Posso ser advogado sem ter o curso de direito?
Pessoal, na OAB - Seção Bahia, eu vi um link, no qual mostrava os documentos necessários para inscrição. Nele tinha as opções para quem tinha o diploma do curso; para quem não tinha; e para que era de outro Estado etc. Fiquei curioso para saber se seria possível de alguma forma eu fazer o exame de ordem sem diploma de direito e ser um advogado
João Vitor Souza, você deve ter visto a inscrição para o exame de ordem.
Não é possivel ser advogado sem ter concluido a graduação em Direito (bacharel em Direito).
A inscrição para o exame de ordem tem essas duas opções, para o graduado que é detentor de diploma e outra para o acadêmico de Direito que pode fazer o exame a partir no 9° periodo ou 4° ano, observe que são acadêmicos e portanto ainda não possuem diploma.
DFSP:
Artigo 26 - A nomeação obedecerá à ordem de classificação no c oncurso. (artigo renumerado pela Deliberação CSDP nº 142, de 19 de novembro de 2009) § 1º - A capacidade postulatória do Defensor Público decorre exclusivamente de sua nomeação e posse no cargo público. (Parágrafo inserido pela Deliberação CSDP nº 196/10) § 2º - A inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil é requis ito apenas para a posse no cargo. (Parágrafo inserido pela Deliberação CSDP nº 196/10)
Olá ! Nos bateu um curiosidade aqui: - de que forma o consulente atuaria na profissão de advogado sem ter passado por uma faculdade de direito, lhe fosse permitido inscrição leiga na OAB ? O que diria ele sobre filosofia jurídica, hermeneutica, exegese, rábulas, ética profissional ? as diferenças entre CPC - CP - CCB - CPP - CLT - CF ? as bases do direito ? as diferenças entre meirinho, parquet e decisor ? processo e procedimento ? citação, intimação e notificação ? saberia ele as diferenças entre judiciário, legislativo e executivo e suas funções e competências ? a territorialidade de cada um dos poderes e suas competências legais ? onde aprenderia as diferenças entre rogatória, precatória e precatório ? Esta apenas um pequena gama de indagações para que ele pense e, se achar interessante, jure a si mesmo que vai ser um profissional na área do direito. Apenas.