Garantias individuais ,coleitivas impedem reducao penal e prisao perpétua?

Há 12 anos ·
Link

Veja o titulo "DIREITO E DEVERES SOCIAIS E FUNDAMENTAIS"logo Apos garantia individual e coletivo. Logo no inicio e colocado garantias a vida,seguranca,liberdade,propriedade NOS TERMOS. No artigo 60 e vedado emenda as garantias fundamentais a coletiva nem aparece . Garantias fundamentais sao aquelas ja mencionadas,apos "termos" sao apenas orientacoes algumas nem listadas em qualquer grupo se encontra como "não havera carcere perpétuo" que não é clausula de garantia individual nem coletiva e sim penal. Algumas aparecem com a palavra 'inviolável"outras não. Após nos termos,nem tudo é "artigo não emendavel" a prisao perpétua por exemplo vai contra garantia inviolavel que é a "seguranca' Portanto,nada impede dela ser emendada ou colocada como clausula penal. Antes de "Nos termos" é o conjunto de garantias inviolaveis,apos isto só algumas sao.

8 Respostas
pensador
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Esta é sua melhor interpretação acerca do tema?

Devo lhe dizer que o óbice é insuperável. Não adianta uma forma de interpretação oblíqua para tender a reduzir ou abolir garantias; tal é vedado pela nossa Constituição.

Simples assim.

In verbis: § 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;

II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

III - a separação dos Poderes;

IV - os direitos e garantias individuais.

TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

[...]

XLVII - não haverá penas:

a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

b) de caráter perpétuo;

c) de trabalhos forçados;

d) de banimento;

e) cruéis;

[...]

Art. 228. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.

Eduardo Luis
Há 12 anos ·
Link

Existe outra o titulo "Garantia individual,coletivo" coletivo não aparece no 60,seria possível alterar o titulo e colocar "Garantia individual,coletivo e PENAL"Só falta o titulo ser clausula pétrea inviolável,ai seria o cumulo do delirio

pensador
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Irrelevante o título, importa o conteúdo de garantia. Enquanto não entender isso, não está apto a fazer interpretação constitucional.

O conteúdo permanece de garantia não importando o nome que tenha.

Recomendo a leitura de Saussure, Heiddeger e deste artigo do Dr. Streck: http://www.conjur.com.br/2014-mar-20/senso-incomum-palavras-coisas-terra-fugitivos

Eduardo Luis
Há 12 anos ·
Link

As garantias petreas "lixo" trouxeram problemas para a propriedade ,hoje é possivel desapropriar areas compradas com suor,mesmo que nao queira vender destruicao ambiental,roubo de riquezas ,leis fracas ,uma coisa boa,os poderes do stf ficou fora desse leque.

pensador
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Seu achismo acerca do que seja "lixo" é irrelevante para a interpretação constitucional. Se não tem argumentos, tranforma o tópico em muro das lamentações.

francisco de Assis Temperini
Há 12 anos ·
Link

Senhores:

     Alguns Juristas já tem o entendimento ser a própria legislação  pétrea uma forma de DITADURA.
Eduardo Luis
Há 12 anos ·
Link

A cf no artigo 5 diz "inviolabilidade "do direito a vida,liberdade,seguranca,veja que segurança é uma cláusula inviolável,depois vem "Nos termos" ai vem "não haverá cárcere perpétuo" que sequer carrega a palavra"inviolável" ao contrario de outras que carrega,não tem como impunidade e segurança serem garantias pétreas juntas,prisao perpétua não faz parte das garantias individuais nem das garantias coletivas "que sequer são imune a emenda"e sim penal. Ou seja,a prisão perpétua ou seu vedamento nunca foi cláusula pétrea,e ainda tem mais os poderes do stf não são e não existe nada na cf que diga que um artigo não emendavel'não existe cláusula pétrea" só pode ser mudado via assembleia ou revolução.

pensador
Advertido
Há 12 anos ·
Link

O ilustre Eduardo Luis continua sem entender nada de direito constitucional. As garantias têm caráter de ação negativa por parte do Estado frente ao cidadão.

Irrelevante a questão levantada acerca do termo inviolável.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos