TIRAR UM CARRO PARA MEU IRMÃO NO MEU NOME É FRIA?
MUE IRMÃO QUER QUE EU TIRE UM CARRO NO MEU NOME PARA ELE TEM COMO EU FAZER UM CONTRATO PARA NÃO TER RESPONSABILIDADES COM MULTAS , ACIDENTES E ATÉ MESMO O NÃO PAGAMENTO DAS PARCELAS
A primeira pergunta que deve fazer é por que seu irmão não consegue o financiamento no nome dele.
Se for por que ele tem dividas na praça, o que lhe faz pensar que ele vai honrar as parcelas do carro.
Não há como fazer um contrato que nega a sua responsabilidade. O carro perante a lei será seu, o financiamento será seu, as dívidas são seu.
Eu não faria, mas sou holandes e frio neste sentido. Emprestar dinheiro para familia, somente se eles me pagam o dinheiro antecipadamente com juros e correção monetário.
Olá ! Servir de "laranja" ? NUNQUINHA. Se seu irmão não tem condições para adquirir em seu próprio nome o veículo é porque algo de errado tem. Ou não ? Mas, como já lhe foi dito: o irmão é seu e apenas seu. Aqui na nossa terra tivemos um caso complexo de família conhecida: - rusgas pra cá, rusgas pra lá. Diz que disse daqui, diz que disse dali, até que um familiar sugeriu ao mais prejudicado: - rapaz, vá e tome uma atitude ! ! O prejudicado foi e tomou uma dose de "remédio" e o enterro deu-se ontem ! Acredite se quiser !
Basta verificar aqui no JUS a quantidade enorme de casos semelhantes. "Amigos" que "compram" os veículos e não pagam as prestações assumidas, e a posterior dor de cabeça de quem fica com as dívidas.
E até mesmo entre parentes.
Outro dia, um pai veio aqui dizendo que o filho o estava processando. O pai comprou um carro, mas ia devolver à financeira por não estar conseguindo pagar. O filho resolveu ficar com o carro, e pagou algumas parcelas. De repente, bate o carro, e resolve simplesmente devolver o carro batido ao pai, e o processa pedindo o ressarcimento das parcelas já pagas... isso já diz tudo!
ana lucindo, não sou advogado, ok? Mas não precisa ser...
Não tem como fazer um contrato para transferir as responsabilidades. O que vc poderia fazer é vender o carro para ele em seguida, mas certamente a financeira não vai aceitar (lembransdo que o carro fica de propriedade da financeira enquanto vc paga o empréstimo).
Já sobre multas, presume-se que as multas são do proprietário. A cada multa, ele pode assinar reconhecendo a multa. Em um acidente, igualmente, a responsabilidade é de quem está dirigindo, que presume-se sempre ser o dono do carro.
Emprestar o nome ou não? Olha, isso é o tipo de coisa que um advogado só pode responder uma coisa: DE JEITO NENHUM! É que advogado já viu todo tipo de problema que isso pode dar. A decisão é sua. Se vc está insegura, o melhor é não fazer.