obrigação com vcs 2, alerto-a.
Sua sogra estara se " dando um tiro no pé" se procurar a justiça, pois, segundo seu relato a mesma ja possui outros 03 imoveis, , portanto, não poderia se beneficiar com o programa minha casa minha dívida ( opssss minha casa minha vida ).
Tanto ela, quanto você ficarão sem o respectivo imóvel.
Onde você e seu filho irão morar é um problema seu e do pai do seu filho, e não de sua sogra ou de sua mãe.
Verinha1... Ela agiu de surpresa sim...nós não sabíamos que ela tomaria essa atitude...ate pq como citei acima, segundo ela o imóvel era nosso.. ela nao ao menos ia lá,aproveitou uma oportunidade na qual precisei sair p levar meu bebê no hospital para trocar a fechadura...pelo que sei tb ela nao tinha direito de fazer isso. A questão é mais de bom senso e caráter.
Diana, vc não sabe com certeza em nome de quem está os imóveis dessa senhora. Se o que ela tem é posse vai ser difícil caracterizar alguma coisa e complicar a aquisição deste imóvel em questão.
Contra falta de senso ou de caráter não existe Lei. Se o bem está em nome dela ela pode requerê-lo a qualquer momento.
Ela ter dito "de boca" que o imóvel era de vcs torna-se uma questão de vc acreditar que é seu o que nem está em seu nome.
Pode parecer estranho, e tremenda coincidência, mas já ví aqui no jus há um bom tempo atrás queixa semelhante, foi tmb a nora reclamando da sogra (a sogra exigindo o imóvel de volta e blá blá blá). O estranho é que o sujeito que tinha de assumir atitude diante da mãe e providenciar um teto para o próprio filho nem sequer foi citado na discussão. Igualzinho aqui. O que fez seu marido diante da mãe?? E diante do delegado, ele pelo menos apareceu?????
Sua sogra não emprestou o bem PARA VC, e sim ao filho dela (por acaso seu marido). Então, é caso de família, é entre ele e a mãe, sua sogra não lhe deve nada.
Diana Menezes,
É uma questão de bom senso, a disputa do imóvel. Sendo como apresentou, realmente sua sogra foi covarde, desconsiderando o filho, o neto...
Concordo com o consultor que citou o "tiro no pé", se sua sogra entrar na Justiça, pois existem INÚMERAS pessoas sem direito aos Programas Sociais, que, com falcatruas, acabam sendo beneficiadas... deve ter certeza de tratar-se do "Minha Casa Minha Vida" e DENUNCIAR, para que ela também perca o imóvel, já quem 3 casas em seu nome, conforme você informa.
Seu marido, o que faz em relação a isso?? Ele está vivo?? Trabalha?? Foi ele que se desentendeu com a mãe?? Porque ele tem responsabilidades com você e seu filho... e também, não entendi porque você não o citou nesta questão.
Boa sorte.
CIBELE LUNETTA. Bom dia Cibele. A principio meu marido ficou em cima do muro,por se tratar da mãe dele,mas depois ele ficou do meu lado. Na verdade eu acho que ela criou ''olho'' depois que organizamos o apartamento, pq quando a caixa econômica entrega nem no piso ele vem...então ela quer alugar o local e lucrar em cima do mesmo. Meu marido saiu do emprego há dois meses..quem nos ajuda de todas as formas é a minha mãe. Nós dois nos desentendemos com a mãe dele por diversas situações...uma delas foi por ela ter dado 1 lata de leite a minha filha quando a mesma tinha 2 meses( tb foi a única coisa q ela deu até hj) e a primeira oportunidade que teve jogou isso na nossa cara. e a 2 quando meu bb estava muito doente e o filho dela foi pedir ajuda e ela simplesmente olhou p dele e disse que não tinha obrigação alguma c neto..que n tava ligando p os filhos imagine p banana de neto( ela não criou os filhos).dentre outras situações que se eu for enumerar aqui...mas é só p vc ter uma idéia.
Diana, reitero. Sua sogra pode ter outros "imóveis", mas se nenhum está registrado em cartório no nome dela, ela não deu tiro no pé ao exigir sua saída, ou mesmo que venha ela recorrer a justiça para isso.
Não importam as questões pessoais, pai e mãe não tem obrigação legal de ceder imóvel para filho, e nem alimentar neto se este tem 2 pais com saúde. Tão pouco importa se ela criou ou deixou de criar o filho, hoje é adulto, e mesmo assim ela permanece sem a obrigação legal de ajudá-lo no que for.,
Portanto, no aspecto jurídico (que foi o que vc veio buscar aqui), independente de sua sogra ter 1 ou mais imóveis registrados em nome dela, ainda assim, ela tem todo o direito em reaver o uso do bem que cedeu ao filho (foi a ele que ela emprestou, e não a vc), imóvel este em nome dela.
Quanto aos aspectos pessoais, vc pode ir pra porta dela discutir à vontade, só tome cuidado porque ela pode registrar queixa contra vc e vc ser recolhida a delegacia.
Diana Menezes,
Ainda que no aspecto jurídico, a mãe não tenha responsabilidade sobre o filho adulto nem sobre o neto, no aspecto do caráter, a atitude é inaceitável, repugnante...
Permanecer no imóvel vocês não podem, agora, se tiverem Notas Fiscais com gastos do material do acabamento/reforma, podem cobrar dela na Justiça, o valor gasto no imóvel DELA.
Insisto para que você verifique se os outros imóveis estão em nome dela e DENUNCIE que ela se beneficiou indevidamente do Programa Minha Casa Minha Vida, destinada a quem não possui imóvel, para que ela PERCA o que não tiver direito.
No mais, sigam sua vida... com a ajuda de sua mãe, ainda que não seja na casa ideal para a criança. Que seu marido busque novo emprego, e que consigam se sustentar, locar um imóvel somente para a família... Entregue essa mulher (sua sogra) para a JUSTIÇA de DEUS, a desconsideração pelo filho e pelo neto... tomara que ela NUNCA precise de vocês, as pessoas esquecem que ficam idosas e/ou doentes...
Solidarizo-me com você e sua família, também tenho filhos e nem posso imaginar uma situação assim...
Que DEUS os ajude e abençoe.
Pois é Carlos. A mãe do sujeito empresta o imóvel, e deve ter dado um prazo para devolução, e agora por terem sido contrariados, vem alguém que acha certo a consulente contrariada praticar a vingança.
Não deve ser de ler a Bíblia, nunca leu que Deus disse que a vingança é dele, e não dos homens falhos e vaidosos. ISSO é mesquinhez.
Além de provar que a pessoa não é cristã mesmo, ela não confia em Deus, prefere tomar para sí a missão de castigar o próximo.
CRUZ CREDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aos consultores "donos da verdade",
Se a senhora em questão agiu em desacordo com a primeira exigência de um Programa de Habitação do Governo Federal, para adquirir um imóvel, além dos que já possui (segundo a consulente), deve ser DENUNCIADA sim.
Confiar em DEUS não significa ser idiota... O que a consulente deve entregar à JUSTIÇA DE DEUS, é em relação à desconsideração e/ou falta de amor, de uma pessoa para com seu filho e seu neto.
Não me interesso pelo que os outros pensam a meu respeito, quando respondi, o fiz à CONSULENTE.
Gente, a pesar que sogra não tem boa "fama" e por ser a mãe do pai da criança, ela admitiu em principio "quebrar o galho"de vocês, por causa da criança. Antes de fazer filhos, minha querida (embora seja prazeroso) por favor, peçam prospectos instrutivos: tem que ter casa, emprego, dinheiro suficiente para o sustento e por ai vai. Eu imagino que vocês já vinham tendo atritos. Creio que já havia um pedido de desocupar a casa. Mas vocês foram se acomodando. A sogra não tem, com lei ou sem lei, aguentar ninguém "non grato" dentro da sua casa. Acho vocês dois, pais da criança, irresponsáveis e ingratos. Se você mãe da criança, recebeu apoio da sogra, certamente ajuda carinhosa da vó, porque vó adora netos e agora você fala que ela tem outros imóveis e que não teria direito a esse barraco da "minha casa minha dívida ou vida". É como dizem os prezados acima, você tem que provar o que diz. Tenha em conta também, você mãe da criança, que, a barriga não doe só uma vez. Você não sabe se mais tarde vai precisar, ou seu filho, da vó. entre parentes, deve haver respeito, consideração, porque vizinho ou amigo, embora seja considerado o parente mais próximo, em caso de necessidade, não vai te acudir, como o faria um parente de verdade. Aluguem um cômodo por ai e vão viver sua vida. Te falo por experiência própria. Quem casa, quer casa e deixa sua sogra em paz. Esse imóvel, poderá ser mais adiante de teu próprio filho, por herança ou legado da vó. Ok?
Que absurdo o que você fala, acusas tua sogra! Se ela criou ou não os filhos dela você não tem nada a com isso. Essa questão é entre a sogra e seus filhos, não sua. E porque tua mãe não deu acolhida a vocês? Acho que você enfrentou tua sogra, exigiu dela, fala mal dela, a criticas. Você disse que a sogra deu apenas uma lata de leite. Te pergunto, o filho é dela ou de você e teu marido? mesmo sendo neto, vocês são jovens saudáveis, vão trabalhar, coloca a filha na creche e vai dar duro, assim você não vai ter tempo para ficar fofocando. Eu vi minha mãe trabalhar, segurando a barriga e depois sair apressada para o hospital para parir meus irmãos e ela jamais reclamou. Já os netos de meu pai e minha mãe, tiveram mordomias e mal acostumados exigiam ferias na praia, no exterior, faculdades pagas e por ai vai. Manda teu marido arrumar outro emprego e alugar um cômodo, que já e suficiente.
Salve-se quem puder, lendo a história da consulente a figura do marido nem aparece, se a gente não pergunta nem ficaríamos sabendo que o filho ficou do lado da mãe pois não quis tomar o partido da esposa.
Isso é coisa de nora contra sogra mesmo. Pura implicância, inveja, preguiça, olho grande.
Que marido de mer....cadoria essa mulher arrumou!!! É inútil até pra garantir um teto pro próprio filho, e ela bota a culpa na sogra!!!!
Não engravidei pensando nos outros me sustentarem. Eu morava na minha casa, tinha o meu dinheiro e não dependia de ninguém, nem do meu marido até pq eu ganhava 2x mais que ele. VENDI minha casa para reformar o apartamento, comprar as coisas de minha filha e pagar o meu parto.. Vendi pq a casa era pequena e precisava de algo maior por conta da criança como minha sogra sempre disse q esse apê era de meu marido e de minha filha, nós acreditamos nisso(ninguém pode prever o futuro)inclusive ele que é o filho e a conhece bem melhor que eu. Eu deixei as minhas coisas p traz e fui morar em um lugar distante onde se localiza o apê, pensando que iria melhorar. Acabou q eu sair do trabalho e agora tô nessa situação. chegaremos c fé em DEUS. só que o dinheiro n é suficiente, até pq ninguém vive só de comida não é verdade?, tem saúde, educação e tudo mais.... é por isso que estou lutando, é pra isso que ingressei no ensino superior para ter o que é meu sem precisar dos outros, como sempre foi até então. E SÓ PRA CONSTAR ela nunca deu nada a minha filha, nada, nem ao menos afeto...para ela é como se a minha filha não existisse, entende? enfim, não é obrigação dela ajudar e muito menos amar o próprio ''sangue''.
Eu fiz alguns comentários para que as pessoas que fossem me prestar informações ficassem a parte mais ou menos da situação.... E ela nunca n0s mandou sair do imóvel,nunca.Simplesmente trocou a fechadura, tanto que todos os meus pertences estão lá, inclusive documentos, certidão do meu bebê... O próprio delegado q atendeu a queixa q ela prestou sobre mim a chamou de ''senhora misera'' no dia em que ouviu ambas as partes... Ela e a irmã só faltaram me bater na delegacia( eu com meu bb no braço). Eu não falei que queria ter direito sobre os bens alheio, pedi informação c relação ao que o delegado citou.
Eu nunca pedi nada a ela...até pq como foi citado ela n tem obrigação... ela q nos iludiu dizendo q ia fazer e acontecer e nunca fez nada...inclusive perdi um semestre na facul por conta disso...pq ela combinou de ficar com a criança quando eu fosse estudar eu acreditando (mais uma vez) e quando o pai chegasse do trabalho pegava ela...só que ela nuncaa pegou minha bb....
Claro, Diana, nós acreditamos!!! Vc nunca quis o que é dos outros.
Todos acreditamos, ainda mais com toda essa "e"storinha pra boi dormir, só pra que ficássamos a parte (o que é isso?? afastado?) da situação, lendo mentiras de que a dona da casa trocou fechadura e impedia vc de entrar na casa, impedindo-a de ter acesso a seus pertences. Claro, vc estava imbuída da mais pura boa intenção ao relatar fatos inexistentes (na minha terra a gente chama de MENTIRA).
Vc conseguiu passar no vestibular, foi??? Qual a nota em português, que mal lhe pergunte???