QUEM É O RÉU EM UMA AÇÃO DE USUCAPIÃO?
Existe uma promessa de compra e venda onde o proprietário do imóvel já faleceu em 2005. Porém não foi aberto nenhum inventário. No imóvel mora uma pessoa que não tem ligação com o falecido. Nesse caso, quem seria o réu na ação? O espólio do falecido?
A ação de usucapião é proposta em face de quem figurar no título dominial, ou seja, aquele que consta do registro imobiliário. Também serão intimados os confrontantes e as fazendas públicas municipal, estadual e federal. Na hipótese, tendo em vista o óbito do proprietário, o legitimado passa a ser o espólio na pessoa do inventariante. Uma vez que inexiste inventário, a citação será direcionada aos sucessores. Contudo, entendo cabível a ação de adjudicação compulsória por ser mais eficiente. Sendo certo que todos os requisitos devem ser observados.
sds
Uma vez que existe uma promessa de compra e venda, na qual, certamente, constará a forma de pagamento e provada a quitação do preço, o caminho da adjudicação seria bem mais célere e econômico. Nesta demanda seriam citados o proprietário e seus sucessores. A sentença adjudicatória seria o documento hábil para fins de registro imobiliário.
sds
Vc deve citar o proprietário do imóvel Como vc não sabe se ele está morta, pois a morte se prova com certidão de óbito, vc incluirá os sucessores. Como vc conhece um deles, procure saber se outros existem para nominá-los na ação, bem como se este sucessor pode fornecer a certidão de óbito. Tudo deve ser feito para instruir da melhor maneira a inicial. Nada de afobação. Vá parando as arestas e fechando as brechas. Nada é fácil. Principalmente no Judiciário.
sds