GANHAR A GUARDA DO MEU FILHO

Há 12 anos ·
Link

olá tenho um filho de 1 ano e 8 meses, eu morava com meu namorado e a mae dele foi morar com a gente, a gente nao se dava bem e vivia discutindo e meu namorado sempre era pela mae dele, eu estando certa ou nao. ela me humilhava muito sempre queria ta falando alto e eu nao aguentava e gritava tbm. entao um dia nao aguentei tanta humilhação e resolvi sair de lá, nao levei meu filhona hora pq eles me ameaçava dizendo que se eu saísse co o menino era abandono de lar. então resolvi sair so e assim, todos os dias quando eu chego do trabalho pego meu filho e fico com ele ate a hora de ele dormir, quando ele dorme eu levo ele pra la de novo, pq na minha casa esta em construção e não tem como levar ele agora. será que eu tenho chances de ganhar a guarda dele na justiça? o pai dele praticamente depende da mae, trabalha por conta propria mais o dinheiro num da pra quase nada.DETALHE: A CASA DELA E MUITO SUJA E TEM UNS 20 GATOS E NO QUINTAL UNS 6 GALOS E GALINHAS QUE ENTRAM ATE DENTRO DE CASA. no caso a mae do meu namorado que ta cuidando do meu filho. sera que perco a guarda dele?

31 Respostas
página 1 de 2
Marcela_
Há 12 anos ·
Link

Você não levou seu filho na hora pq eles te ameaçava dizendo que se voce saísse com o menino era abandono de lar? nunca ouvi falar isso. Se eu saísse de casa eu pegaria eu filho na hora,nunca deixaria ele. Você é mãe,tem direito de ficar com seu filho. Agora eles podem ate alegar que você saiu de casa e deixou ele porque quis,que você abandonou seu filho e eles que tiveram que cuidar. Como não tem nada determinado na justiça se eu fosse você eu pegaria seu filho e deixava pai dele entrar com um processo na justiça pra regulamentar as visitas dele. Como é essa construção na sua casa? esta tao ruim assim que não da pra uma criança ficar la com você? você mesma disse que ele fica com você lá ate dormir uai. Olha,o fato de ter gato e galo etc etc etc nao faz diferença porque foi você que deixou ele lá :/ eu entendo que voce teve seus motivos e tudo mais mas acho que você foi ameaçada e enganada por nada meu anjo,faltou orientação pra você. Fique com seu filho. Quando voce saiu de casa seu bebe tinha que idade? ja tem tempo isso?

CarlosEduardoJr
Há 12 anos ·
Link

Isso Marcela...manda ela ir lá, pegar o filho e levar embora...daí, quando ela for processada por alienação parental, vc paga o advogado dela, ok?

Marcela_
Há 12 anos ·
Link

Carlos, você sabe ler? Eu não disse pra ela pegar o filho e levar embora, eu disse que EU faria isso. Eu levaria meu filho pra morar comigo SIMMMMMMM mas em momento algum disse que impediria ou dificultaria o contato da criança com o pai ou sumiria sem deixar pistas (isso sim seria um tipo de alienação parental). Pelo contrario, mas sei que o melhor é entrar com um processo de guarda e regulamentação de visitas pra definir isso tudo, coisa que ela ou o pai da criança ja deviam ter feito. Ela mesma disse que pega o filho todo dia e devolve depois. Que diferença faz o pai pegar o filho e depois devolver pra ela igual ela faz? eles a ameaçaram dizendo que se ela saísse com o menino era abandono de lar. Onde já se viu isso? Quer dizer que se eu quiser me separar nao posso levar meu filho comigo? Absurdo. Cabe a mãe levar o filho e assegurar que todos os direitos de convivência de pai e filho sejam respeitados.

RamiroVera
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Alienação parental só se ela se mudar para cidade distante ou outro estado sem justo motivo ou sem a autorização do genitor ou da justiça.

Não existe abandono de lar. Se ele era seu namorado, que lar era esse??? Familia é quem tem lar, namorados não tem um lar em comum, cada um tem o seu.

Se a casa onde ele morava era da mãe, e ele não tinha onde cair morto, ele tinha mais era de agradar a mãe pois sendo maior de idade a mãe dele não tinha que acoitá-lo na casa dela.

Se a casa onde a consulente mora é insalubre, sem dúvida que ela não poderá levar a criança para lá, ensejaria negligência e maus tratos, pois estaria expondo a saúde e a segurança da criança.

Como eu disse, não existe abandono de lar. Levando ou não a criança, sair da casa dele (ou da sogra) em nada tira ou concede direitos especiais.

Sugiro a consulente que procure a Defensoria Pública e exponha sua situação pormenorizadamente, inclusive a questão de ainda não ter uma casa segura e saudável para abrigar a criança, e providencie o reconhecimento e respectiva dissolução da união estável, e formalize a guarda da criança, sem dúvida o pai irá disputar essa guarda. Assim, esforce-se para ter todas as condições mínimas necessárias para garantir a guarda de seu filho.

CarlosEduardoJr
Há 12 anos ·
Link

Marcela, VC sabe ler? Onde disse que o pai da criança tem razão? Eu disse que ela pode ser PROCESSADA por alienação parental, não disse que ele ganharia se tal processo acontecesse, aliás, fato este que por si só, traria ainda mais desgaste emocional.

Marcela_
Há 12 anos ·
Link

Carlos, você sabe ler e interpretar textos? Meu anjo,eu nao disse que voce disse que o pai tem razão. Não seria alienação parental levar o filho pra casa dela, o pai exerceria todo direito de convívio com a criança. Mas ela relatou os motivos porque não levou e nem pode levar a criança com ela agora, então paciência né. Eu estava demonstrando a minha irritação em relação ao que o pai da criança disse e não ao que você escreveu :DD. Concordo com você em relação ao desgaste emocional, tudo isso por si só já é desgastante.

RamiroVera
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Qual a base para a alienação parental ? Só por sair da casa com o filho, onde reside com o genitor da criança???? Ela impede com isso que o pai tenha contato com a criança??????

Então, de todos os casais separados aquele que fica com os filhos os está alienando do outro genitor???? Então a solução é a velha e conhecida decisão de Salomão: divida a criança ao meio!!!!!!!!!!! Assim, nem um e nem outro genitor poderá alegar alienação um contra o outro. Que pais amorosos!!!!

Nem mesmo o mais incompetente advogado iria assumir uma causa desta, e nem a a justiça iria se dar ao trabalho de considerar a inicial !!! Tese absurda e sem cabimento!!!!!!!!

Juliane Ulrich
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Bom dia nanyh! Vc diz que sua casa está em construção por isso é insalubre para o seu filho. Também diz que a casa da avó do sue filho é insalubre... Então qual a diferença? Se ele vai lá diariamente e permanece até adormecer, já está exposto à insalubridade de qualquer forma...

Colega Ramiro: maus tratos pelo fato da criança estar morando com a mãe numa casa em construção? Não consigo ver maus tratos em tal situação,. Se a casa onde a criança reside é insalubre, suja, seria motivo mais do que justo para a mãe levar o filho consigo...

CarlosEduardoJr
Há 12 anos ·
Link

Ramiro, meu caro, percebo que vc ou não é advogado, ou está por fora do que acontece nos fóruns. Ações com teses totalmente infundadas são muito comuns de serem vistas. Convido-o pra visitar meu escritório e mostro-lhe várias que estou defendendo. Não disse que a tese está correta, e como disse acima (e não foi pra vc, pelo que me lembro), não disse que a parte litigante ganharia um processo com essa tese. Me referi a não estimular nenhuma atitude que seja contrária à lei, até mesmo para que a consulente não perca seu direito caso o tenha.

Marcela, estamos entendidos! ;)

Juliane Ulrich
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Ramiro, teses infundadas existem aos montes e advogados que as aceitam também! Até que seja feita a avaliação psicossocial, até que se discuta se houve ou não alienação parental, há um longo e doloroso caminho...

Sugiro à você, nanyh, que contrate um advogado, ou procure a defensoria pública para entrar com a ação de guarda... O reconhecimento e a dissolução da união estável nada influenciam no processo de guarda, apenas na partilha de bens! A guarda tem por objetivo o melhor interesse do menor, pouco importando se seus pais são casados, solteiros, vivem em união estável, etc.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

esta com 2 meses, tenho que pegar logo meu filho, oi é melhor eu ter orientações do que vou fazer com um advogado?

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

te agradeço por sua orientação Ramiro vou fazer isso. obg

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

obg Juliane, vou fazer isso sim o mais rápido. sera que consigo ganhar aguarda dele?

Frank Freitas
Há 12 anos ·
Link

A sociedade parece ter odio de pai que pleiteia a guarda dos filhos, a Marcela até "se irritou" com o que o pai da criança disse, como se não fosse normal um leigo dizer o que pensa e errar. Meu caso é um pouco parecido, e sei o quanto é desmotivador argumentos de advogados despreparados nessa área que não entendem que cada caso é diferente do outro e às vezes o filho pode sim sentir mais falta do genitor do que da genitora, advogados experientes são rarissimos, recebi indicação de um conselheiro tutelar percebi que terei mais dificuldade, mas é muito possível conseguir a guarda da minha filha. Sugiro à mãe que iniciou a discussão que apenas pense no que for melhor para a criança e não pense que será tão fácil assim conseguir a guarda.

Juliane Ulrich
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Bom dia, Frank! Infelizmente, como em todas as profissões existem os "aventureiros". Antigamente era quase impossível retirar a guarda da mãe, hoje não funciona mais assim. As leis atuais são claras em defender o melhor interesse do menor e o direito do mesmo ao convívio familiar e por isso mesmo expressamente atribuem a responsabilidade a ambos os genitores. Parabéns por aconselhar a mãe a pensar unicamente no melhor para o seu filho. Não são poucas as ações de guarda em que se vê que o pai, a mãe, ou ambos até não estão pensando no filho, apenas querem atingir a outra parte e usam o filho para isso, o que traz seríssimas consequências à criança ou adolescente! nanyh, seria temerário de minha parte falar das possibilidades sem saber da história completa. Você há de convir comigo que a história está resumida aqui, e uma ação sempre envolve muitos detalhes! Antes de tomar qualquer atitude precipitada procure um advogado (particular ou público), ingresse com a ação de guarda e siga as suas orientações! Não omita nada do seu defensor para que este possa defendê-la plenamente! Boa sorte!

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Obg Juliane, vc me ajudou bastante

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

gente ainda nao consegui meu filho, fui na defensoria mais demora demais, estou com medo de perder a guarda se passar muito tempo.

Eduardo Pizzetti
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Nanyh, como não há um processo em vigor, você, para ter maiores chances, deverá entrar primeiro. O que pode estar fazendo é ajuizando ação para dissolução de sociedade de fato, que é o tramite legal para dizer que legalmente vocês terminaram (é o divórcio da união estável), apontando que não há bens a serem partilhado e, definindo a guarda do menor, visitação e prestação de alimentos.

Se você não tem como levar a criança, se não há estrutura suficiente para ela, não o faça por agora, pois é preciso pensar na criança em primeiro lugar, mas se já há como prover um lar para a criança, então já pode entrar.

Na ação, deverás alegar que foi coagida pela avó e pai do filho a deixar com eles, sendo ameaçada, e, como na ocasião, não tinha possibilidades físicas de estruturar um lar, deixou a criança com eles (priorizando o melhor interesse do menor), no entanto, agora, já possui esta estrutura, e que, no momento, o pai não cuida da criança, e sim, a avó.

Aqui nada cabe alienação parental ou questões de abandono de lar e tudo mais, esqueça tudo isso.

Sugiro até que procure um advogado particular, no intuito de agilizar todo este tramite, pode ver algum profissional que aceite que seja pago de forma parcelada.

O mais importante de tudo é priorizar o melhor interesse da criança, se hoje está sendo melhor assistida aos cuidados do pai/avó, deixe como está. Se você possui livre acesso à criança, melhor ainda, é o que mais importa, é que haja convívio com ambos os genitores.

Mas lembre-se, pelo fato da guarda de fato estar com eles, poderiam até requerer que você pagasse a pensão para a criança, caso eles entrem na justiça primeiro, é possível até que consigam regularizar a guarda do menor, e que você passe a pagar pensão.

O ideal, para você, é que ingresse com a ação primeiro, mas que posteriormente, em audiência, seja feito um acordo visando UNICAMENTE O BEM DESTA CRIANÇA, que não é obrigatoriamente com a mãe, mas sim, QUEM ATENDER O MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA, que são eles os principais: a) prover melhor qualidade de educação; b) prover melhor qualidade de saúde e bem estar; c) prover o bom relacionamento com o outro genitor e seus familiares;

Boa sorte.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

mais eu nao tenho acesso ao meu filho a toda hora, so a noite, tipo eu quero sair com ele em outro horario e sempre inventam algo, seu eu quero dormir 1 dia com meu filho a confusao que eles vem fazer na minha porta e grande. poxa o filho tambem e meu, quero levar ele numa praia de manha cedo e eles me negam, meu filho quando doente queria muito que ele ficasse perto de mim e ele nao fica, o pai faz tanta questao e nao fica com a criança, quem fica é a avó. E quanto mais tempo passar vai ser mais dificil de eu conseguir a guarda??? É melhor eu buscar advogado particular, , ir na defensoria publica ou no conselho tutelar. Já pensei sinceramente em pegar meu filho e não devolver mais e entrar com o pedido de guarda.

Eduardo Pizzetti
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Não necessariamente, veja bem, você te acesso diário à criança, mesmo que seja a noite. Se ele estivesse numa creche integral, você só o veria do fim de tarde em diante também. Isso não quer dizer muita coisa. O fato é que você precisa regularizar esta situação, pois daí não haverá o que se divergir, eles serão obrigados a cumprir o que está no papel e ponto, até lá, eles fazem da maneira que bem entenderem, pois não há nada judicialmente os obrigando a fazer algo.

Você precisa buscar agilizar este tramite, quem sabe se optar por um advogado particular (pesquise profissionais, preços e possibilidade de pagamento facilitado) as coisas possam ser um pouco mais rápidas.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos