POR FAVOR, ME AJUDEM A TIRAR MINHAS DÚVIDAS

Meu processo trabalhista correu normal na justiça, e na ultima audiência, eu e a Empresa fizemos um acordo perante o juiz, e na ocasião eu não tinha conta bancaria, então foi passado para o Juiz, o numero da conta bancaria do meu advogado. Quando o dinheiro caia na conta, ele me repassava, porem a empresa parou de depositar as parcelas, meu advogado entrou com pedido de execução e o processo ficou parado anos. Para minha surpresa e total decepção, fui consultar o processo na internet, e o mesmo havia sido arquivado, fui então, conversar com o advogado, que acabou confessando que recebeu todo o dinheiro ( R$ 28.000,00 ) e usou o dinheiro para pagar uma dívida, contou uma historia longa, triste, chorou... em fim, não tem o dinheiro todo para me pagar de uma vez, e me propôs um acordo verbal, em 15 parcelas com valores corrigidos e atualizados e me pediu pelo amor de Deus para não denunciá-lo.

As minhas duvidas são as seguintes:

Se eu denunciá-lo na OAB, isto irá garantir, ou seja, será a certeza, de que vou receber o meu dinheiro, a OAB irá obrigá-lo a me pagar?

Eu vou ter que enfrentar um longo processo?

Ele vai perder o direito de Advogar, mas não vai ser obrigado a devolver o meu dinheiro?

O crime que ele cometeu, existe um prazo máximo para entrar com a reclamação (denúncia), o prazo prescreve e eu perco o direito da reclamação depois de certo tempo?

Vocês acham que seria o caso de eu tentar o acordo verbal, e se ele não cumprir os prazos, aí sim entrar com a denúncia?

Agradeço a todos que puderem me ajudar.

Respostas

    R

    Rodrigo Quarta, 12 de fevereiro de 2014, 20h59min

    Tionono,

    Vc realizou um grande feito: tirou uma quadrilha desse mercado, pelo menos.

    Faltou vc ter movido a ação indenizatória rapidamente é uma cautelar de arresto/bloqueio de bens pela dilapidação do patrimônio.

    Sorte.

    F

    francisco de Assis Temperini Quarta, 12 de fevereiro de 2014, 22h06min

    Rodrigues Alves:

    Passei por situação semelhante e juridicamente aberradora; nos autos do processo hoje com 06 volumes, no seu início os autores peticionaram ao juizo do feito restringindo os poderes do advogado em levantar o numerário pertencente aos clientes, podendo fazê-lo somente em relação a seus honorários.

    Ao ser publicado a liberação dos valores em guia própria e em nome de cada exequente o advogado contando com a ineficiência do judiciário e contando com o artificio do esquecimento tendo em vista a morosidade de justiça, levantou totalmente o numerário que não lhe pertencia.

    Sem titubear foi o advogado representado na comissao de ètica da OAB, e ao chegar ao guichê de atendimento da instituição, indagado ao atendente sobre o pertual de " reclamaçãoes " desse tipo de atitude, disse ele: " O PERCENTUAL DE RECLAMAÇÃO É DE 65% " .

    As contumazes tipificações tanto éticas como criminais de amplo conhecimento do Poder Judiciário e da OAB ( ambas fingem não ver e não saber de nada ) poderiam ser evitadas com a simples atitude de cada magistrado em fazer trazer aos autos o advogado da causa o contrato de honorários e ao final do processo cada qual recebe o que lhe pertence em guias apartadas; ha exceções,

    Em Tempo: O advogado ao ser representado no OAB e sendo esta procedente, uma das penas a ele aplicada é a suspensão da prática profissional.

    P

    PAULO II Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 10h29min

    Caro neveS, comungamos do mesmo pensamento, como disse aprecio seus comentários.

    ?

    Rodrigo Alves Sábado, 15 de fevereiro de 2014, 15h53min

    Dr. José Alves Goes

    Obrigado por seus comentários, estou analisando as possibilidades antes de tomar as atitudes.

    ?

    Rodrigo Alves Sábado, 15 de fevereiro de 2014, 23h39min

    nevS

    Agradeço a todos, que dedicaram um pouco de seu tempo a expressar suas opiniões sobre o meu caso. Neste momento, estou em faze de uma tentativa de negociação com o referido advogado, mas está difícil, pois ele não está querendo me dar garantias. Por enquanto estou dando para ele, a oportunidade de consertar o que ele fez, pois o meu interesse é receber o meu dinheiro o mais rápido possível. Se não chegarmos a um acordo, eu vou registar um B.O. entregarei o caso na mão de um bom adv criminalista, aproveitando as boas opiniões do Sr.nevS.

    A

    adria silva Terça, 18 de fevereiro de 2014, 12h57min

    Estou passando por situação muito parecida. Meu advogado recebeu minha rescisão e não me falou nada, descobri por acaso. Liguei para ele varias vezes e quando finalmente consegui falar com ele, ele disse que não tem nenhuma novidade, para eu aguardar. só que o processo foi arquivado já faz quatro meses.
    Agora eu não sei qual atitude eu devo tomar primeiro.
    Se alguém puder me dar dicas eu agradeço pois eu preciso muito deste dinheiro, o processo foi feito acordo com a firma que eu trabalhei no valor de R$ 19.000,00 a firma pagou três parcelas e parou de pagar. eu estava aguardando a execução. não sei se converso com ele, se vou na delegacia abrir uma queixa ou se procuro outro advogado.

    F

    francisco de Assis Temperini Terça, 18 de fevereiro de 2014, 14h01min

    Adriana Silva:

    Dirija-se ao setor de Etica da OAB e represente seu advogado, conforme informações dos atendentes daquela instituição, geralmente após a representação os advogados desonestes procuram a parte para ressarcir os valores levantados, sob pena de suspensão das atividades profissionais; já no campo penal tipificado como crime de apropriação indébita os procedimentos e resultados são morosos.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    M

    marlowepsoi pereira da silva Terça, 10 de março de 2015, 12h54min

    Aconcelho, a ter muito cuidado, pois o que perdi, ao procurar um adv. para me defender. a 1ª coisa que eu ouvi dele foi o seguinte EU NÃO PROCESSO UM COLEGA DE PROFISSÃO, E SABE O QUE ACONTECEU ME ROUBOU TAMBÉM, E ainda foi convidado em dizer onde eu tinha colocado o dinheiro que recebi pelo adv. oposto , e em troca receberia Cr$ 220.000,00 como desconfiei e fiquei sabendo tirei o mesmo do meu processo

    Claudio Araujo

    Claudio Araujo Quarta, 08 de fevereiro de 2017, 22h47min

    Caro Rodrigo. Eu também fui vítima desses advogados estelionatários e entrei com um processo de representação disciplinar na OAB de SP e após 02 anos este advogado foi condenado a me restituir o que roubou com correção e multas não podendo utilizar sua credencial da OAB para participar de audiências e de assinar processos até que esse valor seja restituído.
    É claro que eles possuem suas artimanhas e com certeza irá transferir seus processos a outro colega, porém isso irá prejudicá-lo e muito. Caso o valor não seja restituído outra opção será entrar com um processo de cobrança na esfera Civil e com o processo da OAB em mãos será muito fácil conseguir o bloqueio e a penhora de seus bens por meio de um juiz em um curto prazo de tempo.
    Na verdade a maioria dos advogados acham que as pessoas são ignorantes e que não correm atrás de seus direitos, por isso acham que estão acima da lei. E se surpreendem quando uma pessoa comum busca junto a OAB seus direitos. A OAB é sim um órgão sério, pode confiar.

    Abs.

    J

    Jose Roberto Conrado Terça, 14 de março de 2017, 17h42min

    Eu como fui muito prejudicado no ministério do trabalho, nunca mais em minha vida arrumarei empregado, de forma alguma, tenho uma firma de decoração e digo, tenho nojo de advogado trabalhista, tenho nojo de funcionários e tenho nojo de leis trabalhistas, dizem que temos 13.000.000,00 de desempregados por causa da crise, crise o cacete a grande maioria hoje não arruma mais emprego por causa dessas leis e por mim quero que va a 26.000.000,00, desculpem o desabafo!!!! Malditas leis trabalhistas!!

    A

    Andreza Reis Quinta, 27 de abril de 2017, 18h37min

    Olá boa noite ! Em 2014 meu pai processou uma Clinica Odontológica e no processo o valor da causa foi de 28.960,00 reais, porém meu pai não tinha conta Bancaria, ou seja, a advogada ficou responsável pelo recebimento do dinheiro. Mas, durante o processo ela afirmou que a causa foi apenas 1.000 reais. Em fim, ele não tem conhecimento e está com uma purga atrás da orelha até hoje, pois ele apresenta a documentação do processo e não bate com as explicações dela.Estou tentando verificar o processo pelo n°, porém não está constando. Isso é por causa do tempo ?

    F

    francisco de Assis Temperini Segunda, 01 de maio de 2017, 14h56min

    Andreza:

    A ação é trabalhista ou comum/

    Se comum entre no portal do TJ e com o nome do seu pai voce consegue os movimentos processuais
    Caso negativo, somente no balcão do cartório onde tramita o processo.

    No comentario sobre os valores pertencentes ao seu pai,na verdade ele assinou uma procuraçao denominada 'AD JUDICIA" onde o cliente sem que o seu advogado o alerte, assina e lhe da poderes para levantar os valores pertencentes ao cliente; " É LEGAL MAS É IMORAL, afinal, o advogado é formado para postular em juízo os direitos sobre a questão e não para gerir a conta bancaria do cliente.

    Com as repercursoes da LAVA JATO ficou patente que a lei que avocou os advogados os direitos que pertenciam à parte vencedora da causa artigo 20 do CPC 1973, foi elaborada de cima para baixo, ou seja, em detrimento da população foi beneficada uma categoria, oriundo de " lob" no congresso.