Cdc: Baseado no artigo Art. 43

§ 2° A abertura de cadastro, ficha, registro e dados pessoais e de consumo deverá ser comunicada por escrito ao consumidor, quando não solicitada por ele.

Não é ilegal o SERASA E SPC manter um tal de SCORE onde mesmo a pessoa tendo nome limpo, comprovando a renda e não tendo divida em aberto na praça ou seja, tendo todas as provas que pode pagar a divida, não consegue nem se quer 1 real de credito na praça e tem que ficar meses e meses esperando?

Os fatos:

Estou com o nome limpo..tanto no spc quanto no serasa, mas na tentativa de conseguir um cartão de credito com limite de ( R$150,00 ) 150 reais!!!, fui supreendido pela negativa da empresa de cartão de credito ( banco itau, bradesco, bb etc )...Que disse que mesmo com o nome limpo minha PONTUAÇAO NO SCORE SERASA ESTA EM MENOS DE 500 PONTOS. Da onde veio isso? o que é isso? como sabem meus dados particulares bancarios? como sabem se posso pagar uma divida ou não? com que direito tiveram acesso a meus dados.?? Quem deu a eles o direito de dizer a uma outra empresa se sou de confiança ou não??? E o constrangimento que tive com minha familia???? mesmo com o nome limpo e não devendo a ninguem??? Estarei entrando com um processo por danos morais..pois tenho advogados na famlia que ficaram horrorizados..tenho testemunhas de meu constrangimento.......dou 48 horas para o a SERASA me resolver isso.....Terão que provar que conseguiram meus dados de maneira idonea e com minha permissão...E pagarão caro pelo horror que passei hoje.

Ou seja, a pessoa é condenada antecipadamente como caloteiro. ora, pois se não pode comprar a prazo é porque é coloteiro e mal pagador

Importante: não tenho dividas em bancos e sou cliente apenas do bradesco, onde nunca atrasei qualquer conta.

O que pode ser feito? ajudem.

Porque o Art 43 do cdc não tem valor sobre esse score que é anonimo e tem todas as informações e causa constragimento e faz julgamento antecipado. Ora pois la é claro Se a pessoa tiver menos de 5 ponto singifica que ela tem risco de ser caloteiro

Respostas

  • -3
    J

    Jefferson Junke Terça, 04 de fevereiro de 2014, 17h18min

    O sr. está com o nome limpo desde quando?

    Tem muita gente que vive com o nome sujo, durante 4, 5, 8 anos, aí acha que é só limpar o nome e no outro dia pedir empréstimo, crédito, financiar o imóvel.

    Veja bem, a pessoa teve o nome sujo por 5 anos seguidos, aí está com o nome limpo há 1 mês e já acha que é santo, bom pagador?

    Eu sou bancário, sei o que estou falando.
    Muita gente limpa o nome só pra conseguir financiar o imóvel.
    A vida toda teve o nome sujo, aí pensam que o banco vai simplesmente financiar um imóvel porque está com o nome limpo há 1, 2, 3 ou 6 meses que seja. Queria ver se fosse com o dinheiro deles.

    Não estou dizendo que é o caso do sr., apenas esclarecendo uma situação que muitos não entendem.

    S

    Seu Edy Terça, 04 de fevereiro de 2014, 21h55min

    Jefferson,

    Pois é, em alguns casos realmente é assim as pessoas são pessimas pagadoras.
    No meu caso, eu tenho 26 anos, e nunca tive nenhuma restrinção no meu nome.

    Porem mesmo assim devido o tal SCORE ( único problema ) pois esse tal score diz que vou me tornar inadiplente nos proximos 12 meses.

    Sendo que eu tentei solicitar um cartão de credito na lojas cem para comprar um equipamento de informatica ( valor da compra 150 reais )

    Ai fica a duvida, essa questao desse score que tanto as pessoas reclamam. isso não causa constrangimento?

    ou seja, a pessoa é negada automaticamente o credito mesmo essa tendo como provar que vai pagar.

    voce que trabalha no banco, acha que esse sistema automatico do serasa é certo?

  • -4
    J

    Jefferson Junke Quarta, 05 de fevereiro de 2014, 9h34min

    Eu acho certo sim, mas pelo que sei, pela lei ele não poderia existir.

    O povo nunca se coloca no lugar no banco, só sabe olhar o próprio umbigo.

    Como eu disse, sou bancário amigo, deste tipo de gente que pega empréstimo, usa todo o Cartão Crédito e não paga, esperando passar os 5 anos, tem bastante, viu?

    Eu que lhe pergunto agora, você acha certo um inadimplente ter o nome limpo automaticamente após 5 anos?

    Como o banco vai saber se o cidadão já foi mau pagador se o serasa é obrigado a excluir o nome depois de 5 anos? Resposta: criando um cadastro próprio, tal do score, por exemplo.

    N

    nevS Quarta, 05 de fevereiro de 2014, 9h44min

    Acho tambem que pela lei não poderia existir um cadastro que diz que uma pessoa vai se tornar inadimplente em 12 meses.

    Procure um bom advogado.

    A

    André Antunes Quarta, 05 de fevereiro de 2014, 11h03min

    Fabio Ccs, bom dia.

    A abertura de qualquer cadastro, inclusive no Score, é ato ilegal, caracterizado por dano moral "in re ipsa", que deve ser indenizado.

    Procure um advogado de sua confiança para estar ajuizando ação de indenização por danos morais.

    Att.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    Rafael Bernardo Sexta, 01 de agosto de 2014, 19h47min

    Eu liguei pro serasa pra reclamar do meu score que ta baixo o atendente pegou meus dados numero de telefone e email e nao resolvel nada. Mas a noite recebi uma msg me dizendo que pagando uma taxa de 260$ meu score subiria. Desconfiei passei un cpf aleatporio e recebi a ficha completa da pessoa citada mas como a pessoa do cpf estava negativa custaria un pouco mais caro para limpar o nome e por o score a 950 pontos. Ameacei levar o caso a policia federal e eles pararan. Pra resumir foi só eu ligar pro serasa que eles me acharan. Estamos no brasil onde a corrupcao e mais forte que un sistema.

    P

    Patrick Assunção Segunda, 22 de setembro de 2014, 17h06min

    Boa tarde Senhores,

    Passei pelo mesmo constrangimento esses dias, precisei de r$3,000.00 do banco, no qual eu iria refinanciar meu carro como garantia que custa quase r$23.000.00, eu iria tomar prejuizo, mais eu precisava para quitar umas dividas, entrei em contato através do bank facil e quando entro para verificar, esta lá "Solicitação recusada" quando entrei em contato com o correspondente do banco para verificar ele não soube responder, perguntou se eu estava com restrição, rapidamente consultei em todos os órgãos de proteção e nenhum acusou nada, liguei novamente e fiquei insistindo por uma resposta por uma semana, até conseguir falar com uma moça do próprio banco, que foi muito educada comigo e explicou que meu score esta baixo.

    Agora pergunto, nós brasileiros e preocupados em manter as nossas contas em dia, eu iria aumentar a minha divida para me manter com o nome limpo, o banco que negou foi justamente o banco que eu paguei todas as prestações em dia!

    No Brasil os que tem preocupação em andar com o nome limpo são prejudicados, e porque né!

    P

    Pedro Segunda, 13 de outubro de 2014, 21h11min

    Esse famoso SCORE digamos que 70% do povo brasileiro nem sabe o que é e também não sabem que essa tal ferramenta é ilegal, em relação ao sr bancário que respondeu ao tópico pra ele que está em uma instituição financeira provavelmente não pode ter o nome "SUJO" e se o mesmo quiser a qualquer momento e não tiver um SCORE bom ele pode muito bem adicionar um limite já que ele tem acesso ao tal sistema. Que ele mesmo pode se enquadrar nessa situação. Banco escolhe pra quem quer liberar crédito mesmo tendo ou não o SCORE. Resumindo quem trabalha no banco mesmo tendo um histórico não muito legal consegue crédito. Pobre na visão do rico ou banqueiro sempre vai ser caloteiro.

    C

    Cristyane Pilate Quarta, 05 de novembro de 2014, 10h19min

    Pois é, em resposta também ao sr Jefferson Junke, que trabalha no banco e se acha melhor que as outras pessoas.
    Sinto lhe informar, que algumas pessoas muitas das vezes não conseguem pagar suas dívidas em dia e ficam devendo por anos, por causa dos juros abusivos que são cobrados para que a pessoa quite a dívida.
    As pessoas as vezes também podem passar por situações inesperadas e que as levam a ter que deixar de pagar a dívida para cuidar de problemas mais urgentes.
    Você Jefferson Junke, não deve julgar todas as pessoas da mesma forma já que tem muito engravatado e político por aí que rouba muito mais dos bancos e mesmo assim vocês ficam babando ovo neles.
    Cuidado! Porque uma hora você também pode passar por tal constrangimento e aí sim vai ver como é doloroso as pessoas ficarem te olhando torto dentro dos lugares como se você fosse uma criminoso.

    Washington Viana

    Washington Viana Quinta, 06 de novembro de 2014, 15h10min

    Este SCORE é ilegal, por lei nao pode ser aplicado as pessoas, é um banco de dados criado por estas empresas SERASA e SPC, pra ferrar a vida do povo.... É o seguinte se vc ficou 5 anos negativado, vc ja cumpriu sua PENA, vc tem todo direito de comprar novamente, e assim sucessivamente.

    Tem muita gente ganhando na JUSTICA o direito de comprar ou de ter credito sem este SCORE, procure um ADVOGADO, que da tudo certo... estes negocios de creditos é uma maquina de ganhar dinheiro.. tem muita gente abusando... Entao procurem seus direitos que da tudo certo.
    Abs

    J

    José Acir de Souza Ritta Sexta, 07 de novembro de 2014, 11h26min

    Gostaria de pedir aos advogados que defederam consumodores e ganharam a ação deste gênero que nos reportassem aqui e deixassem seus contatos se possível.
    Eu fiquei cinco anos negativado, pois conforme falaram os juros eram extremamente abusivos , então quando fechou os cinco aos negociei todas digo todas que eu tinha em aberto, porém meu nome já havia sido retirado do SPC e SERASA por consequência entrei neste tal de score provavelmente pontuação mega baixa, e por isto mego depois de ter pago todas as dívidas não consigo fazer nenhum tipo de crediario.
    Não acho justo ficae devendo, também não acho justo juros abusivos, por isto paguei quando retiraram todos os juros. E agora pago o pato?
    utilizei décimo e férias para pagar para poder comprar um imóvel e não pude por causa do score. Tremenda sacanagem.
    Fica aqui minha indignação e a procura de um advogado em porto alegre-rs

    D

    Desconhecido Domingo, 09 de novembro de 2014, 14h57min

    Gostaria de fazer a observação de que muitas pessoas podem ter seu nome negativado de maneira involuntário, eu por exemplo trabalhei em um empresa que de repente deu calote em mais de cam funcionários, estes travbalhadores, assim como eu, ficaram sem condições de pagar sua própria conta de agua, consequentemente ficando devedor el orgãos como SPC e Serasa. Acontece porem que assim que tive a economia restabelecidada procurei os credores por conta própria e negociei os débitos. Mesmo agora com o nome limpo não consigo financiar 6,000 para comprar um veiculo por motivo desse tal Score... Então oficialmente o nome da esta limpo não é?? Infelizmente quando as instituições financeiras enviam as pessoas suas carrinhas para negociação de dividas prometem retirar o nome do SPC e Sarasa... Omitem a questão só Score...lamentavel, estamos sendo enganados ate para pagar nossas dividas, é a lei do mais forte.

  • -1
    N

    Natanael mello Quarta, 12 de novembro de 2014, 10h02min

    Consultei meu nome no spc serasa score no site www.nacionalconsultas.com.br
    e está tudo ok,após entender como funciona a classificação de risco serasa consegui crédito.

    Christian Zerbinatti

    Christian Zerbinatti Sexta, 21 de novembro de 2014, 21h38min

    Natanael mello o Sr poderia explicar melhor pra nós como conseguiu esse crédito ??? Digamos que muitos aqui tbm entenderam sobre o tal do 'SCORE" porem nem todos conseguiu esse crédito. Vc aumentou seu score foi isso ? como ?

    N

    Niverson Mendes duarte Sábado, 29 de novembro de 2014, 13h27min

    Olha a unica alternativa é a seguinte: Faça você mesmo um cadastro de consumidor no Serasa Experian, aquele cadastro de POSITIVO e envia pro serasa. pois somente pontos negativos são enviado pelas empresas e fiananceiras, os positivos como contas pagas e o quanto vc ganha realmente só vc pode enviar para o banco de dados do serasa que uma vez enviado vai melhorar seu SCORE e leia tudo que falam sobre o SCORE dai vc vai dar rasão ao sistema financeiro do nosso pais. Paga uma conta em dia e tira uma copia dela e autentica e envia pro Serasa colocar no seu cadastro positivo ninguem mais vai te negar um financimento de 150,00 e nem de 50mil reais. porque voce informou ao banco de dados que até o momento não tinha nada de negativo em seu nome, mas tambem não tinha nada de positivo, porque você nunca informou, LEMBRE-SE VC É O ÚNICO INTERESSADO em obter crédito.

    Jandson Bahia

    Jandson Bahia Domingo, 07 de dezembro de 2014, 11h24min

    uma dica para conseguir crédito novamente é a losango passei 5 anos com o nome sujo, paguei dividas remanescentes, consegui comprar 1 video game de 600 financiado em 12 de 149,00, depois de 1 ano consegui fazer o cartão losango no valor de 700,00 para compras, consegui também fazer um cartão do bb no valor de 2000,00. mas ainda não consegui financiar veiculos, tenho fé que eu chego lá.

    Vanilson Santos

    Vanilson Santos Terça, 09 de dezembro de 2014, 16h15min

    Sem duvidas esse tal de 'score' é umas coisa smais frescurentas criados pelo serasa ilegalmente. Deixar o nome ir para o SPC por causa de uma conta, necessariamente quer dizer que somos caloteiros. Existem vários fatores que influencia isso, tais como: perda de emprego e tais... Gente que precisa ter o nome limpo e é seria, jamais faria isso, deixar o nome sujo por causa de merda. Eu, meu nome limpo, não consigo credito em porcaria nenhum.

  • -2
    R

    ronaldo Quinta, 11 de dezembro de 2014, 15h02min

    Eu acho certo sim, mas pelo que sei, pela lei ele não poderia existir.

    O povo nunca se coloca no lugar no banco, só sabe olhar o próprio umbigo.

    Como eu disse, sou bancário amigo, deste tipo de gente que pega empréstimo, usa todo o Cartão Crédito e não paga, esperando passar os 5 anos, tem bastante, viu?

    Eu que lhe pergunto agora, você acha certo um inadimplente ter o nome limpo automaticamente após 5 anos?

    Como o banco vai saber se o cidadão já foi mau pagador se o serasa é obrigado a excluir o nome depois de 5 anos? Resposta: criando um cadastro próprio, tal do score, por exemplo.

    Pois é ne, esses bancos são as vitimas das pessoas que por algo imprevisto acabam perdendo a possibilidade de quitar as dividas, pobres instituições financeiras que não praticam juros abusivos nem exploram aqueles que recorrem a elas para conseguir um emprestimo ou financiamento. Bancos, vitimas desprotegidas da sociedade!!!

    Sinceramente meu amigo, para de ser hipócrita, existem sim pessoas má intencionadas, mas em suma a grande maioria é trabalhador que deixa de pagar as contas por perdem emprego ou ate mesmo fatores de saude.

    Negar credito sem que a pessoa esteja com o nome nos orgãos de proteção ao credito é ilegal e gera dano moral, quem passa por este transtorno tem mais que buscar a justiça e fazer sim com que as poderosas instituiçoes arquem sim com o dano.

    Esse papo de que é bancario e sabe como as coisas funcionam não passa de hipocrisia, a pessoa fala como se ela nunca pudesse passar por uma situação dessas. é praticamente um deus do olimpo!!!