Denúncia anônima: tem como saber quem fez?

Há 12 anos ·
Link

Gente é o seguinte, meu vizinho tem alguns cães que ficam presos sempre, nunca são soltos, e com esse calor que estava fazendo nos ultimos dias o canil ficava no sol o dia todo e eu morria de dó deles. Então através da central da prefeitura de ctba fiz uma denuncia anonima para meu vizinho, so queria que eles vissem que os animais ficavam no sol o tempo todo....eu passei meus dados, mas pedi que fosse anonimo! No final das contas não acharam nenhuma irregularidade. Ou seja, acredito que minha denuncia tenha sido tratada como falsa.... Porém ouvi meu vizinho falando com a esposa que ia pegar um advogado para saber quem foi que fez a denuncia. Tem como saber quem fez a denuncia? ja fiz anonima justamente para nao criar encrenca com o vizinho, so que me falta agora o vizinho saber que fui eu!! Entrei em contato com a prefeitura e eles disseram que nao tem como a pessoa descobrir porque meus dados nao sao repassados para ninguem ja que foi feito em sigilo, mas fico na duvida que se ele pegar um advogado ele possa fazer isso! Lembrando que nao fiz na maldade, so me dava pena ver os animais no sol direto!

1 Resposta
...ISS..
Há 12 anos ·
Link

Vamos lá: se a denúncia ficar constando de um banco de dados da Prefeitura, e isso causar dissabores ao denunciado, não caberia um habeas-data? se couber o juiz irá fornecer os dados para que o ofendido possa mover uma ação contra o denunciante? Penso que sim. Posso estar errado.

Creio que a sua " denúncia" não encontra amparo por ex na lei que criou o Disque denúncia sobre criminosos. Particularmente entendo que as denúncias quando não confirmadas teria que permitir ao denunciado a possibilidade de mover ação contra o denunciante, quebrando o "sigilo" de onde ou de quem partiu a denúncia.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos