O que fazer se o valor do produto está na gôndola, mas o produto está em falta e disseram que chegaria à tarde?Pelo o que penso e já vi acontecer a uns anos atrás...tenho direito de levar por exemplo um pão de forma de mesma marca que o pão em falta, mesmo que este seja mais caro (caso dos pães tradicionais e os feitos com grãos integrais), pelo valor do pão em falta. Certo? Quais os procedimentos neste caso? Grata.

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 17 de abril de 2014, 1h12min

    Errado.

    O direito de o consumidor levar o produto pelo preço menor, nesses casos, só ocorre quando há divergência entre os preços na gôndola o registrado no caixa, e não entre produtos diferentes com preços diferentes na gôndola.

    Ex: preço do pão de forma tradicional: R$3,00 na gôndola e R$5,00 no caixa. O consumidor paga R$3,00.

    Se as etiquetas da gôndola marcam um preço "X" para o pão tradicional e outro preço "Y" para o pão com grãos, e estando as etiquetas identificando perfeitamente qual preço se refere a qual produto, não há o direito de se levar um produto pelo preço do outro pelo só fato de o mais barato estar em falta.

    O direito só existiria se a etiqueta oferecesse dúvida ao consumidor quanto ao tipo de produto, mencionando apenas, por ex., "pão de forma marca X", sem fazer referência se o preço menor se refere ao tradicional ou ao de grãos. Nesse caso, o consumidor estaria sendo induzido em erro, o que não ocorre quando as etiquetas identificam e individualizam exatamente o produto e seu preço.

    Caso contrário, teríamos de aceitar que um supermercado jamais poderá ter qualquer produto em falta, com risco de ter de entregar produtos mais caros a preços mais baratos.

    A

    Angelina. Sexta, 18 de abril de 2014, 23h17min

    Mas, se o produto está em oferta, inclusive com publicação e não tem na loja, como fica esta situação? O consumidor compra outro produto?

    J

    Julianna Caroline Sexta, 18 de abril de 2014, 23h37min

    Neste caso, Angelina, se o mercado oferece a promoção, ele tem que manter o estoque do produto que oferece. Se o produto acabou, eles devem retirar a promoção, parar de vincular a promoção e tirar os anúncios de dentro da loja.
    Se a promoção permanece anunciada dentro da loja e o produto não tem, SIM, vc pode levar um produto similar mesmo que seja mais caro, pelo preço ofertado na promoção, que mesmo sem o produto ainda vigora.
    Isso é como ludibriar o consumidor, que pode ir até a loja só pela promoção e na falta do produto, compra outro pra não perder a viagem e gasta mais até do que o desejado.Lucro do comerciante.
    Pode exigir sim o outro produto pelo preço da promoção.
    Eu mesma já levei leite Ninho Integral de caixinha, pelo preço de Leite Líder e Óleo de Soja Liza pelo preço de Soya.

    H

    Hen_BH Sábado, 19 de abril de 2014, 23h43min

    Só que aí a consulente trouxe um dado novo:

    "Mas, se o produto está em oferta, inclusive com publicação e não tem na loja, como fica esta situação?"

    Informação essa que não constava no primeiro questionamento. A resposta que dei anteriormente se ateve aos exatos termos da pergunta formulada, que não referenciava nada sobre oferta e publicação.

    Como a colega disse, se há promoção vinculada por quaisquer meios, ou o mercado retira a oferta, ou ele vende o produto pelo preço mais baixo.

    Por isso a pergunta de modo completo é importante.

    J

    Julianna Caroline Sábado, 19 de abril de 2014, 23h52min

    Exatamente, Hen.
    Consulentes tentem relatar os fatos de forma mais específica.

    M

    Maria Clara Santos Segunda, 16 de novembro de 2015, 20h31min

    Boa noite, fui em um estabelecimento comprar um biscoito Nestfit que custa 2,99, mas no lugar estava biscoitos Tortinhas 1,99 na etiqueta da gôndola. Eu posso levar pelo preço do biscoito Tortilha?

    Gileldo Pedro

    Gileldo Pedro Sexta, 01 de abril de 2016, 18h01min

    Essa informação é incorreta, como já mensionado a cima. Substituição de quaisquer produtos só deverá ser feito por meio de propagandas: áudio visuais, rádios, impressos e etc. Pois racionalmente, é de se entender, que será impossível que, um colaborador perceba, imediatamente, que um determinado produto acabou, e esteja simultaneamente ao lado de todos ao mesmo tempo para realizar a retirada dos referidos preços. Por mais polivalente que seja e bem pago para tal, não lhe seria possível!

    Angélica Moretti

    Angélica Moretti Quinta, 12 de maio de 2016, 1h03min

    Tenho uma dúvida, fui ao mercado comprar macarrão e vi que o valor estava em promoção, na etiqueta constava o valor é estava fixada na última prateleira rente ao chão o que tornava difícil a legibilidade porém acreditei que seria o produto que estava logo abaixo, afinal de forma intuitiva apontava para o mesmo, cheguei no caixa passei minhas compras e antes de sair do mercado ainda no caixa conferi a nota e vi que o macarrão tinha passado outro valor reclamei com o gerente que me pediu para acompanha-lo, o mesmo viu a descrição da etiqueta que estava escrito outro tipo de macarrao e me fez ajoelhar no chão para ler a descrição, só que o produto que estava no rumo era outro ou seja o anúncio além de estar de forma dificultosa de ver me induziu ao erro, pedi para cancelar e me devolver o dinheiro e o gerente disse que não poderia devolver o dinheiro e que iria fazer um vale para eu pegar outro produto,pois insisti que queria meu dinheiro de volta pois nem do mercado havia saído ainda o mesmo além de tudo me ameaçou dizendo que dá próxima vez não iria me devolver o dinheiro e foi grosso como se eu consumidora tivesse culpa da falta de legibilidade do preço dos produtos, gostaria de saber se posso me pautar em algum artigo e o que devo fazer quando isso acontece, me respondam por favor

    Priscila Moreira

    Priscila Moreira Quinta, 25 de agosto de 2016, 16h48min

    fui ao mercado e esta anunciando os preços em uma tabela de salsicha aurora perdição e sadia mais só tinha sadia e não tiraram o preço das demais nem uma das salsicha estava na promoção porem queria comprar a mais Barata que no caso era a aurora poderia ter levado a salsicha sadia por preço de aurora já q tinha o preço dela tbm e não tinha no mercado.
    e meu tirei ou não
    e outra pergunta caso tenho um produto ex.uns 20 milho verde mais na etiqueta estava escrito ervilha 0.99 posso levar por este preço.

    Cebola Colossal

    Cebola Colossal Sexta, 30 de setembro de 2016, 0h30min

    Vi uma etiqueta na gondula em promoção, um determinado produto, etiqueta anunciado só na gondula. De 3.00 por 99,00 centavos.mas não tinha o produto.
    Tenho direito de levar outro produto no lugar a 99,00 centavos?
    Grato