Boa noite, Maria é filha unica e seus pais deixaram de herança um único bem, uma casa. Mas Maria sendo muito simples, não teve condições financeiras, de abrir inventario e etc, então ela não fez nem inventario da sua mãe e nem de seu pai.

Hoje Maria, esta com a saúde mais debilitada, ela tem 3 filhos, mas somente um a ajuda realmente, os outros só aparecem de vez em quando e Maria tem medo de vir a falecer logo.

Então Maria gostaria de passar a este filho 50% da casa e os outros 50% ser dividido pelos três filhos (incluindo novamente o que já recebeu os 50%).

Então lhes pergunto, qual a forma mais fácil?Visto que a casa ainda está no nome dos pais de Maria, pois ela não fez inventário.Mas é unica herdeira e viúva a mais de 20 anos.

Seria mais fácil fazer um testamento publico?Ela conseguiria deixar ou passar a porcentagem citada da casa para este filho que lhe ampara sempre, mesmo ainda a casa não estando em nome dela?Obrigada a todos...

Respostas

    ?

    Marinn Terça, 04 de fevereiro de 2014, 12h35min

    Pessoal, quem puder ajudar, agradeço muito.

    V

    Verinha1 Suspenso Terça, 04 de fevereiro de 2014, 14h25min

    Sem que esteja em nome dela, de nada adianta ela passar aos filhos. Estes, por sua vez, terão de desembolsar valor maior ainda que o previsto hoje (pela abertura do inventário com atraso) para que consigam se beneficiar com o bem, passando-o ao nome deles.

    ?

    Marinn Terça, 04 de fevereiro de 2014, 17h43min

    Verinha, isto Maria tem consciência, mas como no momento ela não pode dispor do valor para tal, acha que a melhor forma ainda seja, alguma forma, para resguardar uma maior porcentagem a este filho que sempre lhe auxilia, pois mesmo com os custos de inventarios a fazer, ela não acha justo todos terem partes iguais, por isto lhes pergunto existe alguma forma para isto?e qual seria?obrigada...

    A

    Amaro Dewes Terça, 04 de fevereiro de 2014, 18h17min

    Olá ! Sem delongas e satisfazendo a vontade de d. Maria: - Dona Maria fazer um testamento público dispondo da parte disponível de seus bens em favor do filho a quem ela quer ver contemplado com porção maior no imóvel. Dona Maria não precisa apresentar os documentos dos bens, sequer cópias, apenas e tão somente documentos pessoais dela (testadora), cópias dos documentos do filho a ser beneficiados e documentação de duas testemunhas com as devidas qualificações e comparecer perante um tabelião de notas e solicitar a lavratura de testamento público testando a porção disponível dos bens e haveres então existentes. Como dito, sem especificar bens mas apenas mencionado que quer dispor livremente da porção disponível. Sucesso !

    N

    nevS Terça, 04 de fevereiro de 2014, 19h23min

    Concordo plenamente com Amaro.

    ?

    Marinn Terça, 04 de fevereiro de 2014, 21h14min

    Exatamente o que ela queria saber, muito obrigada Amaro.